quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESCOLHER A LIDERANÇA! UMA AÇÃO DE DEUS E MINHA TAMBÉM (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Neste texto sobre Liderança gostaria de enfatizar duas fontes literárias para a elaboração deste conteúdo. Em primeiro lugar (logicamente), será a REGRA DE SÃO BENTO, escrito antigo (+ 1.600 anos) que é bastante atualizado em referência ao tema acima. Em segundo, o grande escritor Beneditino (não podia ser outro) ANSELMO GRUM. Por estar em sintonia com a ordem Beneditina, oas fontes se alto complementam. E só para agregar valores um pouco do meu Livro (projeto acabado, faltando lançar): "MANUAL DO LÍDER SERVIDOR". A temática abordada será a 'ESCOLHA'. Subsistem duas figuras importantes de Liderança nos trechos da Regra Beneditina: ABADE (Cp. II) e o CELEREIRO (Cp. XXXI). Nestes conteúdos, S. Bento classifica como deve ser um LÍDER DE FATO. No capítulo 2º, assim se expressa s. Bento: "... deve lembrar-se sempre daquilo que é chamado, e corresponder pelas ações ao nome de superior ... ". Agregando a este conteúdo o capítulo 31: "... Seja escolhido ...". Duas palavras magníficas: 'CHAMADO e ESCOLHA'. São sentidos agregados, pois quem chama, é porque já escolheu. Associa-se as palavras bíblicas do próprio CRISTO: "... NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES, MAS EU VOS ESCOLHI E VOS CONSTITUI (DESIGNEI, DESTINEI, etc.)..." (Jo. 15,16). CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!

Observa-se ações objetivas e individualizantes, mas que constituem-se agregativas ao mesmo tempo. A primeira ação possui CARÁTER PESSOAL, pois vincula-se a VONTADE de quem efetua este ato. Portanto, a ESCOLHA vem de um QUERER expresso e direto. E neste caso QUEM ESCOLHE? Vendo o teor do Evangelho Joanino, observamos quem pratica esta ação. Desta forma, a ESCOLHA de um EXÍMIO LÍDER deve ser firmada, SEMPRE, na vontade expressa de 'DEUS'. Não existe outra forma, ou formula. Não adianta observar os aspectos puramente externos, os vínculos de relações, as capacidades intelectivas, ou outras situações quaisquer. Uma ÓTIMA ESCOLHA deve ser respaldada na VONTADE DE DEUS. Disto, sobrevêm outra questão: E QUAL A VONTADE DE DEUS? Neste diapasão, acabamos por notar, que não basta colocar em um pedaço de papel (específico ou aleatório) o nome de uma pessoa, vai muito mais além.
Na Palavra de DEUS, encontramos este entendimento: "... O QUE O HOMEM VÊ NÃO É O QUE IMPORTA: O HOMEM VÊ A FACE, MAS O SENHOR OLHA O CORAÇÃO ..." (1 Sm. 16, 7b). Com as devidas traduções bíblicas diferentes, o conteúdo se torna o mesmo. O OLHAR DE DEUS para seus ESCOLHIDOS, se transforma em uma LIDERANÇA PERFEITA, nunca isenta de tribulações ou dificuldades. Mas, que sabe que este LÍDER terá a capacidade de direcionar o 'Povo' (empresa, escola, família, etc) em um CAMINHO REAL de HARMONIA E FELICIDADE, independentemente do que se possa encontrar neste percurso. Todos, sem exceção, reconhecerão que este ente perfaz-se a IMAGEM do 'BOM PASTOR', aquele que sempre conduzirá a novas e plenas pastagens, assim como o próprio JESUS. Desta forma, entendemos o que BENTO anuncia na sequência do Capítulo II de sua Regra: "... Com efeito, crê-se que (...) ele faz as vezes do CRISTO ...". Por que toda a palavra (ensinar), pensamento (determinar) e ação (ordenar) deve ser substanciado na LEI DE DEUS: "... Por isto o Abade nada deve ensinar, determinar ou ordenar, que seja contrário ao preceito do Senhor..." (Regra S. BENTO, Cp. 2º, 4).
O CHAMADO será a consumação do primeiro ato. Já que se entende o teor íntimo do ente, se constitui com sua força e direcionamento e o DESIGNA, DETINA ou CONSTITUI para a prática da obra de DEUS, que supera aos dos homens. Será embuido de apresentar aos seus designados "... as coisas boas e santas, mais pelas ações do que pelas palavras ..." (RB, Cp. 2º, 12). Na próxima semana, desenvolveremos a figura deste LÍDER nato (ESCOLHIDO e CHAMADO) nos olhos e vontade de DEUS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com