segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MC. 9,14-29

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! O AMOR, você, agora já olhou para sua janela. viu o raiar do sol. Assim é o verdadeiro AMOR. Que mesmo no seu início é capaz de iluminar grande parte do nosso mundo, tão forte, tão poderoso. Assim sempre será DEUS em nossa vida. Mesmo nas trevas de nossas madrugadas, basta-nos dizer um pequeno SIM, e tudo se ilumina. QUE ASSIM SEJA em vossas vidas. Hoje a Igreja celebra a vida de um santo, PEDRO DAMIÃO, Bispo e Doutor. Nascido de família pobre, teve como tutor seu irmão mais velho, Damião, que lhe proporcionou sua educação, disto advêm o seu sobrenome. Teve seus estudos (Ravena, Faenza, Pádua), mas direcionou-se a ser monge. Sua importância estava sempre encarregado com as pregações e reformas dos mosteiros. Em Óstia fora ordenado Bispo. Sua luta fora retirar da Igreja os negócios temporais, contra a decadência intelectual e moral do clero, que desencadeou em uma reforma, juntamente com seu amigo o monge Hildebrando (Pp Gregório VII). Por fim, recebeu do Papa Leão XII o título de Doutor da Igreja (1828). Rezemos assim: "Ó PAI todo-poderoso, dai-nos seguir as exortações e o exemplo de S. Pedro DAmião, para que, nada antepondo a CRISTO, e servindo sempre à vossa Igreja, cheguemos às alegrias da Luz Eterna. Por nosso Senhor JESUS CRISTO, vosso Filho, na unidade com o ESPÍRITO SANTO. Amém.".

Mas vamos continuar nossa caminhada com MARCOS. O seu Rhema é "EU TENHO FÉ, MAS AJUDA A MINHA FALTA DE FÉ". Esta situação é um ponto de intercessão entre o momento da transfiguração e o anúncio da paixão. Pelo seu grandioso talento narrativo Marcos nos concede um momento de meditação pela vida. Mostra-nos outro lado de JESUS (glorioso e paciente), compassivo, que sempre utilizará sua essência em benefício alheio.
Neste ponto devemos observar os detalhes de Marcos: Enfermidade do menino; Fé vacilante do pai; ignorância dos Discípulos. O que nos quer dizer?
Depois da grande Epifania, é necessário o retorno aos nossos moldes (descer da montanha com os três escolhidos). Encontra uma situação de conflito (discussão), que não possui significado claro. Induz-se pelo questionamento do pai, que o assunto seria sobre o exorcismo. Retornemos à algum tempo atrás, em que estes Discípulos receberam um envio de expulsar demônios (6,7), mas não conseguiram êxito perante o caso do garoto. Um detalhe bastante curioso é a pergunta de CRISTO: "SOBRE O QUE ESTAIS DISCUTINDO?". Novamente é desejo que a nossa humanidade apresente um interesse, uma vontade de buscar auxílio. Vem-se a descrição do estado, do qual observa-se sinais possíveis de uma epilépticia, que para a tradição judaica da época era um endemoniado (será que hoje também não???). Deste acontecimento, CRISTO expressa para todos (multidão e discípulos) uma queixa pela sua incredulidade, demonstrada pela falta de confiança sobre a ONIPOTÊNCIA de DEUS que agia nele (Dt. 32,5), traduzida na falta de oração, ou seja, buscava-se apenas o aspecto material (cura - E hoje?). Deve CRISTO agir neste meio de incompreensão, sem se deixar vencer por ela.
Marcos para dar maior singularidade ao fato começa a expor detalhes do estado do doente (duração, efeitos, resistência), cujo intuito é demonstrar o poder único que advêm de JESUS. Subsiste uma repreensão particular ao pai do rapaz, de forma imperativa, que perfaz nos presentes a analisar sua situação. Desenrola-se numa profunda confissão do pai do epileptico de sua enorme incredulidade, suplicando-o seu socorro. Dai ocorre o milagre desejado. Resume-se a situação o seguinte: 'A FÉ em DEUS, expressa pela oração confiante, alcança qualquer milagre'. A ação reintegradora é eficiente e duradoura pela ordem soberana de JESUS. Outro detalhe exemplar de Marcos, que se torna marca registrada em seu Evangelho, o 'TOQUE' do Messias, que ergue e restaura a situação (Mc. 5, 41-42). TODO MILAGRE DE JESUS É UMA PEDRA QUE MOVE AS ÁGUAS E PROVOCA UM MOVIMENTO.
REFLEXÃO: A temática presente é a presença da INCREDULIDADE, em contraponto do poder saneador da FÉ na pessoa do CRISTO e na oração. O fato em questão, a cura do rapaz, o ritual de exorcismo se assemelha ao do BATISMO, em que faz passar da morte para a VIDA. Marcos tem esta preocupação, relata o rito catecumenal. Frisa-se a essência maior em nossa vida CRER EM JESUS e efetivar sempre a ORAÇÃO. Dizia STo Agostinho que a ORAÇÃO "... É UM ENCONTRO DE UM DEUS QUE TEM SEDE DE NÓS, PARA QUE TENHAMOS SEDE D'ELE ...". No fato narrado, CRISTO tinha orado antes de fazer sua ação milagrosa, tinha se encontrado com o PAI. Aqui esta a nossa chave principal. Precisamos orar mais, não para visualizar as coisa que devem acontecer, mas para EXTRAIR, melhor EXPERIMENTAR da VIDA de DEUS, suas experiências, sentimentos, pensamentos, para no fim podermos transparecer a imagem do Homem perfeito em nós, sobre nós, dando-nos autoridade de proclamar qualquer libertação (... EM NOME DE JESUS ...). VOCÊ CRER NISTO? COMO VAI A TUA ORAÇÃO DIÁRIA? E TUA OFERTA? O TEU JEJUM? MEDITE SOBRE ISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com