quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mc. 6, 7-13

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, hoje a Igreja celebra a memória de dois Santos. S. BRÁS, Bispo e mártir, e S. OSCAR, Bispo. O primeiro fora Bispo de Sebaste (Sibus, Turquia). Entre os séc III-IV. Sendo uma das últimas vítimas das perseguições do império romano. Seu culto prende-se a benção da garganta, em lembrança de um milagre que a tradição lhe atribuiu, teria slavo uma criança que morria sufocada por ter engolido uma espinha de peixe. O segundo Santo era um monge beneditino (graças) que se revelou uma extraordinária sensibilidade e preparação pastoral não muito comum no campo missionário. dirigiu-se a Dinamarca como missionário, atendendo a um apelo do Rei Harald. É conhecido como 'Apóstolo da Europa do Norte'. Primeiro Bispo de Hamburgo, que desempenhou um forte trabalho na consolidação e difusão da Fé na Alemanha setentrional. Fora enviado pelo Papa Grregório IV à penísula escandinava. O nosso muito obrigado aos dois Santos. S. BRÁS e S. OSCAR ROGAI POR NÓS.

Bem retornemos ao Evangelho de Marcos e sua obra detalhista. O preâmbulo coloca-nos na seguinte direção: "COMEÇOU A ENVIÁ-LOS". Tal sentido nos faz ruminar o sentido pleno e especifico do chamado. Marcos também observa isto, na composição deste texto, direciona JESUS decidido a formar um novo povo de DEUS, escolhendo-o dentro de uma multidão e dos próprios pagãos. Esta passagem tem característica de sumário, em que o envio é um complemento dos ves. 13-16. A raiz contextual é VOCAÇÃO e MISSÃO {Chamado e Envio (Is. 6; Jr. 1, 5-8; Ez. 2-3)}.
A forma é direta, envia primeiramente o seu núcleo em formação, os escolhidos, os Apóstolos (12). em que devemos lembrar que para os Judeus o número representa uma comunidade perfeita, paralelo com as doze Tribos de Israel. Saem em dupla, exatamente para consolidar o testemunho dos feitos, bem como do anúncio e do julgamento de condenação na recusa deste anúncio (Ecl. 4,9; Dt. 17,6).
Este envio inicial tem conotação histórica. Firma-se na memória dos missionários e do povo, constituindo-se como modelo da atividade missionária da Igreja. Possui conotação de experiência, existe um esquema a ser seguido. Primeiramente CRISTO os reveste de poder, cujo objetivo é o da ampliação e propagação da atividade missionária de JESUS {pregar a conversão. expulsar os demônios e curar os enfermos (Mc. 1, 14-15.32-34)}.
O estilo missionário esta condicionado nos detalhes (corrigido em Mt. e Lc.), em que se mantêm a validade em sua substância: SIMPLICIDADE e DESAPEGO. Nada revestido de interesse e possa desacreditar na mensagem.
Os conselhos dão direcionamento para o aceite diário e espontâneo de toda hospitalidade ofertada, ou seja, não devem levar provisões. O bastão reluz a característica de andarilho (Gn. 32,11). Tão pouco na missão levar excessos (túnicas). Marcos coloca claramente os aspectos da mensagem: Desapego dos missionários; apoio da comunidade e subordinação à missão e aos poderes concedidos.
Por fim, no caso de recusa da mensagem proclamada, efetivar a retirada. O pó tem contexto simbólico (2ª Rs. 5,17), traduzindo que nada do acontecido possa influenciar a continuidade da missão ou se apegue nos pregadores. A sentença é dada automaticamente, pois o Evangelho se converte em juízo e condenação (At. 13,51).
Na evangelização o principal sinal e testemunho é o DESAPEGO. Pela Igreja este sinal é concedido em dois níveis: pessoal e comunitário. A riqueza, de forma genérica, concede um aspecto de segurança e nutre um instinto de dominação. Mas a renúncia a estes aspectos é feito a todos? Ora, nem todos tem uma vocação específica, mas todos devemos nos lembrar que não podemos nos prender ou libertar-nos destas escravidões que a riqueza nos impõe. Traduzindo, devemos permear nosso coração que o uso dos bens materiais ou outro gênero de riqueza, devem ser utilizados com um espírito de serviço universal.
REFLEXÃO: VOCÊ FAZ A VONTADE DE DEUS? ATÉ QUE PONTO ESTAMOS FAZENDO UMA VONTADE DIVINA? SERÁ QUE NÃO EXISTE UMA MESCLAGEM DE NOSSA HUMANIDADE COM A VONTADE DIVINA? SERÁ QUE APENAS A ROTULAMOS COMO DIVINA, MAS SUA ESSÊNCIA É PURAMENTE HUMANA? QUAL O SENTIDO COMPLETO QUANDO DIZEMOS: 'É VONTADE DE DEUS'? PEGUNTE-SE QUAL A TUA VONTADE? QUAL A VONTADE DE DEUS? Reflita. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com