quinta-feira, 5 de abril de 2012

ORAÇÃO NA VIDA CRISTÃ (Cp. 2)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Concluiremos, agora, o primeiro Capítulo do 4º Módulo da Formação Básica: ORAÇÃO. De fomra básico o que entendemos que a Oração será favorecer uma COMUNICAÇÃO com DEUS, não constituída de palavras a ermo, mas de uma PROFUNDA ENTREGA, de uma EXPRESSÃO PROFUNDA DA ALMA. E assim o sendo, envolve toda a essência do fiel, ou seja, o SER HUMANO completo (corpo, alma e espírito). Desta forma, tudo o que o Homem perfaz em sua vida deve-se constituir uma ORAÇÃO (atividades, conversas, atitudes, relacionamentos, vida profissional, etc.).
Poder-se-ia pensar, que a oração deve ser própria do Homem. Entretanto, ela será um DOM de DEUS, pois sua realidade acontece, exatamente, no momento em que a pessoa NASCE ESPIRITUALMENTE, quando aceita JESUS como Salvador e Senhor. Neste âmbito, o ESPÍRITO SANTO vêm sobre a vida desta pessoa e o faz sua habitação (Jo. 4,10). Em suma, o DOM advêm de que DEUS é que já nos está a espera, porque TEM SEDE de nossa VIDA, criada a IMAGEM e SEMELHANÇA DELE. Portanto, podemos entender a Oração como um ENCONTRO entre a sede de DEUS e a Nossa. DEUS tem sede de que nós tenhamos sede DELE, de forma consciente ou não (SANTO AGOSTINHO - CIC 2.560). CONTINUA A FORMAÇÃO!!!



Entende-se que a essência da Oração é na verdade uma RESPOSTA (Jr 2,13), constituída pela FÉ na promessa gratuita da salvação, resposta de amor à sede do FILHO (CIC 2.561). Quanto mais se vive a Oração na sua vida, o Cristão experiemtna o AMOR de DEUS, vive a FÉ em sua plenitude e direciona-se, cada vez mais profundamente na dimensão espiritual.
Então, EXISTE ALGUM CAMINHO para a ORAÇÃO? (CIC , 2.663-2.672) A resposta é simples e singular: JESUS CRISTO. Para se ter acesso ao PAI, só se consegue através de CRISTO, pelo poder de seu NOME (CIC, 2.664). Será neste poderoso NOME de JESUS que contém a "presença que significa" (CIC, 2.666).
Orar em Nome de JESUS é invocar sua própria essência e significado: "IAHWEH salva". É por intermédio da Cruz e da RESSURREIÇÃO (PÁSCOA) que o Homem alcançou a extrema RELAÇÃO com a TRINDADE (rasgar da cortina no Templo - CIC. 2.668).
Porém, "Ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo" (1ª Cor. 12,3). Será o ESPÍRITO de DEUS que nos direciona para esta RELAÇÃO PROFUNDA, porque nos revela toda a verdade. Por isso, a Igreja nos convida a implorar cada dia o ESPÍRITO SANTO, em cada ação inicial e no seu fim também (CIC. 2.670). Portanto, fica claro que quando envidamos a presença do ESPÍRITO DIVINO a Oração Cristã se torna Oração da Igreja (CIC. 2.672).
QUAIS SERIAM AS FONTES DA ORAÇÃO? (CIC 2.652-2.660) Se relevarmos o conceito de Fonte (local de node se brota algo). Estas seriam onde nascem as MOTIVAÇÕES para ORAR (CIC 2.652). A ECLESIA indica três:
1) PALAVRA DE DEUS: Nela estão contidas muitas orações e motivações para Orar. Será o local de suscitação das Respostas, pois possui uma matéria que lhe serve de fonte (leu e meditou0. A Palavra de DEUS questiona a vida do orante, interpela-o, provoca-o, coloca palavras em sua boca e propósitos em seu coração (S. KIERKEGAARD apud Mariano BALIANO, Lectio Divina, In. Dicionário teológico da vida consagrada, p. 595)
Subsiste uma ânsia no questionamento de se faltar assunto para a Oração. Mas, a resposta clara é que sendo a Palavra fonte, jamais faltarão direcionamentos. Assim colocam os Padres do Deserto: "... Procurai pela leitura, e encontrareis meditando; batei orando, e vos será aberto pela contemplação ..." (CIC. 2.654). Outra fonte na Palavra de DEUS, está nos Salmos. Por que exprimem a Oração do Povo de DEUS como assembléia, sendo inseparavelmente pessoal e comunitária (CIC. 2.586).  A oração dos Salmos é sempre motivada pelo louvor. Pois, anuncia o convite à oração e canta-lhe a resposta: "Hailelu Ya!" (Aleluia), "Louvai o Senhor!" (CIC. 2.589);
2) LITURGIA DA IGREJA: A liturgia sacramental anuncia, atualiza e comunica o MISTÉRIO da SALVAÇÃO. Por isso, ela se prolonga no coração de quem reza. "Os Padres espirituais comparam às vezes o coração a um altar. A oração interioriza e assimila a Liturgia durante a após sua celebração. Mesmo quando é vivida ‘no segredo’ (Mt 6,6), a oração é sempre oração da Igreja, comunhão com a Santíssima Trindade" (CIC. 2.655);
3) VIRTUDES TEOLOGAIS: A Oração deve ser constituída pela FÉ, pois aquela reaviva esta, e lhe assentua na figura de Porta. Mas, também a Oração deve ser formulada com base na ESPERANÇA (Rm. 5,5), que envida a espera do que há de vir. E, portanto, deve ter como base o AMOR, fonte maior de tudo e de todos.
Eis o resumo da ORAÇÃO: É DOM DE DEUS - O CAMINHO É JESUS - A FORÇA É O ESPÍRITO SANTO - AS FONTES SÃO A PALAVRA, A LITURGIA E S VIRTUDES TEOLOGAIS. Sem sombra de dúvida, seguindo esta orientação o cristão poderá vivenciar a EXPERIÊNCIA de DEUS em cada dia de sua vida vida. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com