terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MT. 16,13-19

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Hoje é TEMPO DE FESTA. Nossa Mãe maior, a Igreja celebra a Festa da CÁTEDRA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO. Durante algum tempo os antigos romanos tinham uma tradição de venerar os mortos, no sentido de nunca esquecer as pessoas importantes nas famílias. Assim  honravam a memória de tais pessoas e comiam junto a tumba das mesmas. Colocava-se uma cátedra (cadeira reservada) para demonstrar que o mesmo estava presente no ato. A partir do Séc. IV, os cristãos começaram a honrar uma cátedrar muito mais espiritual, a de Pedro, chefe da Igreja de Roma. Rezemos assim: "Concedei, ó DEUS todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de FÉ do Apóstolo Pedro. Por nosso Senhor JESUS CRISTO, vosso Filho, na unidade do ESPÍRITO SANTO. Amém.".



Por causa desta festividade, vamos meditar o Evangelho de S. Mateus. O Rhema desta passagem é: "TU ÉS PEDRO. EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS". É um texto de uma relevância magnífica e de suma importância, constituída de duas partes. A primeira, é a CONFISSÃO de Pedro, sendo porta-voz dos demais apóstolos, sobre o Messianismo de JESUS. A segunda, e inserida, a PROMESSA do PRIMADO do Confessado para o Confissor. A intenção de Mateus de colocar este contexto é caracterizar a ruptura definitiva com Israel, ou seja, Israel já não é a planta de DEUS (Mt. 15,13), deve agora o discípulo abandoná-la (... deixai-vos ... Mt. 15,14), visto o próprio Mestre assim o fazer. Mas e agora, seria concebível o Messias sem um povo? (qahal). Aqui advêm o anúncio do próprio JESUS, fundamenta esta nova planta sobre a rocha, que de forma visível, após sua partida, será PEDRO, a quem concede as chaves.
Diferentemente de Marcos, o texto de Mateus é muito denso e elaborado Apresenta as seguintes situações que devem ser meditadas: 'identificação do povo de JESUS (João, Elias, Jeremias, Profeta); identificação dos Apóstolos de JESUS (Pedro = MESSIAS); identificação de CRISTO (TU ÉS PEDRO). Este contexto trata da identificação da pessoa de JESUS. Enquanto o povo que presenciou suas atividades o considerava como algum ente especial de DEUS para preparar a era messiânica {poupado de morte (Eclo. 48,1) ou redivivo (Lc. 16,30)}, Simão, declarado homem em sua natureza (Filho de Jonas), proclama que JESUS é o Messias, que automaticamente é ratificado por CRISTO, em sua confissão advêm de uma revelação divina, do o proclamador recebe uma bem-aventurança particular.
Depois efetiva uma ação de JESUS em construir um novo templo, que significaria, posteriormente, uma nova comunidade, da qual o próprio Pedro guiará. O termo grego 'PETROS', significa pedra ou pedregulho que se pode pegar ou lançar. Enquanto 'PETRA' significa uma rocha onde se pode erguer um edifício. Ao denominar um nome, CRISTO afirma sua autoridade sobre este edifício ou comunidade recém criada (MINHA IGREJA), que irá substituir a comunidade sagrada QAHAL YHWH ou QAHAL YISRAEL (Dt. 23,2; 1ª Rs. 8,22). Aqui Pedro terá uma função medianeira, e sua adesão a JESUS dará sentido a sua solidez (rocha). Contra esta igreja nada e ninguém terá poder, que abre suas portas para prender, e fecha para não soltar Cf. Apocalipse). Porque a obra de CRISTO sempre será imortal. Se contrapondo aos doutores e fariseus que dificultavam e fecharam o acesso ao Reino de DEUS, Pedro terá novas chaves de acesso, tendo o poder de julgar, perdoar e condenar, sendo ratificado pelo próprio DEUS.
REFLEXÃO: Diante de JESUS é necessário tomar uma posição. Entre um aspecto de hostilidade crescente dos Chefes e a incompreensão da multidão, CRISTO se concentra na formação dos Discípulos (COMO ISTO É IMPORTANTE!!!). Observa-se que ELE próprio levanta uma questão de CONFIANÇA. Disto advêm a resposta do questionamento, efetivada por Pedro, em nome dos demais, disto vêm o sentido da Cátedra. Com o resultado que CRISTO edificará esta Igreja sobre Pedro. E para nós? Fica o ensinamento de que devemos nos DECLARAR ABERTAMENTE por CRISTO nosso Salvador. De pertencer a JESUS na Igreja construída sobre uma rocha; deixar-nos confirmar na FÉ por Pedro que tem de CRISTO o poder e a missão para isso. Bem como chorar com Pedro a infidelidade passada.
Hoje tenho a plena certeza!!! Estamos na VERDADEIRA IGREJA DE JESUS. Construída não apenas de pedras, mas também de sangue, de muitos Martíres (homens, mulheres, crianças, idosos, etc.), que objetivaram unir umas as outras. Uma verdadeira comunidade divina, cheia de beleza e sabedoria. Simplesmente um verdadeiro templo de VIDA. Vida esta escolhida pelo próprio DEUS, que desejou ser um de nós, para experimentar a nossa essência, para nos dizer 'TE AMO PROFUNDAMENTE'. Escolheu esta mesma humanidade, limitada (negou três vezes) parra lançar as redes de sua misericordia, pois tinha e tem confiança em cada um de nós. ESTA É A NOSSA IGREJA: SANTA UNA, CATÓLICA E APOSTÓLICA, que vem de ROMA, berço da humanidade. E VOCÊ, ENTENDE ESTA CÁTEDRA? TEM RESPEITADO AQUILO QUE A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS PREGA? TEM OUVIDO O SUCESSOR DE PEDRO? QUER QUEIRA OU NÃO, FICA O DIRECIONAMENTO: "SOBRE TI CONSTRUIREI MINHA IGREJA". REFLITA SOBRE ISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com