sexta-feira, 16 de maio de 2014

RCC: A GRANDE RESPOSTA DA ESPERA PENTECOSTAL


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Como se tem ciência, o que desencadeou do CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II fora uma série de atualizações na Igreja que lhe permitiu e, ainda, permite experimentar um estado de RENOVAÇÃO PERENE. E, lógica e categoricamente, um destes maravilhosos frutos de RENOVAÇÃO é o MOVIMENTO ECLESIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, que de forma indubitável é uma de suas conseqüências diretas e FRUTO da AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Tão concreto este pensamento, que o grande Teólogo Cardeal YVES CONGAR (falecido) assim se expressou: “... ELA (RCC) É UMA RESPOSTA À ESPERA PENTECOSTAL ...”. E tudo se justifica porque bem antes, já pronunciava outro grande conhecedor da Igreja, o PAPA PAULO VI, que se pronunciou: “A IGREJA TEM NECESSIDADE DE UM PERPÉTUO PENTECOSTES”. Traduzindo, não como alguns querem ou outros rejeitam, devemos firmar em nossos corações que a RENOVAÇÃO CARISMÁTICA deve ser considerada como UMA RESPOSTA de DEUS às NECESSIDADES da IGREJA, e será por este fato que na constituição de sua nomenclatura existe: “CATÓLICA”, porque FAZ PARTE DA ECLESIA, e, portanto, NÃO PODE se afastar desta, tão pouco poderá lhe superar. Na verdade, tenho ciência que o SER CARISMÁTICO, será DAR MAIOR VISÃO A MINHA PRÓPRIA CATOLICIDADE, no modo mais puro de assim me expressar em minha vida. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Desta feita, percebe-se que per si, a RCC nunca será obra humana, e nem terá como função atividades particulares no íntimo da Igreja. Contrariando a muitos, tem-se a firme vislumbramento de que a RCC será o perfeito REFLEXO DO SER IGREJA CATÓLICA e APOSTÓLICA, do qual se agrega a uma ESPIRITUALIDADE  de RENOVAÇÃO promovida pela fonte promulgadora da própria IGREJA, ou seja, o ESPÍRITO SANTO (PENTECOSTES). Fica, explicitamente, esclarecido que deve-se difundir, expandir, consolidar, realizar e viver a MISSÃO de ser OBRA DA RENOVAÇÃO DA IGREJA, NA IGREJA (SÃO JOÃO PAULO II). Em suma, devemos ser a garantia da continuidade da ESPIRITUALIDADE e DEVOÇÃO ao ESPÍRITO REDENTOR. Muito se buscou na compreensão do SER RENOVAÇÃO CARISMÁTICA, e até os momentos atuais, não no todo, não se compreenda a sua extensão conceitual e missionária. Pois, COMO PODER-SE-IA INTENTAR CORRIGIR O ESPÍRITO SANTO EM SUAS AÇÕES? OU ORIENTAR A SUA AÇÃO DE DERRAMAMENTO DE GRAÇAS? Observando com o máximo cuidado, acaba-se percebendo que a RCC é complexa e magnânima ao mesmo tempo. Não o sendo fácil conceituar-lhe, tão pouco entender sua extensão. Porque, como expressar em palavras que mais é pressentido e experimentado in loco. Assim, não se torna missão simples concluir O QUE É? QUAL A SUA NATUREZA? QUAL A IDENTIDADE?
De forma sucinta podemos afirmar categoricamente, que a RENOVAÇÃO CATÓLICA NASCEU na AÇÃO e no PODER do ESPÍRITO SANTO, e a partir deste fato, se torna uma ESPIRITUALIDADE PENTECOSTAL (PNEUMÁTICA) para a renovação da VIDA CRISTÃ, cuja fonte é o próprio ESPÍRITO DE DEUS. Assim, fica claro que o seu SER será substanciado na FORÇA ESPIRITUAL de RENOVAR, ou melhor, na MANIFESTAÇÃO do PODER do ESPÍRITO SANTO. Sendo assim, NÃO SE PODE EFETIVAR QUALQUER TIPO DE RESTRIÇÃO ou MONOPÓLIO, pois deve ser DESTINADA A TODA A IGREJA (Card. SUENENS). Existe uma VOCAÇÃO? Clara e evidentemente, que a VOCAÇÃO de SER CARISMÁTICO é a de SER FONTE total irrestrita das GRAÇAS de DEUS, gerando a MISSÃO de provocar e efetivar uma TOTAL e CONTINUA EFUSÃO do ESPÍRITO SANTO sobre TODOS, sem distinção ou exceção, melhor expressando: BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, que podemos significar como um conduzir a MATURIDADE ESPIRITUAL da VIDA e a SANTIDADE. Enfim, o SER RENOVAÇÃO será "... MOÇÃO DO ESPÍRITO PARA O USO DE TODO CRISTÃO ..." (Card. SUENENS). Sua ação se torna tão eficaz que pode se afirmar teologicamente de que a RCC '... AJUDA A  SAIR DO ATEÍSMO DA MENTO E DO CORAÇÃO ...' (Pneumatologo Pe. Heribert Muhlen). Assim, cabe a cada um de nós amantes perenes desta magnífica EXPRESSÃO DE AMOR DO ESPÍRITO DE DEUS, ANUNCIAR o real sentido e missão da RCC em todo o mundo, para que possamos nos tornar LUZEIROS PERENES que indicam o caminho concreto e correto para a SALVAÇÃO,a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, conduzindo-as as origens fundamentais definidas por JESUS CRISTO, nosso SENHOR e SALVADOR. Desta feita, esta na hora de nos mostrar o que SOMOS e a nossa CAPACIDADE perante este mundo envolvido em perene escuridão, refletido a única LUZ possível de AMOR e MISERICÓRDIA, anulando o ódio e a falta de perdão, construindo o REINO de DEUS nesta mesma terra. QUE ASSIM SEJA. AMÉM. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com