quinta-feira, 21 de junho de 2012

LÍDER: INSTRUMENTO E ADMINISTRADOR DA GRAÇA DIVINA


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Novamente, venho me desculpar pelos dias que não foram postado aalguns dias, mas estava em viagem e sem muito acesso a internet. Porém, a partir desta data estaremos dando continuidade a nossa MISSÃO. Adentrando no tópico de LIDERANÇA, iremos desenvolver a figura do LÍDER. Todos deveriam entender de que o que fazemos (LIDERANÇA) não acontece por nossas qualificações. NÃO SOMOS PROPRIETÁRIOS das GRAÇAS que acontecem ao nosso redor. Somos, e devemos SER continuamente, APENAS INSTRUMENTOS de DEUS. Somos ADMINISTRADORES dos DONS do ESPÍRITO SANTO, e que os mesmos devem ser DIRECIONADOS em BENEFÍCIO do PRÓXIMO. Agora para saber bem administrar, deve-se, prioritariamente, TREINAR a OUVIR a DEUS, em que para conduzir as ovelhas para DEUS, deve-se possuir um contato íntimo com o PAI, para poder escutar sua VONTADE. De forma analógica, também devemos estar aptos a ESCUTAR as PESSOAS. É o que entendemos por DISCERNIMENTO. CONTINUA FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!


Como já enfatizamos, a essência do SER HUMANO é o de se RELACIONAR com o outro. Neste diapasão, esta AÇÃO primordial requer de cada um o desenvolvimento do SENTIDO da AUDIÇÃO, , ou melhor, a ação da ESCUTA. Neste desenvolver do relacionamento humano, NÃO DEVE e NÃO PODE existir um aspecto de DOMINAÇÃO. O VERDADEIRO LÍDER se relaciona com o próximo permeado pelo sentimento de EMPATIA, que possui significação de compreensão das emoções do outro, mas sem adentrar em nossas próprios sentimentos, observando-as, analisando suas situações e compreendendo seus problemas. Traduzindo, um BOM e VERDADEIRO LÍDER possui COMPAIXÃO, e desta forma, se iguala ao próprio JESUS CRISTO. Como prediz a PALAVRA de DEUS: "... estamos no mundo, mas não somos deste mundo ...". Nossa vida e experiência não pode ser moldada na APATIA, que nada mais o é que a situação de ficarmos apenas concentrado em nossas situações, mesmo no ato de ouvir o outro. Fica-nos fácil distinguir estas posições, pois subsiste uma diferenciação básica entre ESCUTAR e OUVIR. A primeira ação é o estar TOTALMENTE presente e direcionado com um interesse pela situação do próximo. Enquanto, a segunda ação possui uma presença apenas material, mas sem uma interação ativa de interesse pelo o outro.
Uma das formas de observação se de fato estamos ou não escutando a pessoa, será a través da LINGUAGEM CORPORAL. O comportamente devido do LÍDER sempre será o de CONCEDER A ATENÇÃO, ou melhor DEMONSTRAR INTERESSE. Pois, na verdade, as pessoas nos procuram não para discutir situações, para serem julgadas, se é correto ou errado determinada situação. Vêem a nossa presença, para serem curadas, ou auxiliadas a buscar a devida cura. Portanto, será primordial passarmos para a pessoa que a estamos entendendo ('Sim! entendo você'; 'Sim, está claro'). Outro fator principal no ato de escutar, será o de misturar as próprias emoções e sentimentos com as do próximo. Em suma, o LÍDER deve, continuamente, aperfeiçoar o DOM da ESCUTA, buscando crescer a manter sempre o foco na pessoa que se está escutando.
Deve-se evitar a formulações de conclusões e interpretações IMEDIATAS. Por isto, deve estar apto a ESCUTAR. Muitas vezes o outro não vem procurar soluções, mas simplesmente, ALGUÉM QUE A ESCUTE. A PARTILHA desencadeia uma CURA automaticamente. Disto, fica-nos claro que só se deve interroper o outro apenas para lhe dar uma certeza de que você a está entendendo. Pois em si, as pessoas gostam de SEREM ACEITAS COMO SÃO (Frei Elias Vella). Então, a abertura para o conselho apeans acontecerá no exato momento em que o outro sentir de você que esta sendo aceita e percebe o AMOR vindo de sua parte. É fundamental, apenas, ater-se a situação apresentada, nunca ir além dela, caso contrário, desembocará um BLOQUEIO. Fique claro, que COMPREENDER não é o mesmo que CONCORDAR. Desta forma começamos a entender o que JESUS frisou: "... Eu conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem ..." (JO. 10,14). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com