sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MC. 8,34 - 9,1

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Na magnitude de tua criação, Apenas resta-me elevar os braços e LOUVAR e BENDIZER o teu SANTO NOME. "EU VOS CHAMO DE AMIGOS, POIS, VOS DEI A CONHECER O QUE O PAI ME REVELOU". Comecemos a nossa Lectio, Marcos coloca o Rhema para nossa reflexão diária: "QUEM PERDER SUA VIDA POR CAUSA DE MIM E DO EVANGELHO, VAI SALVÁ-LA". Ponto em questão será, para meditarmos, a perda da nossa vida! Como se fará isto? Eis uma grande questão, não é? Aqui inicia-se uma formação particular de JESUS para seus Discípulos, e ocorre logo após a proclamação de Pedro. Explica em que sentido realizaria-se o seu messianismo glorioso: 'através do SACRIFÍCIO PESSOAL A SERVIÇO DOS OUTROS', como DEUS quis e a Escritura predisse.
Como podemos analisar os detalhes do texto, existe uma série de sentenças de teor grave de definem o que significa seguir o Mestre. Eis o desejo de Marcos, cuida em advertí-la sobre a tentação de apenas aceitar e venerar o CRISTO TRIUNFANTE. De foram detalhada vamos analisar o interesse de Marcos.
Inicia com o termo NEGAR, em que se busca vencer o próprio egoismo. conforme a tradição e conheciemnto histórico, o condenado a cruz tinha que transportar sua própria pena, sua cruz até o local de sua crucifixação (Mc. 15,21). Objetiva Marcos acentuar a seriedade e a exigência de ser Discípulo de JESUS. Porém, nos confirma a POSSIBILIDADE de se fazer.
Marcos também nos faz visualizar a nossa prórpia humanidade, quando se refere a atitude de preservação da vida. Sendo uma aptidão comum do ser humano, a de preservar a sua vida, esta se torna perda de tempo estimável quando não existe nenhm objetivo, sentido concreto de se efetivar esta ação. Se não existe o entendimento do SER, qual o valor do POSSUIR (Sl. 49,7-10). Poderia-se comparar a alguém no leito de hospital, guiado por aparelhos que mantÊm sua vida. Questione: QUAL O VALOR?
Por fim, Marcos acentua uma inclusão penosa, questiona o seguimento até a PARUSIA. E o coloca na função de julgamento, de Juiz glorioso. O termo 'envergonhar' supre a necessidade de FIDELIDADE, de permanência ao objetivo abraçado. A geração denomina-se de 'adultera', possui significado contrária, de individuos que adoram outros deuses. Traduz que todo o que rejeita o sentido e a metodologia de ensino do Mestre, ou seja, a geração de CRISTO e qualquer outra.
REFLEXÃO: O que notamos neste texto é a pura missão de JESUS, ciente de que deve entregar sua vida ao PAI. Esta missão não estara completa sem a PROVAÇÃO e sem a FIDELIDADE à condição mortal do homem. O AMOR não pode chegar a terra sem passar pela DOR. Então, se somos, verdadeiramente, IMAGEM e SEMELHANÇA tudo isto também deve nos atingir por inteiro. Para nos salvar, deemos 'pegar a cruz', 'seguir' em frente, e 'perder a nossa vida'. Creia Irmãos, a SALVAÇÃO ÑÃO VEM PELO SUCESSO, mas pelo SACRIFÍCIO de si ofertado no e pelo AMOR.
Pense nisto: NINGUÉM GANHA, SEM APRENDER A PERDER. Ninguém pode dizer de forma concreta que AMA, se não sabe o significado da falta dele. Ninguém sabe o valor de algo, quando nunca se debruçou sobre ele. Ninguém sabe o gosto de uma fruta, sem jamais experimentá-la. DEUS TE ABENÇOE.



Marcos busca fazer uma junção teológica entre a passagem anterior e esta. Antes, coloca Pedro efetivando censuras, em nome dos companheiros, a aquele mesmo que proclamou como Messias. De imediato recebe uma resposta, um título, de cunho até pesado (satanás), porque estava a tentar CRISTO em sua missão, como no deserto, sugerindo-o um caminho oposto ao desejado por DEUS. Agora, perfaz a Pedro o conhecimento de seu caminho e o convida-o de forma concreta a seguí-lo nesta mesma via messiânica de sacrifício pessoal a serviço dos irmãos.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com