quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PLANEJAMENTO DE VIDA - ESSENCIAL! COMECE A LIDERAR


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje iniciaremos com uma pequena questão: VOCÊ JÁ FEZ O PLANEJAMENTO DE SUA VIDA?. Tantos vindaram, e buscamos no nosso trabalho, família, lazer suprir as necessidades, e por fim, nos tomamos ciência deque muitas coisas NÃO FORAM CONCLUÍDAS. Mas, de onde advêm a CULPA??? (pensamos nós!!!). Os ASPECTOS EXTERNOS ou INTERNOS? O que deve cosntar em nossa mente é que CRESCE SOZINHO E AUTOMATICAMENTE. PARA QUE ISTO ACONTECE, NOPS É NECESSÁRIO ALGUMA INICIATIVA. Você pode até achar: QUE COISA SEM NEXO! HUFF! PLANO DE VIDA! PARA QUE?. Desta forma reavaliaremos: VOCÊ JÁ ELABOROU ALGUM DURANTE SUA VIDA? Ora, se nunca fora feito algo assim, POR QUE NÃO COMEÇAR AGORA? O QUE TE VAI CUSTAR? Ninguém chega ao cume apensa por acidente ou sorte, requer de cada um: CORAGEM, OUSADIA, PERSISTÊNCIA E VONTADE DE VIVER. É um requeisito fundamental este último, ou seja, VONTADE DE VIVERNão da forma que os outros querem, mas da forma que lhe seja conveniente e satisfatória, daquilo que fora projetado e analisado. quando buscamos efetivar algo em nossa vida de acordo com a deliberação elaborada acabams por nos aproximar de nosso maior potencial. Desta forma fica o entendimento: "QUER SER UM GRANDE LÍDER? APRENDA MUITO MAIS" (O Livro de Ouro da Liderança - John C. Maxwell). CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


Sabemos que o ser LÍDER é o de lançar as pessoas a patamares que jamais imaginariam alcançar. Mas, e se este Líder estagnar em si mesmo, parar? Os seus liderados também se acomodarão e ficaram na mesma fase de estagnação, ou pior, abandonarão a idéia central e buscarão outros centros de aprendizado, se não ficarem inertes direcionando-nos a culpa pelo fracasso. Se desejamos que aconteça um crescimento contínuo e retilíeno, devemos nos esforçar em nosso crescimento pessoal, ou seja, INVISTA EM VOCÊ. Ora, esta idéia pode ter nuances egoistas, mas se analisarmos alguns exemplos, poderemos tomar novo foco. Imagine você em uma aeronave. Feito isto, notamos que as aeromoças começam antes do vôo a fazer algumas explicações. O que mais chama a atenção, em particular, é quando explicam a colocação da máscara de oxigênio. elas pedem para que coloquemos em primeiro lugar em nós mesmos, antes de crianças e idosos, POR QUE? ISTO SERÁ UM EGOSIMO DE NOSSA PARTE? Lógico que não. A segurança e o bem-estar de crianças e idosos DEPENDEM DE SEUS RESPONSÁVEIS. Suas vidas estão nas mãos de quem ASSUME A RESPONSABILIDADE DE SUAS VIDAS. Então, na figura de LÍDER, muitas pessoas dependem muito de nossas decisões e ações. "É IMPOSSÍVEL LIDERAR OS OUTROS, ENQUANTO VOCÊ NÃO APRENDER A SE LIDERAR" (Harry Trumam, ex-Presidente dos EUA). Portanto, fica-nos um ensino: "NUNCA PARE DE APRENDER". Esta sempre será a meta de uma ótima Liderança, a busca incessante de conhecimentos, e eles agregarão novos valores e nos direcionarão a novas realizações, obstáculos a serem transpostos, cada vez mais que nos dispusermos a aprender. Com este aspecto surgirá a CREDIBILIDADE de quem nos segue, que são orientadas por nós.
Aqui vai um conselho bem prático, por isto nunca se esqueça: "TODAS AS PESSOAS QUE CONHECEMOS POSSUEM POTENCIAL PARA NOS ENSINAR ALGUMA COISA" (O Livro de Ouro da Liderança - John C. Maxwell). Pois o maior obstáculo à descoberta não é a ignorância ou a falta de inteligência, mas a ILUSÃO de CONHECIMENTO, ou seja, é o achar que já se conquistou tudo. Os verdadeiros Líderes nunca observam o aprendizado ou a realização pessoal como algo a se alcançar, e após obtido, tornar-se inerte no seu local de conquista. Nunca falam da expectativa de chegar ao fim. Os verdadeiros Líderes semprem promovem MOTIVAÇÃO em todos os seus empreendimentos. são pessoas que possuem em si, o pleno desejo de continuamente permancer em direção ao futuro, criando novos desafios e promovendo sempre novas emoções, buscando, cada vez mais, aprender para alcançar. (Idem autor). Disse, certa vez, um grande homem: "LIDERANÇA e APRENDIZADO são indispensáveis um ao outro" (Pres. John F. Kennedy).
Então, o tipo de pessoa que vive buscando novas fontes de conhecimento estará agregada a ÁREA DO DESAFIO. Geralmente, está se desenovlve nos períodos de nossa infância e adolescência. Porém, algumas pessoas, se direcionam para uma outra área, a do CONFORTO ou COMODISMO, que frequentemente aparece na fase jovem-adulta, seguindo a adulta plena. São aqueles momentos em que se consquistando algum sucesso, começa a se optar para NÃO CORRER QUAISQUER RISCOS. Desta forma, este tipo de pessoa se torna inerte em relação a buscar a tentar e explorar experiências novas. Utilizando-se sempre da prerrogativa: "EU JÁ ALCANCEI O QUE QUERIA".
Ademais, ainda exitem um certo grupo de pessoas, que estarão na fase adulta, que por medo, insegurança, decepções, etc., buscarão ficar na área INERTE ou MORTA, será neste momento que tais pessoas, apenas, DESISTIRÃO de TENTAR ALGO em sua vida. É enfadonho, triste e decepcionante verificar em uma pessoa o sentimento de se considerar satisfeita com a vida que leva, com o que faz ou pensa. E, frequentemente, ANULA de seus PENSAMENTOS e SENTIMENTOS o DESEJO de FAZER ALGO MAIOR do que ele busca. Esta pessoa está, LITERALMENTE, morta para si e para o mundo que o rodeia.
Para tentar anular a geração destas duas últimas áreas, devemos utilizar a metodologia de  John C. Maxwell:
1) LER CONTINUAMENTE - DESENVOLVER A VIDA PESSOAL;
2) OUVIR FREQUENTEMENTE - AMPLIAR AS EXPECTATIVAS;
3) PENSAR DIARIAMENTE - APLICAR O QUE APRENDEU;
4) ARQUIVAR TUDO - PRESERVER O APRENDIZADO.
Torna-se interessante observar que sempre serão as pessoas conformistas e inertes que buscam atrapalhar a vida daquelas que possuem uma mente aberta e que vivem na busca de constantes desafios. São pessoas que perderam o fio de seu objetivo, exatamente, pelo medo dos desafios e dos possíveis fracassos sofridos. São apáticas em si mesmo, e não toleram aqueles desbravadores de vida. Nunca suportam sua vivacidade e desejo de aprender e conquistar. Serão aqueles que terão de subir uma montanha para buscar sua recompensa, mas cientes que estão despreparadas fisicamente, sempre pedem a alguém que possam pegar por elas e colocar em suas mãos o bentido prêmio, que ao seu ver é por demais merecdio pelo seu trabalho efetuado.
Certa vez disse Walt Disney: "... Sou uma parte de todos quanto conheci ...". O sucesso sempre estará nas PESSOAS que vivem ao nosso redor. Pois são as ATITUDES e as AÇÕES que influenciam as demais. E existe uma história:
"Certa vez um homem levou sua mula para um derby de cavalos de corrida, e tentou inscrevê-la na corrida principal. Muitos começaram a ridicularizar sua atitude, dizendo-lhe:
 - Sua mula não tem a mínima chance de vencer a corrida contra este puros sangues!
Returcou o homem: - Eu sei disso, mas imaginei que andar com estes nobres cavalos poderia fazer a minha mula um bem danado.".
O que esta história nos quer orientar? Quer-nos enfatizar que se aproximar de pessoas que possuem uma extrema bagagem de conhecimento, sempre nos proporcionará um desenvolvimento e aprimoramento pessoal. Grandes Líderes sempre desejam extrair a o que há de mais belo e grandioso de um outro ser humano. Pessoas mediocres, do contrário, imporão a outros os mesmos limites que sofrerão nem suas vidas.
Espero que este pequeno texto possa-nos auxiliar a viver a LIDERANÇA como um extremo e belo DOM de DEUS para a nossa vida. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Um comentário:

Rafaelly (: disse...

Acho que eu realmente estou me identificando com esses textos... Certa vez ouvi alguém dizer: a melhor forma de aprender é cercando-se de pessoas mais inteligentes que nós! Fato. Então eu faço isso!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com