quarta-feira, 4 de abril de 2012

A CONSTRUÇÃO DE UM LÍDER (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje, na temática de cosntrução de um verdadeiro Líder. COMO DEVE SER UM LÍDER? QUAIS AS SUAS QUALIDADES? QUAIS SUAS ORIENTAÇÕES? POSSUI SONHOS, DESEJOS, INTENÇÕESQUAL A SUA CARACTERIZAÇÃO PRIMÁRIA? Tais questionamentos são imprescindíveis para sabermos escolher uma LIDERANÇA, verdadeiramente, EFICAZ. Uma Liderança NÃO VIVE APENAS DE IMAGEM, quer seja, de situações fictícias, condicionadas. A verdadeira LIDERANÇA desenvolve-se nas situações de agrurras e dificeis da vida. Por isto a constituição de um Líder (pensamentos e projetos) deve ter por base suas VIRTUDES. MAS O QUE SERIA A VIRTUDE? A palavra VIRTUDE vem de 'VIRTUS' (latim), que significa FORÇA, CAPACIDADE, DESTREZA. Tem sentido de que a nossa ALMA necessita de certas forças para controlar a Vida em si. Esta palavra possui uma raiz advinda da palavra 'VIR', que significa 'MACHO' (Homem), dai o sentido de força. Ora, sem VIRTUDE a VIDA não possui nenhum valor. Desta forma, a VIRTUDE é a força que honra o próprio Homem. Agora, a filosofia grega sempre versou e enalteceu quatro VIRTUDES, as chamadas CARDEAIS, consideradas como essenciais ao SER HUMANO. A palavra 'CARDEAL' vem de 'CARDO' (latim), que possui significado de 'DOBRADIÇA', ou seja, são apoios no qual tudo pode girar, suporte. CONTINUA FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!


O que interessante será a representação artistica das VIRTUDES CARDEAIS como quatro mulheres, cujo o intuito seria o de representar a ALMA, por sua delicadeza e essencialismo. Fica claro uma certa necessidade do Homem em relação da mulher, e vice-versa, pois o Homem necessita das forças psíquicas femininas para construir a vida. Destarte, para a filosofia grega para direcionar o Homem ao seu "EU" verdadeiro, enriquecendo a alma e favorecendo a convivência com os outros, deve-se aprofundar e desenvolver as VIRTUDES CARDEAIS. então, as CARDEAIS seriam: JUSTIÇA, FORTALEZA, TEMPERANÇA e PRUDÊNCIA.
Com o desenvolvimento da Teologia, observou-se três novas VIRTUDES, que foram denominadas de TEOLOGAIS, que foram entendidas com o desenvolvimento eficaz da espiritualidade, na estruturação do comportamento humano. Seria o aceitar a influência da dimensão espiritual sobre a vida, ou melhor, o aprofundamento da essência do próprio SER HUMANO. Estas nos fazem agir bem em relação a DEUS (sobrenaturais), por nos dirigirem a INTIMIDADE com o CRIADOR. As VIRTUDES TEOLOGAIS seriam: , ESPERANÇA e AMOR.
Como se tem ciência cada SER HUMANO possui um VALOR que direcionam o seu agir e pensar. E de forma basilar, somos também avaliados externamente por estes mesmos VALORES. Embora, falta-nos uma verdadeira consciência do significado destes VALORES em nossa vida, como um todo. Neste diapasão, O QUE SIGNIFICA, então, VALOR? A palavra vem do latim 'VALERE', que será o bem-estar, sadio, sólido, ter influência. Seria uma força que se encontra no meu interior e está a serviço do Ser Humano. Será algo determinado pela interação entre o sujeito e objeto. Em suma, são as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduos, classe ou sociedade, ou melhor, um modo de preferência consciente (Agnes Heller, filósofa).
Desta forma, podemos analisar que quem LIDERA, parte de determinada IMAGEM do SER HUMANO, de quem se dirige e, automaticamente, de si mesmo. Por que uma real imagem do Homem em si, dependerá da minha própria auto-imagem, que terá por base aquilo que experimentei de fatores externos. Fica premente, que somente quando pudermos enxergar a nossa verdade claramente, O QUE SOMOS, é que a LIDERANÇA poder-se-á SER EFICAZ.
Nos próximos artigos desenvolveremos cada um das SETE VIRTUDES. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com