quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mc. 7,24-30

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, novamente, possamos dar continuidade a nossa caminhada com MARCOS. Hoje a Igreja celebra (Ofício de memória) a vida de uma gande Santa da Igreja Mãe. SANTA ESCOLÁSTICA. Para minha pessoa, é dia de festa, por ser esta, a Irmã de um grande Santo, SÃO BENTO de NÚRSIA. Ela acompanhou seu Irmão na vida monástica, e parece ter reunido em torno de si um grupo expressivo de Virgens. dócil à ação do ESPÍRITO, reconheceu para si e sua pequena comunidade o primado da Contemplação. S. Gregório Magno fala dela nos Diálogos (II, 33-34) e nela completa a fisionomia interior de BENTO: É A ALMA PURA, toda contemplação, submetendo tudo ao primado da ORAÇÃO. Possamos juntos agradecer e louvar a DEUS por ter gerado este exemplo de Santidade, principalmente, para as Jovens buscam um caminho a ser seguido. ROGAI POR NÓS STA ESCOLÁSTICA. Possamos fazer esta oração do dia.
"Celebrando a festa de Santa EScolástica, nós vos pedimos, ó DEUS, a graça de imitá-la, sevindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com os sinais do vosso Amor. Por nosso Senhor JESUS CRISTO, Vosso Filho, na unidade do ESPÍRITO SANTO". Amém.
Marcos nos coloca em Rhema o seguinte: "Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair". Neste contexto JESUS se retira para repousar e para se dedicar inteiramente a formação de seus Discípulos. Agora estão em terra pagã, logo depois de efetivar um certo estágio de rompimento com as tradições judaicas. Com esta atitude demonstra que esta aberto para com todos os homens, pois a Galileia se confina ao norte com a Fenícia (povo pagão). Vai mais longe, adentra em uma casa pagã, inadimissível a qualquer mestre Fariseu, cujo intuito é de mostrar que a pureza cutual e a segregação racial não tem valor para ELE. A atitude de ocultação busca na verdade o oferecimento aos pagãos seu poder e bondade sem fronteiras. Faz-se uma correlação a dado momento do AT, especificamente a viagem de Elias à Fenícia (1ª RS. 17).
Marcos coloca, de sua praxe, alguns detalhes que devem ser analisados. Primeiro, é o ímpeto de CRISTO de se colocar em determinado local sem que ninguém o saiba. Este mistério de ocultação serve para dar adereço a força do seu poder eficaz, mesmo a distância. Também. Em segundo, uma mulher que vai ao seu encontro. Na tradição judaica isto era intolerável, pois a figura feminina possuia na época, diversas restrições. Uma delas era a impossibilidade de ter contato direto com homens, mais ainda se este tinha um conceito de santidade ou era Mestre da Lei.
Outro ponto é a Fé desta mulher, que tinha apenas ouvido falar, não tinha presenciado nada, mas já tinha no seu coração uma confiança de alcançar o que mais necessitava. Marcos deixa relevar que a fama de CRISTO já tinha ultrapassado as fronteiras (não circunscrição). Por fim, uma consistência, mesmo diante de uma renúnica, mesmo que não tão expressiva, tem a capacidade de fazer estimular a vontade de DEUS, diante de tantos obstáculos.
A mulher, figura interessante e contraditória, capaz de gerar atritos para com os adversários de JESUS, roga um milagre, pede uma cura, não para si, mas para outrem (Filha). Marcos deixa acentuar este tópico, é comum de sua parte colocar este aspecto, em muitas de suas passagens, as curas pleiteadas são para os outros. Deixa subtender a necessidade nossa de SEMPRE INTERCEDER, nunca desisitir. Continuando, a esta mulher, CRISTO apresenta um princípio de gradação: "a Salvação deve ser levada, primeiro, aos Filhos, depois (Pentecostes) aos cachorrinhos (pagãos - Mt. 15,24; Rm. 11,12-24)". Esta conotação detalhista de Marcos, 'cachorrinhos' nos mostra, em primeiro plano, que JESUS não é monopólio dos judeus. Faz uma alusão do Profeta Elias que se encontra com uma mulher de origem pagã, e obtem proventos divinos em prol desta, enquanto seus irmãos passam fome (adiante JESUS vai aludir este fato). Continua o desenrolar do encontro, traduz-se em um estado de insistência, pede, a mulher, UMA EXCESSÃO. JESUS admira esta intenção tão aguçada, visualiza uma FÉ concreta, mesmo sem conhecer profundamente. Disto concede o pedido, ainda mais, a DISTÂNCIA, outro aspecto interessante. MARCOS planeja com este episódio dar um consolo aos seus leitores, pois a grande maioria era de origem pagã.
REFLEXÃO: A causa do afastamento de JESUS é a incompreensão do povo que o cerco, não consegue enxergar a grandeza de sua figura, bem como as disputas geradas com seus opositores. Perfaz encontro com aqueles denominados 'NÃO ESCOLHIDOS', mas recheado de espontaneidade e abertura imediata. Quantas vezes nos encontramos com pessoas, que mesmo que não sigam as nossas diretrizes religosas, são permeadas de uma consistente aurea cristã, de Amor, Fé e Esperança (Virtudes teologais). Um exemplo típico a figura de Gandhi, que ao ser questionado por não se tornar cristão, pois viam-no com seu testemunho altamente permeado de cristaniedade, acentuou: "... se os cristão vivessem exatamente como CRISTO, eu me tornaria Cristão ...". Disto nos fala JESUS: "... Pelo o que dissestes, vai ...".
Esta mulher pagã, torna-se um modelo para nós, de que DEUS nos concedeu uma prioritária RESPONSABILIDADE, de confiante em CRISTO, efetivarmos a INTERCESSÃO pelas necessidades alheias e próprias. A todos que vivenciam o seu Sacramento Batismal nos fora concedido este, podemos assim dizer, poder (não próprio) de lutar em prol da vida de outrem, mesmo que materialmente distanciados. Igualmente, para cada um, JESUS se torna um modelo de acolhimento, que deve ser estendido a todos, e de cuja mentalidade a Igreja se revestiu de sua UNIVERSALIDADE, ou seja, CATÓLICA, aberta a todas as alegrias e esperanças, tristezas e angústias de todos os homens. Ou seja, "... nada genuinamente humano que não encontre eco em seu coração ..." (GS 1).

DEUS nos convida a abrirmos os nossos olhos e visualizar o intimo de cada pessoa. Não podemos nos adaptar com este mundo que vive de aparências. Não somos, nem devemos nos transformar em manequins, de fachadas, que são moldados com adereços que o próprio mundo deposita. Mas seja LUZ, de AMOR, ESPERANÇA E FÉ. Pois, mesmo que sejam, para você, MIGALHAS, existem muitos que agradeceriam de as receber em mãos. REFLITA. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com