quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LIDERANÇA: QUANDO AS PESSOAS CAEM, NÓS AJUDAMOS A LEVANTAR DE NOVO


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Paremos um pouco e refletirmos: POR QUE SERÁ QUE SEGUIMOS ALGUÉM? QUAL O FUNDAMENTO ESSENCIAL DE DARMOS PASSOS EM DIREÇÃO A UM CAMINHO TRAÇADO POR OUTREM? Na base bíblica observamos a figura de S. JOÃO BATISTA, qaundo muitos chegam perto de si e buscam respostas, Ele, simplesmente, INDICA em DIREÇÃO A JESUS: "... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO ...". Em outra localização bíblica, este mesmo CRISTO apenas se aproxima de outros e diz: "... VÊM, SEGUE-ME ...", e muitos deixaram tudo e foram pelos seus passos. MAS POR QUE? POR QUE MUITOS QUE NOS SEGUEM, UM DIA, ACABAM DESISTINDO? O que transcorre é que o que se ABANDONA, na verdade, não são trabalhos, projetos, ministérios, etc., mas sim, PESSOAS. Infelizmente, a saída de pessoas de determinadas instituições, deve-se ao fato da própria Liderança, pois não desistem dos empregos, cargos, responsabilidades, mas sim de seus Líderes. Por que tais intituições nada fizeram contra elas, mas as AS PESSOAS 'SIM'. Geralmente, no início, a Liderança sempre pode e deve causar uma impressão fortíssima e qualificadora, junta-se a tal fator a MOTIVAÇÃO PESSOAL ou otimismo que a pessoa já carrega em seu interior, tudo é novo e inspirador. Mas o tempo é sempre qualificador de pesosas e ações em si. Nele, todas as máscaras acabam caindo e se REVELA TODA A NOSSA VERDADE, não se subsistirá as aparências. Desta forma advêm um questionamento: POR QUEM ESTOU EM MINHA CAMINHADA? EM QUAL DIREÇÃO FIXO MEUS OLHOS? CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANCA!!!

Um dos questionamentos básicos da psicologia, nos adverte que, geralmente, o abandono acontece por subsistir qualquer aspecto de DESVALORIZAÇÃO. Certa vez, perguntou-se a um casal de velhinhos, o porque a conviência de mais de 60 anos de casamento era duradouro e feliz. A resposta, veio de uma forma surpreendente, apenas enfatizou-se que dia-dia, sempre tinha palavras agradáveis para a pessoa amada. é comum para cada um de nós, se sentir bem, ao receber de um terceiro palavras amáveis, de ouvir coisas boas ao nosso respeito. Aqui não está o tópico da bajulação, mas do respeito do SER HUMANO. JESUS sempre tinha em si a verdade, mas ELE tinha o ZELO pela nossa humanidade, e eis a causa de se FORMAR HOMEM COMO NÓS. Ter Amor, não é simplesmente passar a mão na cabeça, mas RESPEITAR a DIGNIDADE HUMANA e no erro CORRIGÍ-LA. NÃO É SIMPLESMENTE APONTAR DEFEITOS, mas demonstrar o ERRO, e desenvolver as qualidades para suplantar o mesmo. Basta de sempre ouvir: "FOI VOCÊ QUE ERROU!". Simples, sempre será se ISENTAR de suas RESPONSABILIDADES, e demonstrar a do outrem. "... É IMPOSSÍVEL AGREGAR VALOR A ALGUÉM QUE DESVALORIZAMOS... MOTIVO? PORQUE NÃO DÁ PARA SE COMPORTAR DE UMA FORMA INCOERENTE COM AQUILO EM QUE ACREDITAMOS ..." (JOHN C. MAXWELL). Quando insurge a DESVALORIZAÇÃO de PESSOAS, a Liderança sempre começa a MANIPULÁ-LAS, ou seja, utilizam-nas como OBJETO, não como Pessoas. Então, deve a Liderança aprender a observar, a buscar mais as qualidades e expressar tal observação em seu meio.
Outro ponto necessário, é que devemos ser (LÍDERES) pessoas CONFIÁVEIS. Já disseram: "... Líderes eficazes trabalham para que as pessoas se sintam fortes e capazes ..." (MICHAEL WINSTON, Diretor Finaceiro e de Liderança). Sempre será dificil desenvolver qualquer tipo de trabalho, quando se gera DESCONFIANÇA. Sem se estabelecer fortes laços de relação, sempre ficará faltando algo no desenvolvimento de qualquer trabalho ou ação. Em muitas Lideranças a CONFIANÇA se assemelha a um vidro. Bastat um pedra ser lançada e ela se fragmenta totalmente. Mesmo que se busque resgatar e colocar os pedaços no mesmo lugar, semrpe, sempre, FICARÁ MARCADO AS FERIDAS CRIADAS.
Certa vez efetivou-se uma pesquisa (Manchester Consulting), e descobriu-se causas que fragilizam a CONFIANÇA na Liderança: 1) AÇÕES CONTRADITÓRIAS (Fazer o contrário que se diz); 2) BUSCA DE VANTAGENS PESSOAIS; 3) SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÕES; 4) MENTIRAS; 5) MENTALIDADE FECHADA.
Mas de forma positiva, tal pesquisa demonstrou que as atitudes que firmam a CONFIANÇA serão: 1) INTEGRALIDADE; 2) COMUNICAÇÃO ABERTA (Valores e Objetivos); 3) RESPEITABILIDADE GERAL; 4) CONCENTRAÇÃO NAS METAS COMUNS (nunca no interesse próprio).
Ficou visivel que estabelecer e manter a confiança sempre estará ligado a INTEGRIDADE e COMUNICAÇÃO, ou seja, será preciso ser COERENTE, ABERTO e SINCERO. "... Fazer a coisa certa, não se importando o risco pessoal ..." (JOHN C. MAXWELL).
Enfatizou-se que subsistem dois tipos de Liderança (Fr. ELIAS VELLA): 1) PASTORES e 2) BOIADEIROS. Parece cômico, mas, tive que concordar com esta classificação, que mais se aproximava da nossa atualidade. O Boiadeiro, também, como os Pastores, guiam e são seguidos por muitos. Porém, a visão daqueles será apenas o seu OBJETIVO, aquilo que ele pensa em ser proveitoso para si. Ele não se envolve com os bois, mas pensa neles como objeto de sua lucratividade (carne), se não conseguirem levar a todos, não importa, mas levar alguma coisa, para receber a gratificação posterior. Os Pastores NÃO se comportam assim. O que mais vale para eles, são as ovelhas. E não importa como elas são (dificeis, irritantes, grosseiras), pois são suas ovelhas, e são tratadas com carinho, mesmo que as mesmas não desejem assim. Os Pastores buscam as perdidas. Os Boiadeiros, deixam-nas no local para morrer, e depois buscam seus restos para ganhar alguns trocados. Tudo isto, se conceituará como INCOMPETÊNCIA. Tal Líder não poderá liderar um grupo de pessoas de competência. "... As pessoas seguem naturalmente os líderes que demonstram ser mais fortes do que elas ..." (Lei do Respeito - JOHN C. MAXWELL - AS 21 IRREFUTÁVEIS LEIS DA LIDERANÇA).
Outro fator de desistência é a INSEGURANÇA. Quando se busca de toda a forma poder, posição e reconhecimento, sempre estar´querendo mascarar os medos, suspeitas, desconfianças e ciúmes. Como já conceituado anteriormente, verdadeiros Líderes sempre DESENVOLVEM outras pessoas e a SI MESMO. Quem é inseguro nunca proporcionará tal fator. Sua atitude é se TORNAR INDISPENSÁVEIS. Nunca desejam que os outros sejam bem-sucedidos, mas que dependam dele. Desta forma, tornam-se carrascos e aprisionam a muitos, tiram-lhes o prazer de viver. Não querem que ninguém alcance uma estatura maior, mas, fique atrelado a sua pequena estatura (... se não cresço, niguém também pode ...). Com base neste texto, se demonstra que um dos primordiais princípios de se desenvolver Movimentos, Entidades, Grupos, semrpe estará no ATO de ESCOLHA. Por isto, nos é necessário sempre rogar a DEUS que nos enviem trabalhadores sérios para a messe que é grande. Oremos Irmãos, para sabermos escolher bem nossos Líderes. QUE DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com