quarta-feira, 29 de abril de 2015

CIC - 2ª PARTE - 2ª SEÇÃO - CAP. 1º (INICIAÇÃO)- ART. 1º (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste dia, daremos inicio a 2ª Seção da Segunda parte do CIC (OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA), instituídos na Nova Lei por CRISTO, e que estão inclusos em todas as etapas da vida cristã, a semelhança das várias etapas da vida natural e espiritual. São assim classificados: 1) INICIAÇÃO CRISTà{a) BATISMO, b) CRISMA e c) EUCARISTIA - versam sobre o nascimento e crescimento}; 2) CURA {a) PENITÊNCIA e b) UNÇÃO DOS ENFERMOS} E 3) SERVIÇO {a) SACERDÓCIO e b) MATRIMÔNIO - outorgam a missão na vida de Fé}. Nesta estruturação, a EUCARISTIA ocupa o lugar ÚNICO e central, pois os demais Sacramentos estão para si ordenados. No 1º Capítulo analisaremos os Sacramento da "INICIAÇÃO CRISTÃ". Estes Sacramentos possuem importância por que concebem o sentido de origem, crescimento e sustento da vida natural, concedendo aos Cristãos as riquezas da Vida Divina e os conduzindo em direção da perfeição da Caridade, ou seja, SÃO OS ALICERCES DA VIDA CRISTÃ. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!



No 1º Artigo (BATISMO), disciplinaremos acerca do Sacramento Batismal, que é a porta da Vida Espiritual (vitae spiritualis ianua) e que concebe acesso aos demais Sacramentos. Por este magnífico Sacramento inicial, somos elevados a condição de FILHOS de DEUS (membros de Cristo; incorporação na Igreja; participantes na missão), sendo, portanto, definido como o SACRAMENTO da REGENERAÇÃO pela ÁGUA e pela PALAVRA. Recebe esta designação, 'BATISMO', por que representa o sepultamento do velho homem e a sua RESSURREIÇÃO como Nova Criatura no ato da IMERSÃO nas águas, pois batizar (baptizeis,em grego) significa 'mergulhar', 'imergir' (2ª Cor. 5, 17; Gl. 6, 15). Chamado como "BANHO da REGENERAÇÃO e da RENOVAÇÃO no ESPÍRITO SANTO" (Tt. 3, 5 - Jo. 3, 5). Este Sacramento possui sua prefiguração no Antigo Testamento (Vigília Pascal: Benção da água), exatamente na figura da Água, pois ao ser fonte de vida e fecundidade direciona a simbologia do ESPÍRITO SANTO. Igualmente a 'ARCA DE NOÉ', como alusão a este Sacramento, "... um pequeno grupo, ao todo oito pessoas, foram salvas pela água ..." (1ª Pe. 3, 20). Outra prefiguração do Batismo seria a travessia do Mar Vermelho (libertação do Egito), que anuncia a libertação operada pelo Batismo, no sentido de que a água nascente simboliza a vida, a água do mar se torna um símbolo da morte (mistério da cruz), e assim, associa-se com a comunhão com a morte de Cristo. Enfim, a última prefiguração seria a travessia do Jordão, exatamente por receber o Dom da terra prometida, imagem da vida eterna.
Agora, todas as prefigurações da Antiga Aliança se realizam em JESUS CRISTO. Ponto inicial é o seu BATISMO no Jordão, iniciando a sua vida pública, conferindo, posteriormente esta missão aos Apóstolos (Mt. 28, 19-20). Mas, POR QUE JESUS FORA BATIZADO? Esta sujeição fora para DAR TESTEMUNHO da "Manifestação do seu 'ANIQUILAMENTO TOTAL'" (batismo para pecadores), para cumprir toda a justiça. Esta ação simboliza a descida do ESPÍRITO sobre Cristo como prelúdio da nova criação, favorecendo uma abertura aos homens das fontes do Batismais (FILHOS AMADOS DE DEUS). Da qual predomina a simbologia do sangue e da água da chaga do coração de JESUS crucificado como o Batismo e a Eucaristia, ou seja, Sacramentos da vida nova (Jo. 3, 5).
A partir de Pentecostes a Igreja celebra e administra o Batismo (At. 2, 38). Sendo ofertado (Apóstolos, colaboradores) a quem quer que acredite em JESUS. Portanto, é um SACRAMENTO ligado à fé (At. 16, 31-33). Assim, no BATISMO o crente comunga na morte de Cristo, é sepultado e ressuscita com ELE (Rm. 6, 3-4), ou seja, se reveste de CRISTO. Se configura como banho de água (ESPÍRITO SANTO) que purifica, santifica e justifica: "... Junta-se a palavra ao elemento material e faz-se o sacramento ..." (Santo AGOSTINHO). No róximo texto abordaremos o tema de "COMO SE CELEBRA O SACRAMENTO DO BATISMO". QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com