quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EVANGELHO DE MARCOS

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Antes de mais nada, agradeço o apoio de muitos irmãos sobre a minha vida e a função exercida a frene da RCC Arquidiocesana. Na condição Humana, limitado e fraco, é salutar que apesar das dificuldades, o que se guarda nos corações destes irmãos, fora a entrega, o empenho, a luta, em defesa deste Movimento Eclesial tão necessário a nossas vidas, da Igreja e do povo também. A todos, meu muito OBRIGADO, por terem suportado a minha pessoa, e pela obediência a algumas questões necessárias para o desenvolvimento da RCC.
Mas vamos para a reflexão básica da liturgia vivenciada por todos neste TC (Tempo Comum).Como estamos observando e meditando em nossa Lectio Divina, as leituras do Evangelho tomam por base MARCOS. Este evangelho é considerado, ponto terminal, como o primeiro Evangelho a ser escrito. E o seu autor fora considerado como criador deste gênero literário (Evangelho). Tal palavra possui significado de 'BOA NOTÍCIA', e não se refere a de um livro, mas a um conteúdo. Nunca e nem serão considerados como biografias históricas de JESUS, mas, sim, canais de transmissão desta boa nova, que se configuram na pessoa do próprio CRISTO, em seus atos e palavras, que projetam diretamente para o Projeto do PAI.
Sendo considerado como Patriarca dos Evangelhos, servindo de inspiração para Mateus e Lucas, no sentido de auxiliar na organização das narrativas na busca de um objetivo claro. Em Marcos, o objetivo era mostrar ,aos adultos que se preparavam para o Batismo, 'QUEM É JESUS' e qual o perfil do seu 'DISCÍPULO'.
O desenvolvimento de Marcos assemelha-se como uma nuvem, que cobre e revela. A temática deste Evangelho é o próprio JESUS, acima de seu ensinamentos, milagres e a reação do povo. Traduzindo o mistério JESUS.
Marcos tem a plena ciência da Ressurreição, bem como da pessoa de CRISTO, mas não se arvora neste conhecimento para produzir o conteúdo de seus escritos. Do contrário, mostra um povo em estado de escuridão, cegos e ofuscados.
A composição é clara para demonstrar para o povo QUEM É JESUS. No início, já o declara como "FILHO DE DEUS", e o conteúdo do relato é uma boa nova. Posteriormente, vem uma declaração solene do próprio PAI, e um impulso pelo ESPÍRITO SANTO. Disto advêm a vitória sobre satã e a pacificação cósmica, para após efetivar o anúncio do Reino de DEUS.
Esta imensa e grandiosa notícia já estava anunciada no AT, e era esperada, mas a sua novidade ou forma  (2,21) causa confrontação dramática. É o desvelar da nuvem, que traz consigo a LUZ. porém, nem todos a aceitam de forma concisa, tais como sua família e concidadãos (3,21; 6,1). Igualmente, no início, seus discípulos o compreendem perfeitamente. Aqueles que compoem o poder religoso (Fariseus) e o poder político (Herodianos) o entendem de forma negativa. Mas, aqueles que não perteciam a sua casta o aceitam com mais facilidade (pagãos - 7,24). No transcorrer do contexto do Evangelho, observamos a não aceitação da paixão pelos próprios Dsicípulos, continuam cegos. Porém, JESUS tem o poder de curar os cegos. (8,22).
Interessante é a didática implementada por CRISTO, efetiva tantos milagres e ações, manifestando seu poder, porém impõe a lei do silêncio (demônios, testemunhas e Discípulos). Busca o isolamento, sem lograr muito êxito (7,24 ; 9,3). perfaz uma revelação acerca da transfiguração, impondo o mistério até a sua Resssurreição. Mais da metade do livro tem como base ao ciclo da PAIXÃO.
A figura demonstrada por Marcos é, deveras, desconcertante. JESUS é o Messias, que deveria padecer, ou seja, no outro extremo lhe aguarda a morte. No caminho, e ELE o é o próprio, encontra incompreensão e hostilidade. No triunfo final, Marcos declara-se conciso 'QUEM É JESUS' (rasgar do véu; declaração centurião).
Marcos é mestre no estilo "duas vozes". Detêm-se em determinada cena, seleciona dados concretos que forjam o realismo, e explora a dramaticidade. Mescla tudo isto, com expressões simbólicas do mistério.
Marcos cria seu estilo na simplicidade, porém, requer de cada um de nós uma visão apurada para ouvir o contraponto.
Mas quem é Marcos? Segundo uma tradição antiga, o revela como discípulo de Pedro, de quem teria recolhido toda a informação necessária sobre JESUS. Ou outra fonte o identifica como aquele Marcos que figura nos Atos (12,12; 13,5.13), ou ainda, que envia saudações em Cl. 4,10 e 1ª Pd. 5,13. Detalhe, o nome Marcos era bastante corrente na época. Os destinatários são convertidos de língua grega, porque se busca explicar alguns termos e costumes judaicos.
O certo é que o Evangelho de Marcos fala a qualquer grupo e geração. Sem o mesmo a imagem de JESUS seria simples e mais pobre. CRISTO é  "Filho de DEUS", o "Messias", o "Ungido". Pedro o proclama, de JESUS vem o pedido de guardar segreso (8,27-30). Já um cego e a multidão o reconhecem como  "Filho de Davi".

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