quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O DOM DA FÉ (A MINHA E A VOSSA)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje concluiremos nossa Formação sobre o DOM DA FÉ, na Categoria dos CARISMAS. Iniciaremos o desenvolvimento sobre este valoroso DOM. Como devemos perceber todo e qualquer cristão pode reivindicar a fé necessária para qualquer situação. conforme podemos visualizar nas palavras sagradas: "... Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a Fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro Dom de DEUS ..." (Ef 2,8).
Deste ponto partios para o Conceito básico da FÉ. QUAL SERIA? Eis a nossa resposta mais fundamental sobre este Dom: "... A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória de nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de DEUS e que as coisas visíveis se originaram do invisível. (...) Ora, sem fé é impossível agradar a DEUS, pois para se achegar a ELE, é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram ..." (Hb 11,1-3.6). Portanto, a Fé é um DOM que o ESPÍRITO SANTO colocou à disposição do homem para que ele possa experimentar concretamente da onipotência de DEUS.
Podemos enfatizar que o significado da FÉ seria como uma luz que parte de DEUS para a alma. Sendo o seu autor o ESPÍRITO SANTO, será o mesmo que auxilia-nos a reavivá-la, concedendo-nos novas orientações e o puro entendimento do que somos e a quem pertencemos e qual o caminho a ser seguido. Entretanto, se faz necessário entender certa distinção entre a FÉ TEOLOGAL ou Doutrinal, a FÉ VIRTUDE ou Fruto e o Dom Carismático da FÉ. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!

a) FÉ TEOLOGAL (fé que acredita): Será a crença Cristã nas verdades reveladas pelo próprio DEUS acerca do Homem, e definidas pela Igreja. Este tipo perfaz com que o homem possa crer firmemente em DEUS como seu PAI. Crer em JESUS como o enviado do PAI (Filho), o salvador do mundo. Crer também no ESPÍRITO que edifica a Igreja de CRISTO e a santifica. Crer que o ELE é o poder de DEUS. Perfaz crer pela razão (intelectualmente) e aderir profundamente às suas verdades. Por isto, esta FÉ é, também, necessária para a salvação (Gl 2,15s). Ela advêm do SACRAMENTO do BATISMO, do KERIGMA, do TESTEMUNHO, da CATEQUESE. Ela nos ajuda a aprofundar a esperança e faz o homem agir na caridade (Gl 5,6).
b) FÉ VIRTUDE (fé que confia): Será aquela que perfaz o homem a confiar plenamente na realização das promessas de DEUS, impulsionado a ir além do ato de aderir a tais promessas, e conduzindo a uma entrega total a vontade de DEUS e à sua providência (Mt 6,25). Por ela, o homem abandona-se à providência divina, pratica a Palavra Divina, e vive segundo a mentalidade de JESUS; não só conhece os mandamentos com sua inteligência, mas interioriza-os no coração, vive os ensinamentos de DEUS não como obrigação, mas por amor, experimenta e crê na bondade e misericórdia de DEUS (1ª Jo. 4,16): "... Se DEUS é por nós, quem será contra nós? ..." (Rm 8,31-34).
"... Porque nele se revela ajustiça de DEUS, que se obtém pela fé e conduz àfé, como está escrito. O justo viverá pela fé. Abrão não vacilou na fé, embora reconhecendo o seu próprio corpo sem vigor — pois tinha quase cem anos — e o seio de Sara igualmente amortecido. Ante a promessa de DEUS, não vacilou, não desconfiou, mas conservou-se forte na fé e deu glória a DEUS ..." (Rm 1,17; 4,1 9-21).
c) DOM CARISMÁTICO da FÉ (fé expectante): Se manifesta quando uma pessoa é movida a ter uma confiança íntima de que DEUS. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza de atitude ou a algum ato que libera a bênção de DEUS (Mc. 11,22-23; Mt. 11,24; Ex. 14,13-14; 1ª Rs. 18,20-40). Possamos visualizar alguns exemplos concretos: Rm. 4,23-24; Ex. 14,10; Ex. 14,13-14; Ex. 14, 16-21; 1 ª Rs. 18,20-40; Mt. 8,5-13; Mt. 15,21-28; Mc. 5,25-34; Lc. 5,21; Jo 11,1-44.
Podemos, agora, questionar: COMO EXERCER O DOM CARISMÁTICO DA FÉO exercício consiste em CRER INCONDICIONALMENTE no PODER de DEUS. Ora, o seu significado representa em saber que DEUS agirá “aqui e agora”, curando, libertado e realizando milagres: "... Se creres, verás a glória de DEUS ..." (Jo 11,40). Disto, podemos enfatizar o entendimento comum de que a FÉ é um dom gratuito: "... Se vós que sois maus sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas ao que lhe pedirem ..." (Mt 7,11).
Por todo o contexto, visualizamos que a FÉ nos é concedido por DEUS para o nosso bem estar. Desta forma, entendemos sua associação com outro Dom , a Caridade, pois sendo dado para o bem comum, a prática de toda a FÉ reflete a Caridade. Desta forma, espero que o texto possa te auxiliar no reavivamento e desenvolvimento deste DOM em vossas vidas. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com