quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O SER CAPAZ DE ANALISAR UMA REALIDADE

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. A temática de LIDERANÇA será: SOMOS CAPAZES DE ANALISAR A NOSSA REALIDADE? Este é um dos passo mais sensato do Líder, que seja a saber descrever a sua realidade auxiliando-o nos acontecimentos futuros. Tal pressuposto torna-se contraditório aos moldes existentes, atualmente, em nosso mundo, em que as verdadeiras alterações, apenas, acontecem, quando tomam corpo de necessidades estratégicas, ou melhor dizendo, mediante um desgate profundo e contínuo. Traduz-se como, a capacidade de poder analisar antecipadamente uma situação, que será concretamente a melhor resposta de uma Liderança. A capacidade de análise de situações, sempre favorecerá a tomada de decisões difíceis. Na ordem oposta, a pior constatação de uma Liderança verificar-se-á na existência de um quadro de comodismo sentimental, que nos impede de ANALISAR uma realidade negativa premente, e desta forma, impedindo que se promova atitudes concretas, que converterão em mudanças satisfatórias. CONTINUE A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


Neste sentido, perfaz efetivar a elaboração de passos de análises simples que deverão ser seguidos (JOHN C. MAXWELL):
1) Deve-se ter uma convicção plena daquilo que se almeja, ou seja, devemos estar sob controle de tudo que projetamos. Melhor ainda, devo SER 'EU' o verdadeiro AUTOR de tudo que consta do projeto inicial, caso contrário, outro o fará. Neste ponto, fica-nos a orientação de que o projeto, o sonho ou desejo, deve ser firmado diante de uma realidade que nos rodeia. Não posso ultrapassar tais limites;
2) O passo seguinte é visualizar esta realidade em todos os aspectos existentes. Pois a mesma deve ser sentida, NÃO APENAS VISUALIZADA. Traduzindo, a realidde que me rodeia deve ser a que consta, não aquela que outrora existia ou a que desejaria que fosse;
3) Outro passo será colocar para os demais constituintes do grupo de assessoramento, exatamente a mesma realidade subscrita a mim, ou seja, colocar a todos a par de toda a realidade (FRANQUEZA);
4) O processo seguinte é efetivar a LIDERANÇA em si, ou melhor, perfaça com que as pessoas do seu núcleo façam o que consta de sua idéia, participem, com pensamentos, sentimentos e ações de forma VOLUNTÁRIA, e não apenas direcione e permita que façam o que entendem, melhor dizendo, gerencie, não se envolva, não estimule;
5) Por fim, tenha a coragem de AGIR, de forma imediata e precisa, para efetivar as mudanças necessárias, antes que seja OBRIGADO A TOMAR TAIS DECISÕES.
Mas em que TAIS PROCESSOS SÃO ESSENCIAIS? Porque sempre existirá um enorme precipício entre a VERDADEIRA VISÃO e a FANTASIA. Um dos erros mais comuns na LIDERANÇA será o de FOCAR somente a VISÃO, em detrimento de enfrentar a REALIDADE. O aspecto VISÃO/REALIDADE devem caminhar juntos na elaboração de qualquer projeto ou sonho. Não se deve permitir a separação. Um dos significativos ramos de espiritualidade da Igreja Católica, a BENEDITINA, nos ensina este fato de Liderança: "ORA ET LABORA". Significa que o sonho ou projeto não pode estar centrado no seu ABSOLUTO, apenas desta forma. Mas deve ser formulada no sentido de se poder fazer as devidas alterações necessárias para se desenvolver conforme a realidade se apresenta. Pois, sabe-se que os BONS LÍDERES SÃO VISIONÁRIOS E REALISTAS, que o diga S. BENTO, e a composição de sua REGRA de VIDA, a verdadeira Regra de Ouro. Ora, analise, se não é a realidade a FONTE de MUDANÇAS POSITIVAS.
A capacidade de OBSERVAÇÃO de um Líder afinada com sua realidade, lapidará toda e qualquer ilusão agregada ao projeto ou sonho. Será a PRESUNÇÃO e o APEGO SENTIMENTAL serão, sempre, os grandes obstáculos no desenvolvimento dos mesmos. RESUMINDO: 'MANTENHA OS PÉS NO CHÃO'. De que adianta um projeto maravilhoso, se os recursos de que se dispõe (estrutural, humano, financeiro, etc.) são extremamente limitados. Será salutar observar a sua capacitação e adequar o projeto a esta realidade.
como diria JOHN C. MAXWELL: "... A SITUAÇÃO sempre será pior do que se imagina; O PROCESSO sempre levara mais tempo do que se desejaria; O VALOR será bem mais amplo do que se gostaria ...". Saiba que continuamente encarar uma realidade será DESAGRADÁVEL, mas INFINITAMENTE NECESSÁRIO.
Disse certa vez PETER DRUCK (Managing in Turbulent Times): "... Um período de turbulência é muito perigoso, mas o maior perigo é a tentação de negar a realidade ...". Portanto, pare um pouco o que você tem sonhado ou projetado. Faça um prospecto de ANÁLISE. coloque tudo sobre sua mesa e comece a verificar cada ponto ou situação, e compartilhe com seus auxiliares, buscando a unâmidade desta análise. Depois, busque especificar cada passo, nos aspectos positivos e negativos, buscando sua maior compreensão do que se avançou ou atrasou. Posteriormente, observe se as questões negativas podem ser solucionadas, frisando a forma e o tempo desta execução, ou não. Promova a elaboração, das causas possíveis, de um plano de ação concreto e possível. Após, busque se reunir com seu grupo de trabalho, e permeie no meio de todos o desenvolvimento do sentimento de COMPROMISSO máximo emtorno da execução destes processos.
Os procedimentos acima desenvolverão em todos uma capacidade de ANALISAR as questões fundamentais do projeto de forma coesa e real, evitando-se que se busque uma ação pífia e limitada, ou melhor, UTÓPICA. Saibamos que como modelos que nos tornamos (LÍDERES) O QUE FAZEMOS ou o que DEIXAMOS DE FAZER sempre GERARÃO CONSEQUÊNCIAS.
Existe um provérbio: "... Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas por algum tempo ...". Desta forma, a maior afirmação é quando vivemos ou buscamos visualizar o que apenas queremos, apenas nos enganamos, e o MAIOR TOLO de TODOS É AQUELE QUE ENGANA A SI MESMO.
ANALISAR ou OBSERVAR é raciocinar de forma concreta para discernir melhor os fatos, situações e as pessoas também, bem como suas consequências derivadas. Eisa nossa RESPONSABILIDADE, sendo um LÍDER SEMPRE EXISTIRÁ PESSOAS DEPENDENTE DE NÓS.  Disto, posso fazer uma análise real de hábitos que posso favorecer no desenvolvimento de qualquer projeto ou sonho:
1) RECONHEÇA SUA LIMITAÇÃO: Saiba o quanto vocÊ tem fraqueza quanto a análise de sua eprcepção da realidade;
2) BUSCAR A AUTO-COMPLEMENTAÇÃO: Busque se UNIR a pessoas que sejam fortes nas minhas áreas deficitárias, pois comumente, os membros de equipes vencedoras se complementam;
3) FAVORECER A VERDADE: O núcleo de um grupo vencedor deve ser formado de pessoas que saibam realmente se expressar sua verdade. Já dizia Sto. AGOSTINHO: "... Prefiro viver com meus INIMIGOS, que sempre me direcionarão para a estrado do céu, do que VÃS BAJULADORES, que me levarão para a sportas do inferno ...". Mesmo sendo dura tal assertiva é a pura verdade. Pessoas que sabem apenas enaltecer o trabalho sem a devida crítica, atrapalham o desenvolvimento do mesmo. Deve o Líder pedir a FRANQUEZA de OPINIÕES. Porém, se faz necessário enfatizar que a procura da franqueza no grupo é para BUSCAR ENCONTRAR SOLUÇÕES, NUNCA APENAS FOMENTAR JULGAMENTOS, que fique bem claro.
4) Por fim, BUSCAR ANÁLISES EXTERNAS COERENTES.
Espero qu o texto possa ajudar-te no desenvovlimento de tua Liderança. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Um comentário:

Rafaelly (: disse...

Gostei muito Guilhardo! Liderar não é nada fácil...obrigada por nos dar esclarecimentos de como fazer isso!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com