sábado, 18 de janeiro de 2014

UMA VOZ, UMA ESCUTA, E UMA VIDA NOVA.


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. A PALAVRA DE DEUS vem impregnar em nossa alma dando-nos a clarividência concreta de QUEM É O DISCÍPULO DE CRISTO. O intuito da elaboração do EVANGELHO DE MARCOS era de equalizar as respostas básicas para duas acepções: "QUEM É JESUS CRISTO" e "QUEM É O SEU DISCÍPULO". A narrativa intenta, com uma vasta gama de subsídios teológicos e gramaticais, DEFINIR com uma exatidão a IDENTIDADE. Novamente, admoestamos que a essência do texto se apresenta nos DETALHES (tática magistral de MARCOS). No primeiro plano, demonstra-se a localidade, e de início em uma visão ríspida, sem muita motivação definidora, eis um engano. O lugar possui fator preponderante, visto se interligar com o final da passagem, e busca entoar a UNIVERSALIDADE DA SALVAÇÃO (já definimos o valor da GALILEIA, importante via marítima de comércio): "... Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galileia ...". A conquista do respeito e admiração do CRISTO advêm de seu TESTEMUNHO concreto em todas as situações da sua vida pública: "... Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos ...". Eis, neste ponto, já um ponto de DEFINIÇÃO do DISCÍPULO de JESUS: "TESTEMUNHO", em todas as situações corriqueiras, deve aquele(a) que segue o CRISTO, SER e TER TESTEMUNHO VERÍDICO. Seguindo o texto, observa-se que JESUS observa um ente: PUBLICANO (COBRADOR DE IMPOSTOS). Qual o problema desta figura? histórica e Teologicamente seriam JUDEUS que prestavam serviços a Roma, em troca de algumas regalias. Se tornaram traidores da pátria e do povo, eram renegados por dois motivos essenciais: 1) COBRAVAM IMPOSTOS sem misericórdia; 2) FURTAVAM o próprio povo. A tal intento seriam considerados PECADORES, porém, se torna cômico tal assertiva, visto os Fariseus e Escribas praticavam a mesma atitude perante os mais simples e necessitados (viúvas).

No texto se define um NOME {LEVI - LEWI (hebraico) = UNIÃO}, que novamente nos direciona a UNIVERSALIDADE e acerca da missão (CONSAGRAÇÃO), bem como se define o sobrenome familiar (Filho de ALFEU - COBRADOR DE IMPOSTOS). Deste ponto observa-se que LEVI tinha certa instrução, ou melhor, tinha plena ciência dos riscos de sua empreitada, e de suas ações. Repetidamente, o que versa é o detalhe: "... Jesus viu Levi ...", o verbo não está colocado no sentido de olhar, mas, vai além. Seu sentido é de AMAR, se compadecer, ter misericórdia, de ESTENDER A MÃO, e fatos comprobatórios se encontram no ANTIGO TESTAMENTO (encontro de MOISÉS e DEUS na SARÇA ARDENTE,), ou no NOVO TESTAMENTO (encontro de JESUS e NATANAEL). Posterior, vem o 'CHAMADO': "... Então disse a Levi: Venha comigo ...", e como expressado, LEVI (MATEUS) tinha plena consciência de sua resposta, e sem pestanear simplesmente ABANDONA TUDO: "... Levi se levantou e foi com ele ...". Se analisarmos a situação, entenderemos que LEVI possuía certas garantias e estabilidades, embora não fosse aceito pelo povo em geral, não teria privações, e mais, tal situação era dom de família, o LARGAR TUDO possui uma ênfase teológica profunda (DESAPEGO DAS COISAS MATERIAIS - SACRAMENTO DA ORDEM). O texto segue com uma festa promovida por LEVI, subtende como um LOUVOR de AÇÃO DE GRAÇAS, agradecimento pela LIBERTAÇÃO, mas, vai além. Observe que a grandeza de DEUS que além de vir a nossa presença e habitar em nosso meio, JESUS adentra na CASA (Ap. 3,20), que simbolicamente é o nosso CORAÇÃO, o AMOR de DEUS é de forma tão intenso e bem expresso que chega ao íntimo do SER HUMANO: "... Jesus estava jantando na casa de Levi. Junto com Jesus e os seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que o seguiam ...". O importante para DEUS é o 'SER', e já o somos, pois ELE nos escolheu para sermos seu POVO AMADO, não será mais o pecado que nos afastará de DEUS, e JESUS preanuncia exatamente tal fato neste episódio riquíssimo, pois nesta festa se OFERTA um BEM PRECIOSO, lá na festa da casa de LEVI, se encontra o próprio DEUS, e a maior de todas os HOLOCAUSTOS (JESUS CRISTO), bem como os beneficiados, os PECADORES e PUBLICANOS, e o resultado da comemoração: CONVERSÃO DE VIDA, NOVA VIDA (RESGATE). Tal ação gera descontentamento e irá (Fariseus e Escribas), aliás, todo e qualquer ATO de COMPAIXÃO (semelhança de DEUS) gera conflitos e distratos, principalmente, daqueles que não intentam em enxergar a verdadeira VONTADE DE DEUS (TODOS SE SALVEM), e continuamente, produzem questionamentos (maior cego é que não busca ver uma verdade). A resposta é enfática e direta, sem necessidade de desenvolver definições: "... Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores ...". Ora, o PROJETO DE SALVAÇÃO É UNIVERSAL, sem exceções ou condições, porém, cabe de forma INDIVIDUAL aceitar este DOM. DEUS não se detêm a superficialidades, ELE atravessa o CORAÇÃO, e somente ELE pode enxergar de fato, QUEM É A PESSOA, o nosso serviço é conduzir em direção a CRISTO, através do ANUNCIO DE SUA PALAVRA e pelo NOSSO TESTEMUNHO (nada mais, nada menos). Não podemos nos arvorar e achar que somos melhores, pois tal fato não nos reveste de direitos de sermos superiores. Antes de tudo, não fomos nós que escolhemos a DEUS, foi ELE que nos CHAMOU, e tal fato significa DOM, e desta feita, não podemos nos arvorar a implantar na vida de outrem regras que, possivelmente, possam valer para a NOSSA VIDA. Como diria uma música de Pe. ZEZINHO: "A ESCOLHA É NOSSA". Muitos de nós, como DISCÍPULOS, somos instrumentos que REFLETEM a LUZ da VERDADE, e ajudam aos Irmãos a tomarem a necessária e urgente DECISÃO de TUDO largar, para se apossar do TUDO (VERDADE). Então, o GENUÍNO DSICÍPULO DE CRISTO não é JUIZ, mas, sim, ADVOGADO, como MARIA nossa MÃE, e MÃE DE CRISTO (ADVOCATA NOSTRA). Desta feita, fica a insigne que devemos nos doar muito mais, e expressar neste mundo, não um teor de regras ou apontamentos, mas a melhor e maior LEI: O AMOR GENUÍNO DE DEUS. REFLITA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com