terça-feira, 18 de janeiro de 2011

IDENTIDADE DA RCC (5ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Vamos dar continuidade no caminho deste movimento. A idetidade nos revela de onde somos e para onde devemos ir. SOMOS FILHOS DO CÉU. Possamos meditar acerca desta formação da IDENTIDADE da RCC.
Uma verdade bíblica é que JESUS é aquele que batiza no ESPÍRITO. ELE próprio disse que mandaria o seu ESPÍRITO para os seus. Entretanto também no Evangelho ELE aparece dizendo: “... E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito ...” (Jo 14, 16). E mais: “. . .quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem ...” (Lc 11,13). Segundo ainda o testemunho de João, JESUS disse que o ESPÍRITO SANTO procede do PAI. Com base nestas revelações a Igreja, desde os primeiros séculos, ensinou que o ESPÍRITO procede do PAI e do FILHO, porque ambos podem no-lo dar.
Mas quem poderia receber este Batismo? Nossa mentalidade cultural nos obriga a merecer as coisas boas que a vida oferece. Uma criança quando erra não encontra compreensão, é castigada. Quando ela deseja algo bom, é-lhe oferecida uma barganha: “Se você se comportar bem, irá à casa dos primos, ganhará uma bola, um sorvete”. Vivemos uma espécie de “cultura do merecimento”. Esta mentalidade entrou em nossa catequese há séculos. Já nem percebemos sua nocividade para o nosso relacionamento com DEUS.

É também por causa desta forma de pensar que incontável quantidade de pessoas jamais acreditaram que podem experimentar o amor de DEUS. Acreditam que por serem pecadoras não o merecem. Quem é prisioneiro desta torção cultural deve buscar ajuda, pois com certeza não deve estar conseguindo sequer pedir a DEUS a cura de uma simples dor de cabeça. Tudo por acreditar que não merece.
De fato, confrontando nossos pecados com a santidade de DEUS, ninguém se verá merecedor de graça alguma. Mas, por outro lado, se aceitarmos que DEUS nos ama porque ELE é amor, que ELE é apaixonado por nós porque somos seus filhos e sua natureza é amor, abriremos nosso coração para receber tudo o que ELE quiser nos dar, por mais contraditório que seja perante nossa mentalidade mundana.
E se realmente existe algum presente, algum bem, algum dom que DEUS deseja nos dar já nesta vida terrena é o seu ESPÍRITO, porque, como já dissemos antes, o ESPÍRITO SANTO é o poder de DEUS para gerar filhos para ELE. Jesus encabeçou a lista desta geração como primogênito de uma multidão de irmãos, agora é a nossa vez. (Nm 11, 29)
Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas" (Joel 3, 1-3).
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem “(Lc 11, 13). Então vemos mais uma vez que DEUS não deseja excluir ninguém da graça de Pentecostes. O seu ESPÍRITO é realmente para todos.
Este desejo do PAI foi recolhido pela Doutrina da Igreja, conforme podemos conferir lendo um trecho do Catecismo já citado neste capítulo: “... Ora, esta plenitude do Espírito Santo não devia ser apenas a do Messias; devia ser comunicada a todo o povo messiânico ...” (catec. , 1287).
Gostaria de chamar a atenção para uma palavra que foi empregada em todas as passagens acima. Trata-se do pronome TODO. Três vezes ela veio literalmente e uma, implicitamente. Em Números foi dito:
“... todo o povo do Senhor ...”; Em Joel: “... todo ser vivo ...”; Em Lucas: “ ... aos que ...”, significando “... todos os que ...”; No Catecismo: “... todo o povo messiânico ...”. Não há dúvida, portanto, que DEUS deseja que todos os homens sejam batizados no ESPÍRITO SANTO.
Nesse trecho do Catecismo, como em Lucas, 11,13, não se indaga sobre a santidade ou o merecimento de alguém. O ESPÍRITO vem para todos. DEUS não espera que o pecador se santifique para dar- lhe o Seu ESPÍRITO; o ESPÍRITO é que santifica o pecador. DEUS não aguarda que o homem se salve para plenificá-lo do ESPÍRITO SANTO; o pecador é tocado pelo ESPÍRITO para ir a Jesus, o Salvador.
Todo é um pronome indefinido. Isto significa que ESPÍRITO não vem para pessoas determinadas, “iluminadas” por algum dom pessoal ou por alguma espécie de merecimento particular. Não. A ninguém o Senhor definiu aprioristicamente para receber o ESPÍRITO. ELE é muito claro a este respeito. O ESPÍRITO SANTO é para todos; até para Saulo, até para Agostinho, até para Madalena, até para Zaqueu... até para mim, eu posso dizer... e você também pode dizer o mesmo. Que bom saber disso! Amém.
Se o ESPÍRITO SANTO está disponível a todos. Qual é a condição para experimentá-lo?PEDIR. De fato, pedir é a única condição que JESUS apresenta a quem deseja ser batizado no ESPÍRITO SANTO, de forma que este pedido se torna chave que abre a porta do tesouro mais precioso que um filho de DEUS poderia desejar.
Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação.” (Lc 11,1-13).
Inicialmente vemos JESUS ensinando aos discípulos como orar e o que pedir. Em seguida não se pode deixar de notar que o Mestre está ensinando que se deve pedir o ESPÍRITO Santo, especificamente. Completa o ensinamento instruindo quando pedi-lo, como até quando. Por fim, encerra a lição dizendo que para ter o ESPÍRITO basta pedir. É bastante consoladora esta promessa de JESUS: basta pedir. Pedir é a chave. “... vosso Pai celestial dará Espírito Santo aos que lho pedirem ...”. Ao examinar próprio coração e não descobrir nele a fé; ao olhar para si e não ver nenhum pouquinho de conversão; se questionar o próprio Batismo; se tentar aceitar Jesus e não conseguir; mesmo assim tenha ânimo. Não seja seu próprio carrasco. Lance as “redes” na Palavra do Mestre e peça o seu ESPÍRITO. Ele garante que o PAI no-lo dará. Confiemos em sua grande misericórdia.
Todos sabem quando precisam de comida. É quando se sente fome. Todos precisam aprender quando estão vazios do ESPÍRITO, para pedi-lo. De fato, mesmo sem querer vamos contristando o ESPÍRITO SANTO até extinguir sua presença manifesta em nós. Isso acontece por causa de nossos pecados. Quando estamos vazios da presença do ESPÍRITO ficamos mornos, nossas atividades religiosas tornam-se pesadas, substituímos os louvores pelas lamúrias, o perdão passa a ser um esforço sobre-humano, nossa vontade de orar se perde; perdemos o entusiasmo, o ardor; ou, na melhor das hipóteses, fazemos tudo isso com demasiado esforço. Estes são somente alguns sinais.
Quantas vezes podemos pedir o Batismo no ESPÍRITO SANTO? Respondemos a esta pergunta com outras duas: Quantas vezes devemos alimentar o nosso corpo? Quantas vezes devemos pedir o ESPÍRITO? A Sagrada Escritura nos mostra os Apóstolos recebendo o ESPÍRITO SANTO mais de uma vez. Em algumas a presença do Espírito está implícita; noutras ela vem explicitamente.
Até quando se deve pedir o ESPÍRITO SANTO? Até quando o pai de família da história de JESUS, narrada por Lucas e transcrita acima, pediu pão? Pede-se comida até recebê-la. Pede-se o ESPÍRITO até encharcar-se dEle. Como se sabe que se está cheio do ESPÍRITO SANTO? Quando Ele vem a nós, de alguma forma somos tocados. Precisamos aprender a perceber seus toques. Você se lembra daquele cântico dos primeiros anos da Renovação? Aquele que diz assim: “... Quando o Espírito do Senhor se move em mim eu rezo como o Rei Davi... Eu canto... eu danço... eu luto... eu venço.., eu louvo como o Rei Davi?”
Então, o que tu esperas? diga comigo: "VINDE ESPÍRITO SANTO". Fazeide mim tua morada, tua essência, tua vida. Irmãos, vamos abrir a porta dos nossos corações para sermos reflexos de toda a GRAÇA que DEUS quer derramar sobre a humanidade. Seja você este vaso que acolhe o próprio amor de DEUS. Possamos dizer ao mundo "... por isto EU vim ao mundo ...". E diga-se, o 'EU' é o nome de DEUS (YAHWEH = EU SOU). DEUS E ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com