sábado, 18 de janeiro de 2014

UMA VOZ, UMA ESCUTA, E UMA VIDA NOVA.


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. A PALAVRA DE DEUS vem impregnar em nossa alma dando-nos a clarividência concreta de QUEM É O DISCÍPULO DE CRISTO. O intuito da elaboração do EVANGELHO DE MARCOS era de equalizar as respostas básicas para duas acepções: "QUEM É JESUS CRISTO" e "QUEM É O SEU DISCÍPULO". A narrativa intenta, com uma vasta gama de subsídios teológicos e gramaticais, DEFINIR com uma exatidão a IDENTIDADE. Novamente, admoestamos que a essência do texto se apresenta nos DETALHES (tática magistral de MARCOS). No primeiro plano, demonstra-se a localidade, e de início em uma visão ríspida, sem muita motivação definidora, eis um engano. O lugar possui fator preponderante, visto se interligar com o final da passagem, e busca entoar a UNIVERSALIDADE DA SALVAÇÃO (já definimos o valor da GALILEIA, importante via marítima de comércio): "... Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galileia ...". A conquista do respeito e admiração do CRISTO advêm de seu TESTEMUNHO concreto em todas as situações da sua vida pública: "... Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos ...". Eis, neste ponto, já um ponto de DEFINIÇÃO do DISCÍPULO de JESUS: "TESTEMUNHO", em todas as situações corriqueiras, deve aquele(a) que segue o CRISTO, SER e TER TESTEMUNHO VERÍDICO. Seguindo o texto, observa-se que JESUS observa um ente: PUBLICANO (COBRADOR DE IMPOSTOS). Qual o problema desta figura? histórica e Teologicamente seriam JUDEUS que prestavam serviços a Roma, em troca de algumas regalias. Se tornaram traidores da pátria e do povo, eram renegados por dois motivos essenciais: 1) COBRAVAM IMPOSTOS sem misericórdia; 2) FURTAVAM o próprio povo. A tal intento seriam considerados PECADORES, porém, se torna cômico tal assertiva, visto os Fariseus e Escribas praticavam a mesma atitude perante os mais simples e necessitados (viúvas).

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