sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESTA É A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO (SANTIDADE - Cp. 1º - 1ª parte))


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, iniciaremos o 1º Capítulo do 5º Módulo da Formação Básica: SANTIDADE. Desenvolvendo a temática sobre a VONTADE DE DEUS para Nós. Ficando claro que a escolha de DEUS pelo seu povo está na prática da Justiça e no TEMOR de seu SER (1ª Ts. 4,3), e ao observar tal fato no meio humano, o próprio DEUS vem SANTIFICAR e SALVAR (Ef. 1,4), buscando constituir um Povo eleito (CIC n.º 781). Será este Povo eleito acaba participando de uma Assembléia, ou melhor, de uma Santa IGREJA (ECLESIA), constituída como 'Esposa' de CRISTO (Ef. 5, 25-26), santificada por sua Palavra e purificada pela água abençoada. Em suma, a SANTIDADE da IGREJA se origina integralmente da SANTIDADE e do AMOR de JESUS, melhor, da SANTA CRUZ sinal perfeito deste AMOR {Lumen Gentium - Conc. Vat. II - n.º 39). Além, disto a SANTIDADE da IGREJA também se expressa pelo aspecto  da 'UNIÃO'. Então, fica-nos uma premissa primordial: COM SE REALIZA A SANTIDADE DA IGREJA? CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!


É o ESPÍRITO SANTO, que ao ser derramado no Batismo, realiza essa santidade em todos os que participam desta mesma Igreja. Em si, o ESPÍRITO é a alma do corpo Místico, penetrando-o e vivificando-o (Stefano di FLORES, Túlio GOFFI, Dicionário de espiritualidade, p. 1030—31).
"A Igreja unida a Cristo é santificada por ele; por Ele e Nele torna-se também santificante" (Conc. Vat. II, Sacrosanctum Concilium, n.º 10) É na Igreja que está depositada "a plenitude dos meios da salvação"(Unitatis Reintegratio, n.º 3). É nela que "adquirimos a santidade pela graça de DEUS." (Lumen Gentium, n.º 48). Eis a finalidade da Igreja, em que sendo SANTIFICADA e PURIFICADA por CRISTO, vem reunir em seu seio os pecadores, buscando a penitência e a renovação (CIC n.º 827). Desta forma, concretiza o chamado primordial do Homem, o de ser chamado de 'FILHO de DEUS' e de PARTICIPAR da VIDA DIVINA, por meio da Salvação de JESUS, reconciliados com o PAI, e plenificados com o ESPÍRITO SANTO.
Será desta forma que se observa a Justificação, ou seja, a remissão dos pecados, a santificação e a renovação do homem interior (CIC n.º 1989). É o ESPÍRITO SANTO que nos move interiormente para alcançarmos a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade, e isso nos torna santos. Nos ensina a AMAR a DEUS, e irradiando aos nossos irmãos. No convite feito por CRISTO para sermos PERFEITOS (Mt. 5,48), que será, também, caminho de SANTIDADE, deve ser percorrido por todos nós {Leigos, Sacerdotes, Crianças, Idosos, etc. (JOÃO PAULO II, Novo millenio ineunte, n.º 31.)}
Todo o homem é chamado a CONHECER e a AMAR a DEUS. Será em CRISTO, que somos pessoalmente chamados a essa VIDA DIVINA no ESPÍRITO SANTO, por um caminho de discipulado. Será por intermédio do Batismo, que adentramos na família de DEUS, e chamados a sermos SANTOS. A SANTIDADE de DEUS é o seu DESEJO de que, NÓS, participemos de SUA VIDA (Lv. 11, 44; 19, 2; 20, 26). Somos SANTOS porque DEUS nos chamou à santidade e nos deu condições para tal.
Ser SANTO é ser SEPARADO {Latim = SANCTUS, SANCIRE - delimitar, fixar, santificar (Peter EICHER, Didonário de conceitos fundamentais de teologia, pG. 811)}. Com seu similar Hebraico: qõdõs (santo) e qõdes (santidade), provavelmente vem de qõdad (cortar; em sentido cultual: ser afastado, separado do impuro, do profano) e destinado para o serviço de DEUS" (A.VAN DEN BORN, Dicionário Enciclopédico da Bíblia,. p. 1389-1393).
Só DEUS, é inteiramente Santo. A nossa santidade provém da santidade de DEUS, cuja existência se assentua a medida da nossa proximidade com o PAI (intimidade, justiça, fidelidade, caridade, perdão, etc.).
Assim, visualizamos no Catecismo "... O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar ..." (CIC n.º 27).
São considerados SANTOS os seres pessoais, porque são os únicos dotados de inteligência e vontade, que lhes permite por em prática e realizar a sua união com DEUS, de forma consciente e livre (1ª Pd. 2,9). Desta forma, no próximo texto, concluiremos o 1º Capítulo do 5º MÓDULO da FORMAÇÃO BÁSICA da RCC. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com