quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

EM UM MUNDO DE ÁGUIAS, NÃO SE ACEITA PATOS? (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. O questionamento acima é salutar e providencial, visto nas situações corriqueiras que temos observado em nossa Nação e no próprio mundo. Sabemos que nem todos poderão reagir da mesma maneira, não importando o que se faça ou se esforçe, parece ser bastante lógico tal posicionamento. Enquanto alguns poderão experimentar fortes transformações, outros simplesmente direcionarão suas oportunidades para coisas bem ambíguas. Coloquemos a nossa mente para refletir esta colocação: "... Pessoas competentes são descobertas E NÃO TRANSFORMADAS. Elas podem tomar a INICIATIVA DE MUDAR, mas você não conseguirá mudá-las ..." (Jim Rohn, orador e consultor). VOCÊ CONCORDA? Será possível colocar em um mesmo lugar patos  e Águias.
Se torna facil entender a função do Líder sempre será o de desafiar os liderados a saírem de suas zonas de conforto, mas nunca sair da área de suas qualidades mais fortes (JOHN C. MAXWELL). O Líder comprometido, deverá ter a sabedoria de compensar os dotes dentro de seu núcleo. Deve reconhecer quem será apto a determinadas funções, e engajá-las cada vez mais para aprimorar suas qualidades. Deve analisar os resultados de determinados liderados e agregá-los a outras pessoas que as ajudem a desenvolver-se, caso contrário, estará contribuindo para a frustação dos mesmos.

Cabe ao Líder implementar seus liderados na suas áreas desempenho, e ajudá-las a obterem um maior potencial em sua área específica. Não existe como pedir a uma pessoa que se desenvolva em áreas nas quais não possua aptidão natural. É primordial ao LÍDER se consitituir das qualidades de OBSERVAÇÃO e ANÁLISE. Pois é muito importante ao Líder ter pessoas certas ocupando posições corretas em uma organização. São BENTO em sua vida de oração e observação, descreveu que a instabilidade pessoal sobrepõe a qualquer tipo de domínio de organização e controle, devido ao fato de instalar sobre a comunidade sentimentos de desmotivação contaminante. Destacou em sua própria Obra (REGRA) algumas características para uma boa LIDERANÇA:
a) Estabelecimento de uma relação entre pessoas (boa comunicação); b) Elaborar metas que passam a funcionar como expectativas ou exigências (bússola) e c) Necessidade de observar e avaliar comportamentos, que devem ser transmitidas aos liderados (feedback). Afora vários conceitos sobre a LIDERANÇA, muitas das vezes, ocorre uma errônea associação entre o sentido maior de um LÍDER com ideias superficiais de mando ou de subordinação. O real sentido de Liderar significa despertar vida nos liderados e estar ao seu serviço. BENTO na elaboração de sua obra, percebeu e enfatizou um princípio inicial: temática da ‘Escolha’. Para Bento, esta ação humana de Eleição de alguém esta impregnada de uma ação Divina, no qual destaca-se a essência do chamado de DEUS na vida pessoal, do escolhido, e da comunidade, que escolheu. Então, na ‘Escolha’ prefigura-se o Voto da Obediência, sobre o qual toda a comunidade lhe deve submeter, não por sua figura humana em si, mas pelo revestimento da vontade de DEUS que lhe designou uma missão a ser cumprida, que é a de ‘Apascentar suas ovelhas’. Assim, o escolhido será constituído de determinadas qualidades básicas, que lhes outorgarão a qualidade de verdadeiro Líder, ao modelá-lo em sintonia ao Modelo Perfeito, JESUS CRISTO. Este processo de ESCOLHA analíticos foram desenvolvidos por ‘Evágrio Pôntico’, que denominou-os de “Logismoi”. Em suas observações subtendeu que poderia ocorrer uma agravante mistura entre a atitude de liderar com suas necessidades devidamente mascaradas, em que paixões reprimidas poderiam determinar todas as ações do líder, o que impediriam de executar sua missão primordial de Líder. Nos próximos textos, será neste aspecto que adentraremos nosso estudo para podermos enxergar e vislumbrar o real significado de LIDERANÇA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com