quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AFINAL DE CONTAS! ONDE E QUANDO ERRAMOS?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. A temática de hoje na Liderança será a ANÁLISE DE NOSSOS ERROS. Geralmente, na nossa juventude sempre nos deparamos com o sentimento de que podemos e faremos algo sempre melhor que nossos antecessores. Subssite em nossa mente várias SUPOSIÇÕES e PROJEÇÕES. devidamente analisadas e calculadas (isto pensamos nós!!!). Nelas não se sobressaem nenhum ERRO essencial. Traduzindo, SE ESTIVER A FRENTE TUDO ESTARÁ E DEVERÁ ESTAR BEM. SERÁ??? QUER SABER O RESULTADO? Sempre existirá algo novo. Semprre estaremos em situações de SURPRESAS. E chegaremos a nos questionar: COMO FOI QUE AQUILO ACONTECEU? A vida nos ensinou que sempre devemos manter a atitude PRUDENTE da OBSERVAÇÃO. Saiba que o mais sensato será sempre estar VIGILANTES. Como nos diz S. Pedro: "... NÃO VOS PERTUBEIS  NO FOGO DA PROVAÇÃO ..." (1ª Pd. 4,12). Saiba que "O MAIOR ERRO SERÁ O DE NÃO QUESTIONAR OS SEUS ERROS COMETIDOS" (O Livro de Ouro da Liderrança - John C. Maxwell). O que é mais cômico, é que somos 'expert' em observar as falhas alheias. Sabemos como analisar e apontar todos os erros anteriores aos nossos. Porém, QUANTAS VEZES DAMOS IMPORTÂNCIA AS COISAS, FATOS E PESSOAS QUE PODERIAM DAR ERRADO? Outro fator intrigante é que sempre sedimentamos, em nossa análises, que APENAS o 'nosso jeito' sempre será o mais correto e isento de FALHAS. E desta forma, apesar de ser evidentes para os demais, os NOSSOS ERROS não são devidamente reconhecidos. Deles, nada aproveitava como ensinamento e experiência, tão pouco poderia servir de estimulo e aprendizado para outras pessoas. Na verdade um grande passo para ser um VALOROSO LÍDER, é começar a APRENDER COM OS PRÓPRIOS ERROS. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


Como temos todos ciência: "TODO MUNDO COMETE ERROS". Desta forma, não podemos efetivar atos de repugnância sobre os nossas FALHAS, bem como as alheias também. O cerne da questão não será 'NÃO COMETA ERROS'. Mas, sim o que REALMENTE FAREMOS COM OS ERROS COMETIDOS! Um dos primeiros e mais essenciais passos para efetivar uma LIDERANÇA EFICAZ, será a de ADMITIR SEUS ERROS e FRAQUEZAS. Muitas vezes somos pegos em situações, que como aspecto defensivo, repudiamos esta atitude de admitir nossas falhas. Colocamos como desculpas que para manter um bom status de Liderança, deve os manter uma fachada de solidez e confiança diante de nossos liderados, ou seja, em nenhum momento devemos demonstrar nosssas fraquezas e limitações humanas perante os outros. Entretanto, devo declinar que este pensamento ou PARADIGMA está estritamente EQUIVOCADO. Pois saiba, que todos as pessoas que nos rodeiam e convivem conosco, conhecem, o mínimo ao máximo, de nossas FRAQUEZAS. Ñão adianta negar, como somos pontos de luz que brilham, ou seja, LÍDERES, somos TODOS OBSERVADOS. Desta forma, muitos nos conhecem melhor do que nós mesmos. Sabem de nossas capacidades, como também de nossos limites. Portanto, em vez de tentar passar uma idéia errônea sobre nós, deveriamos analisar e estudar o 'POR QUE DELAS AINDA CONTINUAREM CONOSCO, MESMO SABENDO DE NOSSAS LIMITAÇÕES?'. Está ser´uma ótima questão. Por mais falhas que possamos possuir, também temos qualidades potenciais. Muitos já o fazem de nós. Porém, o passo primordial e necessário para que possamos antecipar os erros e aprender com os erros cometidos, ser á o de observar de forma concreta e realista para si e verificar quais são as nossos LIMITES HUMANOS. Ficará dificil desenvolver qualquer tipo de liderança, fingindo ser uma PESSOA PERFEITA.
"... A PESSOA INTERESSADA NO SUCESSO PRECISA APRENDER A VER O FRACASSO COMO UMA PARTE SUADÁVEL E INEVITÁVEL DO PROCESSO DE ASCENSÃO ..." (JOYCE BROTHERS, Psicologa - John C. Maxwell). Em vez de REPUDIAR OS ERROS, comece a APRENDER A com eles. Não tenha medo de analisá-los e confrontá-los com sua realidade. Saiba experimentar e absorver a melhor maneira de anulá-los na próxima vez. Esta será a forma mais eficaz de se evitar os MESMOS ERROS. Porque NOVOS ERROS ACONTECERÃO.
"... Desde a base até os níveis mais elevados da corporação, não existe nada mais inútil do que a pessoa que diz, no fim do dia, a respeito de seu trabalho: 'Bem, cheguei ao fim do dia sem ter feito absolutamente nada de errado' ..." (TOM PETER, escritor e especialista em Liderança). Subsiste duas atitudes básicas diante de uma falha: 1) FUGIR e se magoar com os erros; 2) ENFRENTÁ-LOS e APRENDER com eles e auto-auxiliar-se. Sempre existirá pessoas que hesitarão perante os fracassos, por medo único de se sentir inferiores perante a comunidade ou grupo. Mas também, existirão aqueles(as) que continuarão COMETENDO ERROS, aprendendo com eles e crescendo e evoluindo cada vez mais. EM QUAL VOCÊ SE ENQUADRA? Saiba que quem comete erros e aprende com seus fracassos nunca voltarão a REPETÍ-LOS. Por incrivel que se pareça, na ciência, os erros sempre 'PRECEDEM A DESCOBERTA DE UMA VERDADE' (John C. Maxwell).
Todas as decisões sempre serão tomadas com base nas coisas que conhecemos. mas e a questão: "SABEMOS DE TUDO?". Logicamente que NÃO. Existem tantas coisas que desconhecemos. Saber escolher ou decidir sob o aspecto do que visualizamos sempre será fácil. Entretanto, E O QUE ESTÁ FORA DE NOSSO CAMPO DE VISÃO? Eis um ótimo questionamento para uma LIDERANÇA EFICAZ, saber se questionar sobre o que falta na realidade. Este questionamento será extremamente valioso para obrigar-nos a PARAR e PENSAR. Pois, muitos podem ver o que nos é óbvio. Mas, serão poucos que conseguiram enxergar o que não esta diante de si. Será o de fazer perguntas dificeis e fazer os outros a pensar diferente.
DIVERGÊNCIAS, será uma das palavras mais detestadas em qualquer LIDERANÇA. Certa vez em uma empresa existia um cartaz: "VOCÊ QUER VIAJAR? QUER CONHECER NOVOS AMIGOS? QUE TAL UM TEMPO LIVRE NO FUTURO? TUDO ISTO PODE SER SEU!!! BASTA COMETER UM ERRO". Observe-se um grave erro. O impedir qualquer erro impede que se alcance potenciais. Muitas vezes tal assentimento apenas prejudicara o andamento de qualquer projeto, pois as ações contrárias que buscam eliminar críticas sinceras aos projetos e ações desempenhadas pela liderança, apenas ocasionarão RECEIOS e PARALISIAS. UM ÓTIMO LÍDER, sempre fará questão de OUVIR A OPINIÃO DE SEUS COMANDADOS. Todo e qualquer clima de intimidação, que impede a expressão de opiniões contrárias, sempre ocasionará o fracasso dos projetos e ações, mesmo que sejam excelentes e tragam enormes benefícios.
Devemos, como Líderes, estar rodeados de mentes brilhantes que TAMBÉM AUXILIEM no desenvolvimento de projetos, NUNCA de MANEQUINS que apenas concordam com nossas idéias. Devemos nos abrir para as idéias contrárias as nossas. Devemos contribuir, permitindo que outras pessoas possam nos questionar com perguntas dificeis e opinar contrariamente sobre nossas afirmações e ideias. Não será falta de lealdade, quando acontecer alguma divergência, antes de uma tomada de decisão. Porém, questionar uma decisão depois de ter sido efetivada, no meu entender seria pior. O pior tipo de Liderança será aquela que prima pro ser cercada por pessoas se pensam igualmente, ou fingem que pensam, e repudia sempre as mentes capazes de discordar de suas idéias. "SE UMA PESSOA COMEÇA COM CERTEZAS, TERMINA EM DÚVIDAS; MAS, SE ELA ESTIVER DISPOSTA A COMEÇAR COM DÚVIDAS, ACABARÁ COM CERTEZAS." (Sir. FRANCIS BACON, filosofo e estadista inglês). DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com