quarta-feira, 6 de junho de 2012

ESCOLHER A LIDERANÇA! UMA AÇÃO DE DEUS E MINHA TAMBÉM (4ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje continuaremos esta Temática importantíssima que é a LIDERANÇA, e como deve ser essencial a sua ESCOLHA. Agora toda a escolha perpassa por uma análise, uma OBSERVAÇÃO da figura do VERDADEIRO LÍDER. O APOSTÓLO PEDRO (1ª Pd. 5,1 ss), nos coloca um ponto essencial a ser observado naqueles que nos devem pastorear: "... Eis a exortação que dirijo aos anciões (...) Velai sobre o rebanho de DEUS, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangido, mas espontaneamente, não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; ...". Nesta situação o Pastor escolhido por CRISTO para ficar à frente de sua Igreja, orienta aos Pastores todas as ações devem possuir uma conotação ESPONTANEA. Não somos obrigados, mesmo nos momentos de escolha (votação), a assumir responsabilidades que, em nossa opinião, não temos o devido preparo. Somos LIVRES, e temos a responsabilidade de irradiar esta capacidade concedida do alto, caso contrário, nossas atitudes estarão eivadas de pensamentos e sentimentos negativos, perceptíveis pelos Liderados, e que desencadearão em situações de desânimos, apatias, distensões, intrigas, divisões e morte individual e comunitária. A ação primordial do LÍDER será a de exalar, perfumar o ambiente, grupo, núcleo com o aroma do AMOR VERDADEIRO. Como prediz o princípe dos apostólos NÃO DEVE HAVER na mente e no coração do LÍDER qualquer tipo de INTERESSE (principalmente a satisfação pessoal). Traduzindo, os LÍDERES NÃO DEVEM se comportar da mesma forma ESCANDALOSA que os pastores da Judeia denunciada pelo Profeta Ezequiel (EM VEZ DE APASCENTAR AS OVELHAS, ELES AS DEVORAVAM) CONTINUA A FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!


Mas, COMO SERIAM AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM E VERDADEIRO LÍDER? Em suma, o LÍDER deve ser o próprio CRISTO. E SERÁ POSSIVEL? MESMO DIANTE DE NOSSAS FRAQUEZAS E LIMITAÇÕES HUMANAS? Observe-se que DEUS não nos obriga a mudarmos o nosso SER, nossa IDENTIDADE. A nossa transformação, ou melhor, METANÓIA, NUNCA SERÁ UM PASSE MÁGICA, mas, um CRITERIOSO PROCESSO VOLUNTÁRIO, CONTINUO e CONCRETO, em suma, esta pessoa, este LÍDER deve estar IMPREGNADO da VIDA de JESUS, em seus pensamentos, palavras e ações, ou seja, vemos um NOVO CRISTO. A constituição da palavra 'IMPREGNAR' esta associada a substância aromática denominada 'Perfume'. Desta feita, como já é do nosso conhecimento a essência química deste elemento irradia uma sensação positiva em nossos sentidos de olfato, e que desencadeiam uma série de respostas psiquicas positivas em todo o ambiente em que se encontra. Portanto, a presença de um excelente perfume poderá desencadear uma transformação profunda no meio, que poderá ocasionar a promoção de um estado de harmonia, alegria e bem-estar. Desta forma, um dos melhores exemplares será o Perfume Francês, que me sua cosntituição química agrega as melhores substâncias, as quais efetivam o seu valor, tão forte e poderoso, que basta tocar em pessoas e objetos, que seu aroma ficará marcado, ou 'IMPREGNADO'.
Neste diapasão, deve ser o LÍDER uma pessoa, que da mesma forma que o Perfume, deve possuir em sua VIDA a própria FRAGÂNCIA de CRISTO (2ª Cor. 2,15-17). Deve ser um HOMEM, não algo ou alguém adstrito da realidade, permeado de suas limitações pessoais (fraqueza, pecado, etc.), particularmente perceptíveis aos demais, mas que, em tudo que efetiva ou proporciona, estará EXALANDO o AROMA de JESUS, melhor, SANTIDADE. Sua distinção, está no fato de seus projetos, desejos, sonhos terem respaldo, base nas VONTADES de DEUS. O LÍDER VERDADEIRO SERÁ UM 'HOMEM' IMPREGANADO DE DEUS. É algo concreto, quando os Liderados nos olham, conseguem observar-nos como MODELOS a serem perseguido e conquistado para suas vidas particulares, como pessoas de profunda intimidade com DEUS. Serão os LÍDERES MODELOS de COMPORTAMENTO e de CONDUÇÃO de VIDA. Assim, quando estamos em um 'JARDIM' (Karol e Rafaelly), mesmo que não possamos visualizar as flores, rosas, estas terão suas presenças confirmadas pela fragância que exalam no ambientel. O LÍDER será este Homem (Mulher) que apesar de sua estruturação limitada visualizada, será capaz de IRRADIAR a FRAGÂNCIA PERFEITA de JESUS em suas PALAVRAS, PENSAMENTOS e SENTIMENTOS. Agora, de ONDE PROCEDE ESTE AROMA INEBRIANTE? O HOMEM DE DEUS, o LÍDER obtem do ESPÍRITO DE DEUS. Portanto, o PASTOR será aquele que vive e permeia, no meio que se encontra, a EXPERIÊNCIA REAL DO BATISMO DO ESPÍRITO, ou sua EFUSÃO PLENA E CONTINUA. E esta vivência única e constante desemboca na vida do LÍDER vários outras características devidamente refletidas na vida, que de forma ABSOLUTA o CARACTERIZARÃO como um BOM PASTOR, PAI, LÍDER, como se desejar nomear. Estas demais características serão explanadas no próximo texto. Espero que o presente possa esclarecer com observar um VERDADEIRO LÍDER. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com