terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VOCARE - O SABER ESCUTAR AS EXPERIÊNCIAS DE OUTROS.

GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Antes de tudo, nesta reflexão acerca do período vivenciado durante o NATAL, e construído esta REFLEXÃO com fulcro nas Leituras dominicais da FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR, da qual analisaremos alguns aspectos essenciais do nosso CHAMADO DIVINO, PARA QUE NÃO NOS ISOLEMOS EM SI MESMO (AUTO-SUFICIÊNCIA). DEUS clama nesta Festividade para que abramos os nossos OLHOS, e enxerguemos que SEMPRE NECESSITAREMOS DO OUTRO EM QUALQUER SITUAÇÃO. Assim, peço a você, que veja o vídeo, e depois conceba a honra de analisar o texto a seguir. Antes mesmo: PARE, OBSERVE E ESCUTE. ATÉ DEUS DESEJOU NECESSITAR DE NOSSA AJUDA! REFLITA.



Estava-me dirigindo para o meu encontro dominical com o Senhor. Não era um dia comum, estava intensamente REFLEXIVO. Adentrava no interior da minha ALMA, e a questionava, em todos os sentidos possíveis. Estava sem ânimo (confesso), onde tantas situações estavam a minar tudo o que tinha auferido durante os árduos 17 (dezessete) anos de caminhada, permeada de lutas, perseguições, introspecções, crescimentos, alegrias e tristezas afins. Reluzia um filme, que automaticamente estava sendo editado em meu coração, de muitos atrozes iniciadores e orientadores da vida, muitos deles, por sua insignificância, ou rudeza, foram os melhores mestres, dando significado de como "NUNCA DEVERIA ME COMPORTAR DAQUELA FORMA". Bem, estava adentrando na casa de DEUS, e até ao sentar me questionava: O QUE ESTA ACONTECENDO COM MINHA VIDA? TUDO SE DEFINE A ESTE PONTO? Meio que entristecido, comecei a observar ao redor, como que buscando um ponto de apoio ou "LUZ". Constatei que a Igreja estava repleta de pessoas, e começavam a chegar mais, já não se cabia no interior, ajuntavam-se pessoas do lado de fora. Me veio a mente o Templo de Jerusalém, e pasmem, era um falatório completo, um irradiar de conversas. Se tinha de tudo, roupas diversas, de todas as cores e tamanhos. Algo ruminava no meu íntimo, estava agitado, e começavam a vir novos entes, as vestes começavam a diminuir, e se tinha tipos que desvaravam numa interprede pedido, como de algo comestível ou de bebidas alcoólicas: VENHA CONSUMIR. Para piorar, apresentou-se um ente que, aparentemente, estava em estado de embriaguez, e pensei comigo: E VEIO A MISSA? Mas algo mais assombroso ocorreria, outros entes que estavam com este, gritavam em histeria suprema, parecia-se uma praça, nunca uma Igreja. Nem sei o que se passava no coração do Sacerdote (teria que ter muita paciência). Pensando que não ia acontecer mais nada, deparo-me com uma ente, vestida a caráter do auto exibicionismo e consumismo próprio, durante a homilia, estava olhando e teclando o tal do 'WHAT'S UP' (nem sei se escreve deste jeito, pouco importa). E entrava em mim mesmo, e gritava a alma desesperada: SENHOR NÃO QUERO ME TORNAR ASSIM. NÃO PERMITA ISTO. Comecei a entender, talvez, o desespero do coração do CRISTO: "MEU POVO SE PERDE, POR FALTA ...". Sendo-lhes sincero minha alma chorava, e dizia: 'QUE TIPO DE SERVO ME TORNEI'. O QUE ESTOU FAZENDO DE FATO? Bem adentremos no Evangelho, e o seu conteúdo se anexa ao texto comentado. Observamos que o Evangelho fala do NASCIMENTO do CRISTO, ELE se fez Homem e veio até nós. De início nos da uma certeza, NÃO NASCEMOS PARA FICAR SÓ. Neste NASCIMENTO, DEUS perfaz algo magnífico, ELE CHAMA PARA PARTICIPAR, melhor, DEUS QUER PARTILHAR da GRAÇA SUPREMA da VIDA (Nascimento). Conota-se o lugar do NASCIMENTO do nosso SALVADOR, é uma pequena cidade, insignificante aos olhos humanos (BELÉM de JUDÁ), indo além, em outro texto evangélico, são chamados algumas figuras desmerecedoras de crédito, os PASTORES, repudiados pelos Judeus (ladrões e usurpadores de propriedades). Observe que DEUS os chama para partilhar e lhes dar dignidade, estão na presença de 'UM REI QUE NASCEU', e que o CÉU veio ao seu encontro e os chamaram (CORTE CELESTIAL DE ANJOS). vejam bem: um "CHAMADO". No texto do Evangelho alguns homens OLHAVAM AS ESTRELAS (Astrônomos ou Astrólogos???), e desta feita se dirigem a procura de um "MENINO REI QUE NASCEU". Ora, uma 'ESTRELA' é que anuncia, ela emana uma 'LUZ' que se torna verdade. Tal fato, é que esta 'ESTRELA' guia estes Homens por um novo caminho, de festa plena, como um banquete se se coloca a disposição (BANQUETE DO SENHOR que convida a todos para participar). Eram em número de 03 (três) MAGOS (número divino que representa a PERFEIÇÃO ou DIVINDADE), homens de posse, ricos, e estes deixam tudo, toda a sua segurança, PORQUE OUVEM A ESTRELA QUE BRILHA E ILUMINA SEUS CAMINHOS. Porém, se direcionam para o Palácio de Herodes (Rei), e quando falam desta festa, TODOS se perturbam, se agitam, ora, o mundo NÃO QUER MUDANÇAS RADICAIS que anulem as 'TREVAS'. Sim, durante a estadia no Palácio, pois um REI deve nascer em um Palácio, esta 'ESTRELA', que leva a LUZ, desaparece. Aqui, uma VOZ nos fala, um local onde os bens materiais, as vaidades, interesses superfulos superam a vida, NUNCA EXISTIRÁ LUZ. Observa-se dois sentidos neste encontro, de um lado Homens, em forma coletiva vem ADORAR ao VERDADEIRO REI, e do outro um só (individualista) que almeja tudo para si, que neutralizar esta LUZ. Abatidos pela falta de LUZ, saem do Palácio, e fora dele REENCONTRAM A ESTRELA, e ela lhes indica o VERDADEIRO CAMINHO. Chegam a JESUS CRISTO, que é REI SUPREMO, mas se encontra em uma manjedoura, que nos fala (OLHA A VOZ), que a DIVINDADE SE MISTUROU perfeitamente com a nossa Humanidade (desejou ardentemente). Este encontro, ao contrário do anterior, gera-se LUZ e muita ALEGRIA. Não só veem o REI ou MENINO, junto esta sua MÃE (A VERDADEIRA ESTRELA QUE BRILHA E ORIENTA em DIREÇÃO A JESUS). Os Homens andaram para ADORAR, ou seja, para COMUNICAR que DEUS é o TUDO em suas vidas e ofertam presentes: OURO (REALEZA), INCENSO (SANTIDADE) e MIRRA (HUMANIDADE ou POBREZA - LIMITAÇÃO). Por fim, o próprio DEUS fala com estes Homens, e eles seguem um NOVO CAMINHO. Depois disto, comecei a refletir: "PRECISO SER ESTRELA". É obrigação minha conceber uma LUZ, não minha, mas REFLETIDA em minha existência, e não há mérito meio, se ocorre está na minha DISPONIBILIDADE de REFLETIR A LUZ que não me pertence (SOU SERVO). Se a Igreja esta cheia e poucos a entendem, É MINHA CULPA, não estou fazendo o correto, tenho de IR ALÉM do que imagino. DEUS FALOU e FALA para nós, ELE QUER BRILHAR EM NOSSA EXISTÊNCIA. Desta feita, quando se permite, recebemos um presente, adquirimos a DIGNIDADE buscada em tantos locais, mas apenas encontrada em DEUS. No outro dia, via e ouvia RICARDO SÁ (programa Canção Nova) dizendo: "PESSOAS VEEM EM NÓS O PRÓPRIO CRISTO". E somou-se todo o discernimento, DEUS FALAVA para mim, e para VOCÊ, mais ainda. PRECISAMOS, urgentemente, SERMOS ESTRELAS, para iluminar os locais onde habitamos, mudarmos as trevas em LUZ perene. Devemos iluminar, devemos ser a IMAGEM de JESUS CRISTO viva. Digo mais, NÃO DEVEMOS REFLETIR A NOSSA IMAGEM PESSOAL (como muitos fazem), utilizando um nome e uma dignidade que não me pertence, mas me aposso dela, dizendo que 'SOU EU', e projetando a minha LUZ, que mais se assemelha a 'TREVAS'. A VOZ ECOA E NOS CHAMA. SERDES MEUS IMITADORES, SEJAM MINHA LUZ, SEJAM MINHAS ESTRELAS. Agora, só fica faltando a nossa 'RESPOSTA', pois a VOZ DA VERDADE grito por e em nós. Ligando ao video (você poderia perguntar o que tem a haver?), fica um QUESTIONAMENTO: COMO VOCÊ TEM OUVIDO A VOZ QUE TE CHAMA? TEM INTERPRETADO DA FORMA CORRETA? OU SOMENTE ACEITA O QUE VOCÊ ACHA QUE É CERTO? TOME CUIDADO. REFLITA E FAÇA O QUE A VOZ DA VERDADE TE PEDE. QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.
Obs.: Perdoe a extensão do texto, mas se faz necessário, obrigado pela paciência.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com