sexta-feira, 2 de maio de 2014

COMUNIDADE, LUGAR DA FRATERNIZAÇÃO (Cap. 2º - A VIDA FRATERNA EM COMUNIDADE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade ao Estudo da "Congregavit nos in unum Christi Amor" da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólicas. Envidaremos o desenvolvimento do 2º Capítulo: "A COMUNIDADE RELIGIOSA, LUGAR DE FRATERNIZAÇÃO". O DOM da COMUNHÃO nasce da CONSTRUÇÃO da FRATERNIDADE, do qual se pode demonstrar no esforço amplo e necessário de SEMPRE FAZER-SE VISÍVEL (At. 13,52). Per si deve-se tomar caracterização de OBRA 'DIVINA-HUMANA', em que necessita-se de fomentar a fisionomia e na vida das Comunidades uma real RENOVAÇÃO Teológica, Canônica, Social e Estrutural, para dar-nos enfase a uma AUTENTICIDADE CRISTÃ. Este ponto visível de autenticidade ocorre na sua dimensão Mística e Teológica, nos é entendido no sentido do OBJETIVO primário de se 'FAZER COMUNIDADE', do qual irradia-se o sentido profundo e misterial da COMUNHÃO DIVINA. O aspecto da Mística possui por base a ORARÇÃO EM COMUM, que como parte da contemplação do MISTÉRIO de DEUS, é a base da vida comunitária, pois opera sobre sobre a mesma em todos os momentos mais significativos e marcantes desta, pois segue o pressuposto maior: 'VIGIA e ORAI' (Lc. 21,36), cujo sentido é possuir o discernimento concreto de auto-analisar-se e cuidar da qualidade de vida comunitária. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


entende-se que deve permitir estabelecer TEMPO, para APRENDER a dar TEMPO para DEUS (VACARE DEO), elaborando períodos temporais de entrega na ORAÇÃO (TEMPO para o SENHOR).  O objetivo é conceber a nossa existência para DEUS em sua integralidade, em que esta ação interaja conosco, em nossas distrações e trabalhos, e a transformado-a para nos confortar e guiar (REDESCOBERTA da ORAÇÃO LITÚRGICA = LITURGIA DAS HORAS). Estes pressupostos fomentam o entendimento de que a comunidade se constrói a partir da Liturgia, da Celebração da EUCARISTIA e de demais SACRAMENTOS (RECONCILIAÇÃO). Assim, como outrora a Comunidade dos Apóstolos viviam baseados na EUCARISTIA, PALAVRA, ORAÇÃO, ASSIDUIDADE e FIDELIDADE, somos também chamados a experimentá-las em toda a sua essência e profundidade. Porém, pela escassez de Presbíteros, determinados locais podem estar eivados desta experiência de sustento e animação. Desta feita, se torna primordial a Comunidade nascente possuir um local (Oratório) para desenvolver a espiritualidade eucarística por meio da Oração e da Adoração, para que se firme e construa uma comunhão mais forte de corações, que é a premissa para o crescimento na FRATERNIDADE.  Fica claro que a ORAÇÃO EM COMUM se desenvolverá na ocorrência de uma ORAÇÃO PESSOAL PROFUNDA (complementares), do qual deve-se sublinhar a importância da interioridade, ou seja, diálogo mais íntimo e esponsal com JESUS, do qual se favorece um silêncio, mais que perfeito, do interior ao exterior, na qual a PALAVRA e o ESPÍRITO possam regenerar todas as áreas escuras de nossa vida. assim, a ORAÇÃO em COMUM é enriquecida por diversas formas de expressão e de participação, dentro as quais se destaca LECTIO DIVINA e das reflexões sobre a PALAVRA DE DEUS. Desde que seja colocada de forma espontânea e consensual alimenta a FÉ e a ESPERANÇA, além de desenvolver a estima e confiança mútua, ilumina a reconciliação e favorece a solidariedade fraterna. Cabe a cada comunidade projetar sua necessária frequência (COTIDIANA, SEMANAL, MENSAL, ANUAL), do qual necessita-se de dois pressupostos básicos: FIDELIDADE e PERSEVERANÇA (Rm. 15,4-6), que serão os apoios dignos nas dificuldades comuns das comunidades (diversidade de trabalhos, sobrecarga absorvente, fadigas, etc.). Outra grande ajuda é a ORAÇÃO A VIRGEM MARIA, que por ser modelo nos ajuda a fidelidade cotidiana à oração. assim, fica difuso que o impulso apostólico é sustentado e alimentado pela ORAÇÃO EM COMUM, e de fato, sobressaem-se apenas as Comunidades Fraternas que possuem uma experiência rica de ORAÇÃO. Desta feita, fica o chamado para tais Comunidades, em um tempo de pragmatismo e superficialismo, podem se tornar locais privilegiados onde se pode encontrar e experimentar a DEUS de forma bem concreta e real. No próximo texto adentraremos no objeto LIBERDADE PESSOAL e CONSTRUÇÃO DA FRATERNIDADE. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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