quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AS VIRTUDES SOBRENATURAIS E DONS DE SANTIFICAÇÃO (Cp. 5º - 2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade ao 5º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos versar sobre os específicos DONS SOBRENATURAISFalaremos acerca das VIRTUDES, em número de duas: CARDEAIS E TEOLOGAIS. As primeiras, recebem este nome por simboliarem dobradiças, sobre as quais se agrupam ao seu redor as demais VIRTUDES. Subdividem-se em 1) PRUDÊNCIA, 2) JUSTIÇA, 3) FORTALEZA E 4) TEMPERANÇA (CIC,n.º 1805).
1) PRUDÊNCIA: Será o DISCERNIMENTO pela RAZÃO de qualquer acontecimento na buscado nosso bem, na escolh dos meio para realizá-lo (Pv. 14,15; 1ª Pd. 4,7). Discernirá como a "REGRA CERTA DA AÇÃO" (Sto. TOMÁS). Tal atitude NÃO SERÁ TIMIDEZ ou MEDO, tão pouco DUPICIDADE ou DISSIMULAÇÃO. Será esta VIRTUDE que guia o Juízo da Consciência, e, assim, aplicamos os princípios morais aos casos particulares; superamos a dúvidas sobre o bem a praticar e o mal a evitar (CIC, n.º 1806). Ela vigia os pensamentos, dirijindo-os a Deus, e assim, orientando-nos as intenções sejam puras, como também, regula os afetos, sentimentos, vontade direcionadas para DEUS. Examina-se com PONDERAÇÃO (meditar, refletir, avaliar, consultar) os fatos, favorecendo-nos recordar outras situações semelhantes e suas soluções. Tais soluções com o bom senso, nos conduzem a eliminarmos os preconceitos, julgamentos, impressões, paixões, que acabam influenciando o raciocínio. Agora, será neste executar com exatidão envolve-se o calcular os esforços desempenhados para enfrentarmos as dificuldades, observando todas as possibilidades. Exemplos: Moisés (Ex. 18, 13-23); Abigail esposa de Nabal (1ª Sm. 25, 1-42); Gamaliel (At. 5, 34-39) e a Virgem Prudentíssima, nossa Mãe Maria. CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!


2) JUSTIÇA: Será a vontade constante e firme de dar a DEUS e ao próximo, o que lhe é devido (Virtude da Religião). Observase como o respeitar os direitos de cada um e a estabelecer nas relações humanas {Harmonia (Lv 19, 15; Cl 4, 1) - CIC, n.º 1807}. Entende-se no respeito aos bens temporais do próximo e evitando-se todos os tipos de atos contrários ao bem {pequenos furtos (Lc. 16, 10s); contrair dívidas dnecessárias; devolução de bens alheiosno mesmo estado de conservação; reparação dano material; respeito à reputação e honra ao próximo (fofocas, maledicências, a difamação, a calúnia)};
3) FORTALEZA: Será a VIRTUDE MORAL que concebe segurança nas dificuldades (firmeza e consistência). É a convicção profunda de RESISTÊNCIA às tentações e superar os obstáculos (vencer medos; suportar provações e perseguições). Dispõe a renúncia e ao sacrifício (vida) para defender uma causa justa (Sl. 118, 14; Jo. 16, 33 – CIC,n.º  1808). Através dela nos libertamos do temor de perder nossos bens materiais (dinheiro, emprego, saúde) e nos conscientizarmos do valor maior dos bens da graça. Esta VIRTUDE em sua prática, nos prepara para nos abrirmos ao DOM INFUSO da FORTALEZA.
4) TEMPERANÇA: Será a que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Nos concebe um domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem os seus apetites sensíveis, guarda uma santa discrição e “não se deixa levar a seguir as paixões do coração” (Eclo. 5, 2. 18, 30; Tt. 2, 12). Pelo domínio das paixões pela razão nos remete à mortificação. Nesta VIRTUDE nos abrirmos ao DOM INFUSO do TEMOR de DEUS. As virtudes humanas adquiridas (educação, ações deliberados, perseverança) são purificadas e elevadas pela GRAÇA Divina (auxílio), forjam o caráter e facilitam a prática do bem. Caberá a cada um pedir (constância) a graça de luz e de fortaleza, recorrer aos sacramentos, cooperar com o Espírito Santo, seguir seus apelos de amar o bem e evitar o mal. (CIC, n.º 1810-1811). No próximo texto adentrremos nas VIRTUDE TEOLOGAIS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com