terça-feira, 26 de junho de 2012

A ORAÇÃO DO CORAÇÃO (CONHECE-TE A TI MESMO - 1ª parte))


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje a temática que abordaremos na FORMAÇÃO PESSOAL, será uma 'ORAÇÃO antiga, chamada de "ORAÇÃO DO CORAÇÃO", que surgiu por volta do Séc. IV. período posterior as grandes perseguições, em que para se dar um TESTEMUNHO de CRISTO, efetivavasse o MARTÍRIO. Com o fim desta situação, e da aceitação do Império Romano ao Cristianismo, não havia mais sentido a propagação do MARTÍRIO. Desta forma, um grande número de Homens (inicialmente) e mulheres se deslocaram para o Deserto. Tinha-se me mente que o Deserto era a morada dos 'demônios', e estes destemidos(as) iam para este local fomentar a realização da MORADA de DEUS nos Desertos. Eram os 'PADRES DO DESERTO'. Nascia o ASCETISMO primitivo. Desenvolveu-se o ANACORETISMO (Sto Antão, Sto Efrém, Sto Evágrio Pôntico, etc.) e por fim, a VIDA MONÁSTICA (S. Bento, Sto Agostinho, etc.). Mas, QUAL O SIGNIFICADO DESTA ORAÇÃO do CORAÇÃO? QUAL O INTUITO DELA? Em primeiro lugar entenda que o 'CORAÇÃO' era considerado, simbolicamente, como um estado de morada. E na sua constituição, será a "ÚLTIMA SOLIDÃO DOS SER", nele o Homem se decide ou não por DEUS. Nele esta a fonte do MISTÉRIO do Homem, sua dimensão mais profunda. Será nesta casa que o Homem se desvela, ao abrí-la, e no intimo se deixa a conhecer pelo seu Criador (DEUS firmou sua Tenda de Encontro). É o olhar para o espelho da vida e observar a nossa VERDADEIRA BELEZA INTERIOR, ou seja, a nossa REAL IMAGEM e SEMELHANÇA. CONTINUA NOSSA FORMAÇÃO PESSOAL!!!

Tais Homens entendiam que necessitavam obedecer a ordem expressa pro JESUS: "ORAI SEM CESSAR" (Lc. 18,1; Tm. 2,8; Ef. 6,18). Vislumbravam que para se alcançar tal intuito, seria uma vasta caminhada de transformação, uma VERDADEIRA METANÓIA (Conversão), pois direcionava-se para as profundezas do 'SER', penetrando as defesas psicologicas, e alterando as estruturas socio-psiquicas, para firmar o coração como 'LOCAL DE ENCONTRO'. Subsiste um valor de DESPRENDIMENTO PESSOAL único. Em que se exercita-se costumeiramente, sempre direcionar para o interior (Hesíquias). Nesta busca incessante de controle completo de domínio próprio (corpo, faculdades da alma e do espírito). Será a reunião de todas as forças e energias espirituais e vitais para favorecer um VERDADEIRO ENCONTRO COM O QUE SOMOS. VOCÊ SABE O QUE VOCÊ É?
É um verdadeiro exercício, talvez uma batalha para muitos, o de manter-se em SILÊNCIO PROFUNDO, buscando a PAZ na própria SOLIDÃO. Será o fechar-se ao mundo, inclinando a cabeça e saidno deste mundo material e racional, viajando para a 'TENDA DO ENCONTRO'. Requer muitos sacrifícios. Aqui, o corarção a mente e os lábios professam a verdade, de forma lenta, continua e suave a 'ORAÇÃO de JESUS', será a HESÍQUIA.
É, na verdade, um estágio de CONTEMPLAÇÃO ATIVA, em que se esvai suas forças em direção ao seu interior, exercitando-se sem qualquer violência, mas decidido, com um intuito de pobreza e humildade e com AMOR perseverante. De forma simples, É O SE ABRIR A ESSÊNCIA DE DEUS, QUE É O AMOR, ou seja, será DEIXAR-SE AMAR POR DEUS.
Quando questionamos a muitos sobre a necessidade de 'ORAÇÃO', a maioria responderia: "MAS COMO ORAR?". A resposta em si, mesmo básica, ficará permeada de dificuldade nos tempos atuais, em que se vislumbra uma rotineira e incesante agitação do Ser, um movimento ciclico e repetitivo de agitação. Então, o estado de ORAÇÃO poderá ficar desfigurado. Não se pode responder com teorias de tratados e pregações, mas com o sentido de experiência de vida e sabedoria divina. A ORAÇÃO, em si, é um RELACIONAMENTO. E está ação necessita de duas partes, ou dois seres vivos e ativos (ex.: namoro, noivado, casamento). Se alguma das partes não estiver ATIVA, deixa-se de ser um RELACIONAMENTO. Fica dificel se relacionar com uma parede!!! Porém, de forma bem cômica, hoje, se relacionam-se, cada vez mais (Jovens), pelos computadores da vida. A orientação mais básica de entendimento doq ue seria a ORAÇÃO, advêm de Sto. AGOSTINHO: "A ORAÇÃO É UM ENCONTRO DE UM DEUS QUE TEM SEDE DE NÓS, PARA QUE TENHAMOS SEDE DELE". Primeiramente, é o que notamos neste conceito, DEUS sempre tomará a INICIATIVA, ELE vem ao nosso encontro, constantemente, e que sempre seremos acolhidos por ELE em nossa caminhada, é o que acontece com JESUS  e a Samaritana ('TENHO SEDE'). Desta situação, espera-se nossa resposta. Assim, como bem entendeu S. BENTO (Ora et Labora), uma verdadeira oração desenvolve-se boas obras, que fomentam as nossas VIRTUDES.
Então, para orar bem, o 1º PASSO será o de DAR PRIORIDADE a ORAÇÃO. Deve ocupar o primeiro lugar. Se assim não o fizer, o caminho em direção a DEUS ficará prejudicado. Exatamente, porque não se terá forças concretas de crucificar a carne, o material, e os seus atrativos. Seremos sempre impelidos em direção de tais situações, e nos afastaremos sempre de DEUS, que continuará sentado na beira da fonte a nos esperar, mas nós não chegamos. E não vai adiantar fazer obras, pois elas não serão meritórias, porque não foram produzidas pela oração. Mas, COMO SABER SE A ORAÇÃO ESTÁ CORRETA OU PERFEITA? Estas condições estão além de nossas possibilidades. Apenas DEUS poderá dar-nos esta consistência (Rm. 8,26). Cabe-nos, apenas, os valores de FREQUÊNCIA e CONSTÂNCIA. Assim dizia o Anacoreta Isaac, o sírio: "... Busque a mãe e ela lhe dará filhos ...". Significa que devemos primeiro aprender a orar, exercitando-se na Oração alcançaremos as Virtudes. Bem, para dar-nos um imenso gostinho, concluiremos este texto na próxima semana. Desde já MEDITE: COMO ESTA TUA ORAÇÃO? TENS CONQUISTADO MUTIOS FRUTOS? QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com