quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

IDENTIDADE DA RCC (3ª parte)

GRAÇA E PAZ! Adentraremos na característica peculiar de cada ser humano, como um todo, ou seja, sua IDENTIDADE. No caso da RCC, a mesma possui uma bem definida. Porém, poucos a conhecem, e os que conhecem, na sua maioria, tem uma visão, ainda que, meio pertubada ou alterada de sua realidade. É neste objetivo de perpassar aos leitores a verdadeira essência do que significa: "NÃO NEGO, SOU CARISMÁTICO". Nesta 3ª parte, alocaremos sobre a FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA/TEOLÓGICA da IDENTIDADE da RCC. Espero com este pequena contribuição possa cooperar com todos a verdadeira visão do significado de ser RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA. Prossigamos!
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA:
O Batismo no Espírito é conhecido sistematicamente no Novo Testamento, embora no Velho já tenha acontecido na vida dos profetas. É assim que vemos já quase na abertura das narrações evangélicas o profeta João Batista revelando que o Messias batizaria os seus no ESPÍRITO SANTO e no FOGO.
Posteriormente JESUS prometeu aos discípulos que rogaria ao PAI para que ELE lhes mandasse outro PARÁCLITO, isto é, o ESPÍRITO SANTO; ao mesmo tempo os instruiu acerca do ESPÍRITO e do que ELE era capaz de fazer.
Após a Ressurreição o Senhor sopra sobre os discípulos dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Também por essa época JESUS refaz a promessa do envio do PARÁCLITO (Lc 24,49 e At 1,8).
FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA:
A doutrina sobre o Batismo no ESPÍRITO SANTO se formou a partir dos ensinamentos que JESUS ministrou pessoalmente aos Apóstolos e que estes transmitiram à Igreja Primitiva. Desta forma é a partir desta Sagrada Tradição que compreendemos os fundamentos doutrinários da EFUSÃO do ESPÍRITO SANTO.
No tempo da Igreja Primitiva, quando a Sagrada Tradição estava se formando, o BATISMO no ESPÍRITO não gerava polêmica entre os crentes, nem tampouco perplexidades. Notamos isto desde os ensinamentos dos escritores do período sub-apostólico, Inácio (+100) e Policarpo (+155), por exemplo. Eles instruíam os catecúmenos sobre o batismo já pressupondo a graça da EFUSÃO do ESPÍRITO. Quando catequizavam os neo-convertidos os instruíam sobre os carismas do ESPÍRITO SANTO que, como se sabe, seguem-se à EFUSÃO.
A esta conclusão chegam todos os que investigam a doutrina cristã, como a Conferência do Coração da Igreja de teólogos e líderes pastorais da Renovação Carismática Católica dos Estados Unidos da América, em seu documento "AVIVAR a CHAMA". Neste documento aquela conferência conclui e diz que “a iniciação cristã é Batismo no Espírito Santo”. E segue com a mesma linguagem incisiva:
Os pentecostais ortodoxos (pentecostais protestantes) não inventaram o BATISMO no ESPÍRITO. Mais exatamente, ele pertence à integridade da iniciação cristã testemunhada pelo Novo Testamento e pelos primeiros mestres pós-bíblicos da Igreja. Pedro descreve os elementos essenciais da iniciação cristã com estas palavras: ‘Convertei-vos e cada um peça o Batismo em nome de Jesus Cristo, para conseguir perdão dos pecados. Assim, recebereis o dom do Espírito Santo’ (At 2,38). A vida cristã começa com uma conversão à pessoa de JESUS, mas também envolve, essencialmente, o dom do ESPÍRITO SANTO”.
Com base na doutrina da Igreja só nos resta uma conclusão lógica: o BATISMO no ESPÍRITO SANTO é liturgia pública e é normativo. Justino Mártir, Orígenes, Dídimo, o Cego, e Cirilo de Jerusalém o tinham por sinônimo de iniciação cristã. Hilário de Poitiers, João Crisóstomo, João de Apaméia, Filoxeno de Mabugo, Severo de Antioquia, José de Hazaia e ainda Cirilo de Jerusalém, consideravam o recebimento de carismas parte integrante da iniciação cristã. Cirilo de Jerusalém (c. 315-387) em vinte e três ensinos que ministrou sobre o Batismo, entendeu “que a Igreja de Jerusalém, como todas as outras, situa-se em uma sucessão carismática, uma história do Espírito iniciada com Moisés. O ESPÍRITO é uma "NOVA ESPÉCIE de ÁGUA”.
O atual Catecismo da Igreja Católica recolheu esta doutrina em vários números (696, 731, 746, 1287 e 1699).
No número 696 o Catecismo repete Lc.s 3,16, dizendo que “João Batista (...) anuncia o Cristo como aquele que ‘batizará com o Espírito Santo’.,.” Já nos números 731 e 746, fala-se da EFUSÃO do ESPÍRITO SANTO no dia de Pentecostes como sendo o seu derramamento sobre os Apóstolos e seus companheiros.
Algo muito bom e reconfortante vem no número 1287, com as seguintes palavras:
Ora, esta plenitude do Espírito não devia ser apenas a do Messias; devia ser comunicada a todo o povo messiânico. Por várias vezes CRISTO prometeu esta EFUSÃO do ESPÍRITO, promessa que realizou primeiramente no dia da Páscoa e em seguida, de maneira mais marcante, no dia de Pentecostes (...).“
Que esse ensinamento possa vos ajudar a adentrar mais concretamente neste MOVIMENTO ECLESIAL da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA. QUE DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com