quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mc. 1, 29-39

GRAÇA E PAZ! Hoje meditaremos sobre o Evangelho de S. Marcos.  A passagem acima é dividida em 03 partes. Na primeira parte, O Messias vai além das expectativas, como aduz a primeira leitura: "... Devia fazer-se semelhante aos irmãos, para se tornar um Sumo-Sacerdote misericordioso...". Afora a grande autoridade demonstrada sobre os espíritos imundos, pela graça de fazer-se um com todos, propicia também a demonstração de sua capacidade de curar enfermidades físicas, visualizada pela cura da sogra de Pedro. Outra observação é a forma bem típica de Marcos ao pronunciar a frase: "... tomou pela mão e a fez levantar...", buscando demonstrar o lado humano de JESUS (Sl. 62,9; 73,23). Correlatamente, vê-se a resposta imediata de louvor a DEUS pela sogra de Pedro: "... e ela começou a serví-los...". Ação esta que deve ser imitado por cada um de nós.

Nesta leitura podemos acentuar é a escolha de JESUS pela a acomodação na casa de Pedro, pois poderia se instalar em outras residências. Na verdade esta 'preferência' possui um contexto de iluminar a futura liderança do 'Prícipe dos Apóstolos'. Sabe a teologia atual que JESUS fez de Cafarnaum a sua cidade sede e de onde partia para todas as incursões evangelizadoras, pois sempre que retornava a cidade, e era na casa de Pedro que permanecia. Outro dado que confirma a 'preferência petrina' é a utilização contante da barca de Pedro, em todas as oportunidades em que JESUS falava ao povo para ajudá-lo na evangelização, quer como apoio, quer como transporte. Também é nesta barca que CRISTO perfaz as famosas pescarias milagrosas, ricas em simbologia e significados.  Marcos deixa este fato bem acentuado, e por analogia simbólica, podemos enfatizar que esta barca petrina representa a própria Igreja, em que se pode dizer que fora da barca de Pedro não se encontra JESUS, ou melhor, CRISTO SEMPRE SERÁ ENCONTRADO NA BARCA DE PEDRO.
Na segunda parte deste Evangelho observamos, novamente o respeito de JESUS pelas instituições religiosas ao respeitar o repouso SABÁTICO. Inicia-se a procura de doentes e endemoniados, atraídos pela fama propagada, demonstrando-se a confiança depositada em seu poder ilimitado. Em Marcos existirá a união de enfermidade e possesão. JESUS repetidamente proíbe aos endemoniados que propaguem sua messianidade, cujo o intuito é a declaração da não necessidade de testemunho que não possui por base a Fé verdadeira.
A terceira parte se concentra, em semelhança a Lucas, a necessidade de procura de locais isolados para efetivar seus momentos de experiências com DEUS, ou seja, os constantes momentos de oração. Depois, a procura dos habitantes da região que desejavam sua presenaç constante, emana desta situação sua declaração acerca da missão primária de pregar em todas as aldeias da Galiléia: "... foi para isso que vim ...".
Destrinchando o Evangelho, observamos que JESUS cura e liberta, mas não quer que isto se propague aleatoriamente. Mas isto acontece, forçando com que seus adversários tomem como pretexto para julgá-lo possesso do demônio. Suas qualidades deixarão a todos perplexos, mesmos aqueles que convivem consigo. Mas a magnitude de sua missão apenas será revelada na RESSURREIÇÃO (Mc. 14, 62). Eis o porque do pedido de silêncio prepara as mentes para a compreensão de sua morte.
Enfatiza-se que os milagres devem supor FÉ, e esta so pode surgir depois da Ressurreição e pelo Testemunho verídico dos próprios Apóstolos.
Neste ponto, fica a nossa reflexão. Como temos participado do Mistério da EUCARISTIA, que retira de nós o véu acerca da verdadeira missão de JESUS em nossa vida? Necessitamos rever a nossa participação diante deste mistério precioso e grandioso. não é o simples ato de receber. mas tem que constituir peça vital da obra de salvação pessoal e transformação do mundo, iniciada por JESUS e continuada por nós, seus DISCÍPULOS. Será que cremos nisto, que somos participes desta nova obra de reconstrução domundo? Como tens vivido esta realidade? Como diz Paulo: "... COMO INVOCARÃO, SE NELE NÃO CRERAM? COMO CREÃO, SE NÃO OUVIRAM FALAR DELE? COMO OUVIRÃO, SE NINGUÉM LHES ANUNCIA? COMO ANUNCIARÃO, SE NÃO OS ENVIAM?" (Rm. 10, 14-15).
PENSE E REFLITA. QUE DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com