terça-feira, 5 de junho de 2012

QUAL SERÁ O IDEAL DE MINHA VIDA? (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia, a nossa FORMAÇÃO PESSOAL, bem que pdoeria ser direcionada para a Juventeude, por causa de seu contexto ímpar. Porém, o assunto a ser tratado possui direcionamento amplo e irrestrito. Questione-se: CONHEÇO REALMENTE O IDEAL PARA MINHA VIDA? Em nossa atualidade a plavra CONHECER toma constituição conceitual distinta de sua real essência. Quando perguntamos à alguém (principalmente os jovens): "Você conhece ...", a resposta enfaticamente será positiva, e agregado-se a esta, um novo valor de que mesmo não tendo um contato vivencial direto, tem-se uma conceito idealizado de sua constituição, traduzindo 'FAÇO UMA IDÉIA'. Na verdade observa-se uma banalização do CONCEITO de SER e VIVER. Evoluindo nossa idéia, será que as pessoas possuem uma noção exata do que significa ser 'CRISTÃO'. Observando muitos setores, tomamos certa ciência de que a tradução do conceito do Cristianismo será a de VIVER EM UMA DIMENSÃO APARTADA DE DIFICULDADES, E QUE POSSUI INTERAÇÃO NA RENÚNCIA DE PERSONALIDADE E IDENTIDADE PRÓPRIA. Do contrário, o SER CRISTÃO se faz NECESSÁRIO POSSUIR UMA PERSONALIDADE, e bastante COESA E FORTE. Entretanto, as leis ditatoriais vigentes, sempre nos conduzirão aos aspectos superficiais da VIDA ('Eu ouvi falar'; 'Eu vi de relance'; 'Conheço de longe',etc.). Porém, a verdadeira constituição do VERBO CONHECER tem sintonia com outro verbo concreto: "EXPERIMENTAR". CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


O SER HUMANO ele é construído sobre bases socio-psicologicas (Virtudes, Moral e Ética), dos quais derivam a formação da PERSONALIDADE e IDENTIDADE. Mas necessita-se de um modelo para poder desenvolver-se. Somos as únicas criaturas, que ao nascer somos integralmente DEPENDENTES. Enquanto, as demais logo ao nascer já podem interagir com o ambiente (andar, correr, buscar alimentos, etc.), NÓS, grandes HUMANOS somos lançados no nosso universo da imperfeição e da inutilidade ao NECESSITARMOS DA AJUDA de nossos Pais, para adquirirmos o complexo e completo desenvolvimento existencial. Somos SERES CARENCIAIS do OUTRO, cuja necessidade eclodem em nossos próprios SENTIDOS (tocar, cheirar, ver, ouvir e falar). É o que vislumbramos quando ao nascer de nossa prole, os PAIS (Pai e Mãe), perfilam suas integras atenções ao recém-nascido. quando o vemos, no berço, e nos derramamos em sentimentos alucinógenos, que nenhuma das mais poderosas drogas fabricadas pelo o homem poderiam nos proporcionar. Algo extasiante, a nossa Paternidade e Maternidade afloradas, quando só queremos TOCAR, OUVIR, CHEIRAR, VER e, principalmente, FALAR, mesmo que coisas desmedidas e sem nexo algum, para alguém que sequer nos compreende, e achamos sermos compreensíveis, mas que, apenas, responde por causa da tonalidade da voz, dos olhares amorosos direcionados, dos toques que ressoam o puro amor de proteção. Então, este SER pequeno e fragil entende a MENSAGEM DO AMOR (estou seguro), e se entrega totalmente. E olhem, esta captação acontece desde a CONCEPÇÃO, no desenvolvimento uterino (relação única e profunda mãe e feto), e dos sentidos externos, afetuosos do pai que o aguarda (bem como ele quer ver aquela segunda voz doce). Perfilo isto, por experiência própria, de ao colocar em minhas mãos o meu Filho mais novo, este ao ouvir minha voz, simplesmente, SORRIU para mim (como se dissesse: esse eu conheço). Portanto, será esta a GRANDE EPIFANIA DE DEUS, de nos doar, em nosso íntimo, este tesouro, esta semente de AMOR (IMAGEM e SEMELHANÇA). E ficamos pasmados, quando assistimos as mulheres em RENEGAREM a si mesmas este presente DIVINO, e de observarmos, cada vez mais, os homens renegando suas responsabilidades paternais. Em suma, somos frutos desta LEI COSMOLÍSTICA, de sermos DEPENDENTES DE AMOR. Por isto, CHAMAMOS DEUS DE PAI, por que somos como bebês (olhar Divino), carentes e necessitados de atenção e cuidado, e que precisamos de aflorar os sentidos e perceber do alto que somos amados e queridos. Pois em nosso Ser aspiram-se conceitos e projetos supremos de nosso complexo desenvolvimento, que se agitam em nosso interior, buscando ser REFLEXO deste MODELO PERFEITO DE VIDA, ou seja, DEUS. Agora, nesta ânsia de alcançar a estatura ideal e planejada pelo alto, temos uma figura singular: JESUS CRISTO (VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM). Eis o ideal por excelência. Ser o HOMEM PERFEITO desejado e criado a IMAGEM e SEMELHANÇA do PAI.
Ora, de forma resoluta, devemos combater esta IDÉIA SUPERFICIAL de Ser humano que busca ser implatada em nossa sociedade. O que ocorre, na verdade, é que estamso proporcionando o ANIQUILAMENTO deste CERNE verdadeiro, chamado HOMEM, deste REFLEXO PERENE E ABSOLUTO de DEUS, que hoje ainda não alcançado, mas PRETENDIDO e PLANEJADO pelo PAI. MAS, O QUE ACONTECE? Explano as palavras de DOM RAFAEL LLANO CIFUENTES, que descreveu a pura realidade vivenciada pelos os que abraçam o Cristianimo: "... É muito triste observar que os que lideram certas atividades pastorais ou movimentos católicos são profissionais medíocres e homens de caráter fraco, carentes de qualidades de liderança (...) quando se apresenta diante de nós uma personalidade marcante, se eleva do mais fundo do nosso coração o desejo de imitá-la ...". Agora, se questionarmos; SE CRISTO É O IDEAL POR EXCELÊNCIA, POR QUE MUITOS NÃO O SEGUEM? A resposta fora enfaticamente respondida por D. RAFAEL. Infelizmente, os espelhos apresentados em nosso mundo, refletem diversas imagens, assim como no circo, na casa dos espelhos, observamos espelhos de vários tamanhos e dimensões, e eles irradiam todos os tipos de imagens. Porém, a NOSSA VERDADEIRA IMAGEM nunca. Desta forma, se encontra a SOCIEDADE atual, ou seja, FRAGMENTADA, sem uma única IMAGEM VERDADEIRA. por isto vivemos sem um IDEAL concreto, principalmente, a JUVENTUDE. Viver, na verdade, é CONHECER, EXPERIMENTAR O QUE SOMOS NA REALIDADE. Será o olhar para o espelho e observar qual o REFLEXO real de vida "EU" consigo irradiar. Não serão as pessoas capazes de definir o que "EU SOU". Mas, sou, verdadeiramente, a IRRADIAÇÃO PERFEITA do que DEUS PLANEJOU e CRIOU. No próximo texto concluiremos esta nossa idéa. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com