segunda-feira, 15 de agosto de 2016

TODOS OS ASPECTOS PRÁTICOS DO OFÍCIO DIVINO (LITURGIA DAS HORAS E ORAÇÃO DAS HORAS - 3ª PARTE)



GRAÇA e PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUM)ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Continuando à nossa Formação sobre a 'LITURGIA DAS HORAS ou ORAÇÃO DAS HORAS', iremos explanar sobre as Horas especificamente. Com o tópico 'A Santificação do Dia ou as diversas Horas do OFÍCIO DIVINO', destacaremos a importância e a extensão de cada momento. As Horas primordiais, quer para a Hierarquia, quer para o Laicato, serão a LAUDES e as VÉSPERAS. Em conformidade com a própria Tradição antiga, as LAUDES, representam a Oração pela MANHÃ e as VÉSPERAS a Oração da TARDE (SC, n.º 89a e 100), para os Judeus, representando a do término do dia. A primeira possui o intuito de Santificar o período inicial do dia ou matutino (SÃO BASÍLIO - Sl. 76(77),4), no sentido de oferta do dispendio do corpo ao labor diário (Sl. 5,4-5). No sentido teológico, representa a Nova Luz de um dia preencddio com a Esperança, e neste caso, significativo derivação no momento da ‘RESSURREIÇÃO DO SENHOR’ (Jo. 1,9; Ml. 3,20; Lc. 1,78 - S. CIPRIANO). As VÉSPERAS, são celebradas ao declinar do dia, cujo sentido de agradecer a DEUS por todo o ocorrido (S. BASÍLIO, Regulae fusius tractatae, REsp. 37,3; PG 31,1014), representando o levantar das mãos pelos Judeus como sacrifício vespertino (Sl. 140(141),2), descrevendo o mesmo Sacrifício realizado por JESUS com seus Apóstolos (Ceia da Quinta Feira Santa ou da Expiação na Cruz - CASSIANO, De institutione). Desta feita, a importância fundamental destas Orações para a Comunidade Cristã, principalmente para aqueles que vivem comunitariamente, devendo sua recitação ser publica e comunitária. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

AS LAUDES e as VÉSPERAS iniciam-se com o Vesículo INTRODUTÓRIO: "VINDE Ò DEUS, EM MEU AUXÍLIO. SOCORREI-ME SEM DEMORA", seguido do "GLÓRIA" com o ALELUIA (Omisso na Quaresma). No caso das LAUDES, este introito pode ser suprimido, caso tenha-se efetivado o INVITATÓRIO (início da ORAÇÃO das HORAS e da LITURGIA DAS HORAS). Segue a proclamação do 'HINO' correspondente (ORAÇÃO DAS HORAS sequência PG n.º 738 à 742 e745 à 748 - LITURGIA conforme a sequência do dia). Posteriormente vem a SALMODIA, uma sequência de 03 (três) Orações seguidos (Dois Salmos e um Cântico), que serão disciplinados à frente. Na 'LAUDES', um Salmo matutino, um cântico do AT e um Salmo de LOUVOR. Na VÉSPERAS, serão dois Salmos ou duas partes de um Salmo longo, e um cântico tirado das Cartas dos Apóstolos ou do Apocalipse. Depois, vem a LEITURA BREVE ou  LONGA, possuindo a mesma importância da Proclamação da PALAVRA (Variação em conformidade com o dia, tempo ou festa). Pode ser escolhido outra, quer do Ofício das Leituras, da Lectio Divina ou da Missa. Caso o entendimento de quem esta a frente da Oração, possa realizar uma breve homilia, com seguido tempo de SILÊNCIO (meditação). Após vem um CANTO RESPONSORIAL (pode ser omitido), e em caso substituído por outros (dentro da liturgia). Em seguida, recita-se o CÂNTICO EVANGÉLICO {LAUDES = Cântico de ZACARIAS (BENEDICTUS - Lc. 1, 68-79) & VÉSPERAS = Cântico de MARIA (MAGNIFICAT - Lc. 1, 46-55)}. Ao fim do Cântico, nas LAUDES advêm as PRECES, nas VÉSPERAS vem as INTERCESSÕES. Após o 'PAI-NOSSO' e a ORAÇÃO CONCLUSIVA. E concluindo, no caso de Sacerdote ou Diácono a saudação habitual 'O SENHOR ESTEJA CONVOSCO (...) GRAÇA  A DEUS', com leigos, conclue-se: "O SENHOR NOS ABENÇOE (...)". No próximo texto explicitaremos sobre a HORA MÉDIA (NOVE, DOZE E QUINZE HORAS) e as COMPLETAS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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