sexta-feira, 13 de julho de 2012

FELIZES E SANTOS (2º Cap. - Form.Bas. - SANTIDADE)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Iniciaremos o 2º Capítulo do 5º Módulo da Formação Básica: SANTIDADE. Hoje declinaremos sobre a necessidade de SERMOS FELIZES e que tal estado desemboca na SANTIDADE. Assim, se expressa continuamente o AT, E JESUS exemplifica nas 'BEM-AVENTURANÇAS', que poderemos desenvolver nossa SANTIDADE por intermédio da vivência real e concreta de nossas vidas na FELICIDADE. Este momento, descrito no Evangelho de MATEUS, nos revelam a verdadeira essência de CRISTO, o BEM-AVENTURADO por excelência. Expressam sua vida para cada um de nós, exprimem nossa vocação primária e iluminam todas as nossas ações em nossa vida. Na verdade, se constitui uma Carta Magna de VIDA CRISTÃ. Este modo expresso de BEM VIVER, este desejo natural implantado no profundo de nosso coração, efetivado por DEUS, de forma de nos atrair para si e nos satisfazer com tudo o que é e possui: AS BEM-AVENTURANÇAS, ou melhor o OBJETIVO DA EXISTÊNCIA HUMANA (CIC, nº 1717-1719). CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!

Serão estas as "BEM-AVENTURANÇAS": VIDA NO REINO DE DEUS (Mt. 4,17); VISÃO DE DEUS (Mt. 25,21-23) e ENTRADA NO DESCANSO DE DEUS (Hb. 4, 7-11). Em suma, toda BEM-AVENTURANÇA sempre será um DOM de DEUS, pois supera nossa inteligência e força (CIC n.º 1721-1722).
Agora dediquemos elucidar cada uma destas BEM-AVENTURANÇAS de Mateus. Em primeiro plano, vem os 'POBRES' (Mt. 5,3). Em Mateus serão aqueles destituidos de bens e procuram seu refúgio exclusivamente em DEUS. Conhecem suas extremas fragilidades e de sua dependência total de DEUS, e nada do mundo (Sl. 18,28). Porque sabem que "QUEM TEM A DEUS, NÃO TEM FALTA DE NADA". A riqueza da POBREZA está no fato de nos colocar diante de decisões morais decisivas, objetivando purficar os corações de maus intiuitos e a de sempre NECESSITAR de DEUS. Serão aqueles que os Judeus definem como POBRES de ESPÍRITO, ou seja, os que possuem a presença de DEUS em sua própria pessoa. Esta decisão firme em JESUS advêm do fato de reconhecerem que NELE o REINO de DEUS esta próximo do Homem. Esta chegada significa que o Homem será o CENTRO das ATENÇÕES, e por estar sendo incluído na família humana na figura de PARTICIPANTES ATIVOS (CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, Hoje entrou a salvação nesta casa, pp. 78-79), tomam ciência de que suas necessidades serão ouvidas e atendidas.
O segundo tipo será o dos 'AFLITOS', ou os que SOFREM (Mt. 5,4). Nesta situação, tem-se a ciência de que tudo que lhe fazem chorar será consolado na figura do CRISTO. Pois serão estes que estarão dispostos a RENUNCIAR tudo o que o mundo lhes oferece (Dietrich BONHOEFFER, Discipulado, p. 58). Tais situações de sofirmento não efetiva nos Discípulos nenhum tipo de desgaste, pois sabem que suportam a tudo e a todos pela força que provêm do próprio DEUS. E testemunhando esta situação acabam por comugar com o próprio JESUS.
O Terceiro tipo será os 'MANSOS' (Mt. 5, 5). Serãoa queles(as) que renunciarão a todo o tipo de DIREITO, ou seja, o que não obsta em lutar em sua defesa própria (Mt. 6,38ss). Serão aqueles que nunca se utilizarão de violência (Sl. 37,11), e suas reais heranças serão a LIBERDADE e a INDEPENDÊNCIA (Dt. 4,1).  Ser MANSO não será o julgar antecipadamente ou possuir ações agressivas. Do contrário, é o ser DELICADO, ATENCIOSO e COMPREENSIVO. Como JESUS é ser forte em DEUS e desejar vencer o mal com o 'BEM' (Rm. 12,17; Is. 53, 7.11; Mt. 11,29; Eclo. 24,27; Lc. 23,24). Sempre será o chamado de não revidar o mal pelo mal, mas, dar a demonstração no amor ao inimigo (Mt. 6, 43-44). Pois será na MANSIDÃO QUE RESIDE A PERFEIÇÃO. Este aspecto deve ser testemunhado nos pensamentos, palavras e ações (trato de pessoas). Esta mansidão será mediada na forma de nossa repressão ou correção de outrem. E portanto, a forma lógica de cultivar a MANSIDÃO será a HUMILDADE, em que se vence o próprio orgulho. A caracterização da superação do orgulho próprio e da busca da MANSIDÃO será a ação de silêncio no exato momento de correção alheia.
O Quarto tipo será os 'FAMINTOS e SEDENTOS DE JUSTIÇA' (Mt. 5,6). Serão aqueles que buscam e desejam a realização do plano de DEUS em suas vidas. A justiça acontecerá sempre que existir uma sociedade humana e vida digna. Desta BEM-AVENTURANÇA advêm as demais (MISERICORDIOSOS, PUROS DE CORRAÇÃO, PACIFICADORES), bem como resume as duas anteriores (SOFREM e MANSOS). Já que a JUSTIÇA faz parte do AMOR de DEUS, e se a desejamos, estaremos permitindo que DEUS REINE e INTERFIRA nos fatos.
Conquanto encerraremos neste tópico, ficando para a próxima semana o final deste Capítulo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com