quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO DO SENHOR (Lc. 2,22-40)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, hoje a Igreja celebra a "APRESENTAÇÃO DO SENHOR". Data escolhida em conformidade com a Lei hebraica que estabelecia um espaço de tempo de 40 dias a data do nascimento da criança (JESUS = 25 de dezembro). Em Roma foi esta celebrão unida a uma cerimônia penitencial, que se celebrava em contraposição aos ritos pagãos das 'lustrações'. Depois este momento penitencial começou a pertencer a festa, tornando-se uma espécie de imitação da apresentação de CRISTO no Templo. O Papa Sérgio I mandou traduzir para o latim os cantos da festa grega, adotadas na procissão romana. No séc. X a Gália organizou uma solene benção das velas que se usavam na procissão. Depois acrescentou-se a antífona 'LUMEN AD REVELATIONEM', com o cântico de Simeão (NUNC DIMITTIS).
A apresentação de JESUS no Templo não é um mistério 'Gozoso', mas 'Doloroso'. Maria 'apresenta' a DEUS o Filho JESUS, 'oferece-o' a DEUS. Ora, toda oferta é uma RENÚNCIA. Começa, então, o mistério de seu sofrimento, que atingirá o cume aos pés da Cruz, sendo esta a espada que lhe atingirá sua alma. Todo o primogênito judeu era o sinal permanente e o memorial cotidiano da 'Libertação' da grande escravidão (Egito os primogênitos foram poupados).
JESUS, primogênito por excelência, não será poupado, mas com seu sangue trará a NOVA e DEFINITIVA LIBERTAÇÃO. O gesto de Maria que oferece, compara-se com o gesto liturgico da Eucaristia. Quando o Pão e o Vinho nos são restituídos como Corpo e o Sangue de CRISTO, encontramos a paz do Senhor, pois contemplamos sua Salvação e vivemos à espera de sua vinda.

Hoje vamos meditar o Evangelho de S. Lucas. O prefácio nos diz: "MEUS OLHOS VIRAM A TUA SALVAÇÃO".Como são lindas estas palavras. Ao escrever, o coração fica cheio de uma alegria, uma certeza. Lucas coloca no início e no fim do texto a SAGRADA FAMÍLIA cumprindo a Lei hebraica, "nascido sob a lei" (Gl. 4,4), o que lhe inclui no contexto da ordem social (Lv. 12,2-4.8; Ex. 13,2.12.15). Já nascido consagrado (1,35), a Lei de Moisés conduz o Filho de DEUS a Casa do PAI. Observamos um estágio de encontro, o Velho e o Novo. Simeão, representa o AT, que se agrega intimamente com NT, no caso JESUS. No Velho, a esperança alimentou sua vida, a expectativa alimenta sua velhice, não o deixando morrer.
No AT, 'VER a SALVAÇÃO' significa desfrutar da Salvação que vem do alto, ou seja, ter nos braços, desfrutar, porque a Salvação é o próprio Salvador. Nesta plena certeza pode morrer tranquilo, como alforria de um escravo (EX. 21,26-27; Dt. 15,13). Acabou adentrando no NT antes de morrer (Is. 40,1; 49,13; Sl. 94,19). Neste momento a descrição de JESUS é como o ungido por excelência (Messias), destinado a uma obra de salvação, que será perfeitamente cumprida na figura do servo sofredor (Is. 42, 1.6; 49, 6; 52,10). Sendo uma LUZ, vem colocar os homens na necessidade de decidir, por isto, veio para dividir.
O restante do texto fornece-nos um desenvolvimento teologico pascal, que nos mostra a interligação entre a Mãe e o filho na dor, quanto ao destino deste (Jo. 19, 25-27). Esta temática tem por pano de fundo a profecia de Ml. 3,1, que descreve a entrada do Senhor no Santuário e a grande purificação, cuja descrição tem tonalidade bélica: estandarte = sinal (Sl. 74, 4.9); tomar partido (Lc. 12,51); o cair e levantar (Is. 8,14; Sl. 20,9); a espada (Ex. 33,2; Am. 9,4).
Costumeiramente, Lucas sempre coloca uma mulher ao lado de um Homem. Ana se une a Simeão, mas isto não é casual. O 'resgate de Jerusalém', como um resgate de uma escrava (Is. 52,9). Dirige a cidade santa como a figura materna.
REFLEXÃO: O nascimento de JESUS nos dá a face humana de DEUS, homem como todos nós, nascido de mulher, submisso às tradições da lei. E hoje, novamente CRISTO se mostra na EUCARISTIA, que continua a estar em nosso meio e reunir todas as nossas vozes em um único louvor e ação de graças ao PAI. O Pão e o Vinho são o sinal simples da sua vida escondida e confundida. Maria, com seu silêncio e meditação, nos ensina como acolhê-lo, reconhecê-lo e oferecê-lo.
E VOCÊ TEM EXPERIMENTADO ESTA ESSÊNCIA DE VIDA NA EUCARISTIA. SE NEGATIVA SUA RESPOSTA, ESTA NA HORA DE VOLTAR-SE PARA A MÃE DO SENHOR, NOSSA MÃE, PARA APRENDER DELA COMO TER UMA EXPERIÊNCIA REAL DE DEUS. REFLITA. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com