quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. III)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Nesta data daremos prosseguimento a nossa Formação sobre GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica). A temática a ser abordada será OS SERVIÇOS NA REUNIÃO DA ORAÇÃO. O momento da Reunião cada componente sempre estará responsável por cada tópico deste encontro, pois já experimentaram o BATISMO DO ESPÍRITO SANTO e aprofundaram seu conhecimento na Identidade e Uso dos Carismas recebidos. São organizadas em Equipes de serviços específicos, dos quais já receberam FORMAÇÃO ADEQUADA para exercê-los. integração da Reunião. Iremos disciplinar acerca das mais importantes destas Equipes que atuam na Reunião de Oração:
1) ARRUMAÇÃO: Encarregada de preparar o ambiente para um grande momento de louvor. Cuida da arrumação e disposição das cadeiras, da caixinha de pedidos de oração, da mesa ou ambão para o pregador, da preparação do altar e decoração do ambiente, a fim de propiciar um lugar limpo e acolhedor aos que chegam e criar um clima favorável à fraternidade. Por fim, ao término da Reunião, deixa a sala arrumada e limpa.

2) ACOLHIMENTO e RECEPÇÃO: São os membros que estarão às portas para acolher desde o início as pessoas que vão chegando, dando-lhes as boas-vindas. Sabe-se que o contato humano prazeroso e alegre é uma grande porta de entrada e permanência de pessoas no Grupo de Oração, e existindo tal sentimento de fraternidade e de amor será mais facilmente criada por meio do contato pessoal e da amabilidade com que se recebem os que vão chegando. CONTINUA FORMAÇÃO RCC




3) MÚSICA: A Psicologia nos revela que a música sempre será uma porta de entrada para se sentir acolhido em qualquer ambiente. É um auxílio para iniciar a Reunião (cantos alegres e rápidos, gestos, palmas e movimentação), ajudando a retirar do meio da multidão os obstáculos a graça de DEUS no meio delas. Sendo importante que exista um ministério de música bem organizado, ou, pelo menos, pessoas que possam exercer tal função com responsabilidade. Seu objetivo é ministrar o amor e a Palavra de DEUS, criando ambiente propício para o batismo no Espírito. Desta forma NÃO PODERÁ SER VISAULIZADA COMO MERA TAREFA A SER EXECUTADA (atrapalha a ação Divina). Portanto, SUA FUNÇÃO PRIMORDIAL SERÁ: Evangelizar, Ensinar, Inspirar, Encorajar (atenção cuidadosa). Duas são as características de cada componente deste Ministério: OBEDIÊNCIA e HUMILDADEA primeira será a relação dos componentes da Música com a Coordenação. A segunda será o reconhecimento de que faz realmente a Graça acontecer sempre será o Senhor (Jo. 15, 5). A importânica deste Ministério é a comunicação so AMOR de DEUS. Ponto primordial, será que AS VOZES dos Ministros que lideram o louvor DEVEM SOBRESSAIR sobre os instrumentos. Pois o fim dos instrumentos musicais NÃO SÃO SUBSTITUTOS A VOZ HUMANA, mas acompanhá-la. Evite-se SOM MUITO FORTE e muito ALTO. Caso haja ausência de instrumentos musicais, encorajage-se o canto comunitário das pessoas presentes. A música deve facilitar o louvor e a adoração.
4) CRIANÇASExistirá uma Equipe de pessoas aptas a ficar com as crianças no horário da Reunião. Cabe a esta cuidar das crianças para que não “atrapalhem” a condução do louvor, mas que também, já iniciem a EVANGELIZAÇÃO das mesmas, cuidando de futuros participantes do próprio Grupo (ensino de louvar e oração = “grupinho de oração” ou uma “escolinha”). Os constituintes desta Equipe devem possuir o carisma da alegria, da paciência, do amor aos pequeninos, da animação e muita criatividade e domínio, pois assim conseguirão manter a boa ordem e despertarão nas crianças o gosto pela oração e pelo louvor.
5) INTERCESSÃO (1ª Tm. 2,1-2.8): Sendo a Intercessão é a oração daquele que fala a DEUS dos problemas dos homens, caberá aos seus componentes, estar sempre na posição de CANAL ABERTO à vontade de DEUS. Disto fique ciente de que EVITE-SE A TENTAÇÃO de colocar na a Intercessão pessoas que “não sabem fazer outra coisa”. Este Ministério é uma das primordiais bases do Grupo de Oração, e deve SER RESPEITADO em sua essência. Portanto, deve acontecer uma preparação de cada constituinte, que estarão prontas para exercerem o discernimento, com eficaz vida de oração pessoal e comunitária. O fortalecimento da Intercessão acontecerá pelo estudo da Palavra, da escuta de DEUS, da Eucaristia, da penitência, da adoração ao Santíssimo. Primordialmente, o Intercessor deve possuir em seu âmago um amor que se entrega e confia, ajudando a sustentar a fragilidade do outro. Salienta-se que o momento de Oração deste Ministério SEMPRE ESTARÁ VOLTADO para AS NECESSIDADES de TODAS as pessoas do Grupo de Oração. Se tornam os ministros vasos de bênçãos em favor dos outros, esquecendo das necessidades pessoais e orando pelo grupo. A reunião deste Ministério deverá acontecer uma vez por semana diante do sacrário (sempre que possível). Nessa reunião, ora-se pelas necessidades do Grupo de Oração e também pelos pedidos feitos durante a reunião de oração e pelos pedidos diocesanos, estaduais e nacionais. Pode haver uma pessoa responsável pelo ministério de intercessão.
6) PREGAÇÃO: Caberá a este Ministério a função de ministrar o ensino 9falta do Ministério de FORMAÇÃO!!!), a instrução e a proclamação querigmática da Palavra. Deve prosperar neste Grupo pessoas com o dom de ensinar, de falar sob a unção do Espírito (2ª Tm. 4, 2.5).
7) CURA e LIBERTAÇÃO (Tb. 12, 14-15): Assemelha-se com a Intercessão, em que serão pessoas de intimidade com DEUS, conhecimento e afinidade com Sua Palavra e terem experiência e bom uso dos carismas. Estarão aptas a conceder as pessoas que participam da Assembléia um atendimento em relação as suas necessidades (acompanhamento, libertação, cura feridas, etc.). Essa equipe pode prestar atendimento às pessoas antes ou depois da reunião de oração (ou durante, se houver algum caso que assim o necessite), que também poderá acontecer em outro dia, e horários previamente marcados.
Chegamos ao término deste Tema. Logicamente, subsistirá utros Ministérios, porém, estes são os mais comuns. Sabe-se que todos devem ser bem discernidos e avaliados pelo Núcleo do GO. Para um bom progresso que efetive-se, comumente, a FORMAÇÃO de cada componente, e que seja observados e experimentados cada componente. QUE DEUS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com