quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MC. 8,27-33

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Novamente, juntos comigo: "Sei que DEUS ESTÁ AO MEU LADO. Por DEUS louvo a promessa, pelo Senhor louvo a promessa, em DEUS EU CONFIO e NÃO TEMO: O QUE PODERÁ FAZER-ME UM HOMEM?".
Neste dia, Marcos coloca nova reflexão: "TU ÉS O MESSIAS ... E COMEÇOU A ENSINÁ-LOS, DIZENDO QUE O FILHO DO HOMEM DEVIA SOFRER MUITO". Importante a reflexão de hoje. O SOFRIMENTO? QUEM DESEJA? QUEM TEM DISPOSIÇÃO DE ABRAÇÁ-LA EM SUA PROFUNDIDADE? Marcos coloca, agora, o marco de divisão de seu Evangelho. JESUS ungiu com intuito de fazer-se rreconhecer como Messias, neste contexto ELE o é reconhecido como tal por seus Discípulos, na fala de Pedro. A multidão, ainda o considera como um Profeta redivivo. Por esta declaração, que deixa o coração de CRISTO em estado de alegria, demonstra uma abertura, finalmente, do coração daqueles que o acompanhavam. Porém, coloca de forma fervorosa, que não se deve propagar para a multidão este conhecimento. O objetivo é que na segunda parte explicará em que sentido ELE é este Messias. Idéias esta que se distancia do interesse particular da multidão e a dos próprios Apóstolos. Em suma houve uma compreensão de que JESUS era o Messias, mas apenas na Ressurreição o sentido exato será demonstrado.

A importância dos detalhes faz-se mostrar novamente. Marcos inicia sua empreitada colocando em expoisção local a ser percorrido, tal intenção não é por acaso. Cesaréia encontra-se ao norte, não distante de Betsaída, o nome é uma homenagem ao imperador Tibério, e é a residência do tetrarca Filipe. Veja-se que a proclamação da confissão messiânica é feita exatamente neste local. Outro ponto é a iniciativa de JESUS, com uma pergunta indireta em relação ao povo, que depois retorna-se com sentido direto, da qual é um prelúdio da intenção divina para cada um de nós. QUEM EU SOU? Pergunta constatemente DEUS a cada um.
Veja-se que os Evangelhos sinopticos (Mt. 16,13-20 e Lc. 9,18-21) possuem estreita relação com o texto da nossa Lectio, porém as intenções são diferentes. Em Marcos a questão é uma provocação intencional de formalizar a confissão em tela, e deve ser adstrita apenas aos seus Discípulos, por isto a negativa de propagação, impedidno a desvirtuação do seu sentido. O Messias vai além do profetismo, que se baseia em sua essência própria.
Em contraponto com a confissão vem uma repreensão, daquele mesmo que declarou o messianismo. É que Marcos em todo o seu texto quer demonstrar que a obra salvifica de DEUS sempre fora permeada pela incompreensão, desde o princípio.
Se observarmos todo o sentido, começaremos a entender o caminho Profetico de todo o que segue a CRISTO. Inicialmente, vem uma apoteose de espanto, e de reconhecimento aparente, e assim o é com JESUS. Anuncia o Reino, perfaz milagres e é cercado por uma multidão que o admira. Gera-se interrogações, dúvidas, suspeitas, torna-se uma incompreensão, ou seja muda-se a atmosfera. Os milagres ficam esparsos e desaparece os admiradores. Cada vez mais fica-se apenas com os que lhes são fieis. Observa-se a real amizade, que vai além das aparências. Gera-se um estado de FÉ, e dela parte-se um maior conhecimento da essência da pessoa. Logicamente, pode-se desenovlver um apegao inicial, que no desvendamento da verdade profética (dor e dificuldade) gera revolta.
REFLEXÃO: A incompreensão nos é tanto dificil. Mesmo partindo de um tempo de caminhada, nossos corações ainda sofrem com este estado de situação. Caminhar com JESUS significa total desapego dos interesses próprios e dos outros. O único objetivo é DEUS. Somente deve ELE ser o primeiro, se não acontecer a vida e a caminhada cristã torna-se dificultada. Os apegos e sentimentos tendem a nos direcionar do objetivo maior, assim acontece com PEDRO. QUANTO MAIS A CADA UM DE NÓS!!! O medo e as desculpas que fogem da Cruz são inúmeras. Tendem-se a originar até o esfriamento da caminhada, culpa-se a muitos e coloca-se sempre no centro a própria vida. Disto acaba-se afogando-se em profundas mágoas. Em suma, tornando-nos PRISIONEIROS.
DEUS PERGUNTA A VOCÊ, EM QUE SE TORNOU PRISIONEIRO? QUAL O TEU APEGO? QUAL O TEU MEDO? Enquanto não enxergarmos tudo isto, será dificil entender a questão maior. "E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?". MEDITE SOBRE ISTO. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com