quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CARISMA DO DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje desenvolveremos a Formação sobre os CARISMAS. Neste tópico explicaremos acerca do DOM DO DISCERNIMENTO. Este belíssimo DOM DO SANTO ESPÍRITO poder-se-ia conceituar da seguinte forma: "... Dom do Espírito Santo através do qual uma pessoa percebe, intuitiva e instantaneamente, quais espíritos estão presentes e operantes em uma palavra, ação, situação ou pessoa (santo, demoníaco, humano, ou a mistura destes) ..." (Robert DEGRANDIS, Carismas, dons do amor de Deus, p. 47.).
Como podemos perceber a importância deste DOM? Nos PERMITIR IDENTIFICAR qual Espírito está IMPULSIONANDO ou INFLUENCIANDO a ação, situação, desejo, decisão, palavra, proposta, oferecimento, etc. Traduz-se como ação divina que ilumina-nos e nos orienta a perceber a origem e a causa de certos fenômenos misteriosos e inexplicáveis. Seria a distinção de qual Espírito está agindo em cada situação (de DEUS; O humano; o Demoníaco). Desta forma, poderíamos classificar os tipos de Discernimento na seguinte ordem: CONTINUA A FORMAÇÃO SOBRE DISCERNIMENTO.


a) Reflexivo (bom senso): É o alcançado pela inteligência (estudo); pelo raciocínio lógico (Formação, observação); pela experiência de vida (vivência).

b) Doutrinal: É o adquirido pelo conhecimento da Sagrada Escritura, da Sagrada Tradição e da Doutrina da Eclesia. Ex.: “... Pelos seus frutos, os conhecereis ...” (Mt 7,16-20). "... Contudo, surgem no mundo os falsos profetas que vêm disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores ..." (Mt 7,15).
c) Carismático (1ª Cor 12,10): É quando o ESPÍRITO SANTO capacita para distinguir no interior qual espécie de Espírito está movendo uma pessoa ou uma comunidade.
Salutar é orientar que estes tipos de Discernimentos andam juntos e se completam. E desta forma poderemos demonstrar a suas utilidades perante o meio que vivemos a nossa experiência Carismática. Podemos enfatizar que a sua utilização poder-nos-ia EXPERIMENTAR:
A) Desenvolve ações sempre corretas na vida;
B) A descoberta da real VONTADE DE DEUS em nossas vidas;
C) Desenvolve em nós melhorias nas funções de Coordenação, Pregação e Animação;
D) Confirma e desenvolve os demais Dons, podendo ser considerado como protetor da autenticidade dos Dons do ESPÍRITO, de possíveis adulterações.
Para fundamentar esta formação poderemos observar na vida de CRISTO o seu desenvolvimento, vejamos algusn exemplos:
a) “... Se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá ...” (Mc. 3,22-27; Mt. 12,28).

b)“... É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado ...” (Mt. 12,12; Mc. 3,1-16).
c) Na repreensão de Pedro (Mc. 8,31-33).
d) “... Errais não compreendendo as Escrituras e o Poder de DEUS ...” (Mt. 22,29; Mc. 12,24).
e) No discernimento do caso do cego de nascença (Jo. 9, 1ss).
f) “... Não sabeis qual Espírito vos anima. O Filho do Homem não veio para perdê-los, mas para salvá-los ...” (Lc. 9, 51ss).
Desta forma poderemos observar no contexto das Escrituras algusn exemplos negativos, pela falta de um Discernimento Divino:

A) Gn 3,17: A falta de discernimento de Eva, que não observou o que lhe era ofertado vinha de DEUS ou não;
B) 2ª Sm. 11, 1-17: As situações embaraçosas criadas por Davi.
Mas COMO DAR-SE-IA a sua ÍNTEGRA MANIFESTAÇÃO do DISCERNIMENTO? Sendo um do DOM de DEUS, sua base será o conhecimento de DEUS e de sua Palavra. Sua manifestação assemelha-se com a intuição ou como uma 'Voz da Consciência'. Desta forma, necessita-se de que possamos PEDIR COM FÉ este DOM ao ESPÍRITO SANTO, acolhendo-o no íntimo e ir analisando suas manifestações, pois sempre será um APRENDIZADO.
O que percebemos é que este DOM é indispensável na comunidade, no grupo de oração e na família que ora, pois permite distinguir fenômenos, manifestações de todo tipo. Para alcançar este Dom nos é necessário perseverar em orações, na vida sacramental, no estudo da Palavra, na docilidade ao ESPÍRITO SANTO, nas devoções marianas e na Doutrina da Eclesia, para que, nesta forma, possamo crescer no conhecimento de DEUS e ficarmos muito mais abertos ao CARISMA DO DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS. Como observamos sua utilidade poder-se-ia ser visto na orientação pastoral, na percepção da ação de DEUS e de sua vontade (1ª Jo. 4,1). Espero que mais este artigo possa ajudar na reflexão dos DONS CARISMÁTICOS e que possa desenvolver nos GO uma perfeita harmonia e utilização destes Dons na vida comunitária. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com