domingo, 20 de fevereiro de 2011

A PSICOADAPTAÇÃO ou RESILIÊNCIA

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! "... SEI QUE ÉS CAMINHO ... SEI QUE ÉS VERDADE E VIDAAAAA! SEI QUE ÉS AMOR ... SEI QUE ÉS SENHOR E DEUS, JESUS ..." Nesta manhã, DIA do SENHOR, vamos continuar nossa formação pessoal. Falaremos sobre a PSICOADAPATAÇÃO, chamada por muitos de RESILIÊNCIA.
Resiliência é a capacidade de um material suportar tensões, de assumir formas e contornos para manter sua integralidade, ou seja, preservar sua anatomia. Em nosso caso, como seres humanos, é a capacidade de suportar a dor, transcender obstáculos, administrar conflitos, ou seja, se adaptar as mudanças. Você já é capaz disto?
O nosso grau de resiliência depende muito de nossa capacidade de adaptação e superabilidade frente aos eventos adversos. Quem possui um baixo grau de resiliência na vida suporta de forma inadequada as adversidades e crises. Pode desencadear uma depressão, pânico, ansiedade, onde tais dores, em casos críticos, podem levar ao suicídio. Veja hoje em dia isto é muito comum. Existem 3 tipos de suicídio, sabia?

1) Imaginário, que desemboca no desejo de sumir, de dormir e não acordar mais;
2) Psiquico, que origina as dependências físicas e químicas, com drogas, e comportamentos destrutivos e abandono;
3) Físico.

Nisto precisamos dar um CHOQUE total na nossa gestão humana, se lembra? Ela é capaz de desfacelar o pessimismo e irrigar a terra seca com a ESPERANÇA, que nos é fundamental para alicerçar as nossas capacidades psíquicas de superação de tensões.
A capacidade de se adaptar e superar eventos dependem de um bom aprendizado. E este deve por vir de um processo continuo e trabalhado da CRÍTICA, ou seja, do sentimento de culpa, pois sua falta gera PSICOPATAS, e o seu excesso gera HIPERSENSIBILIDADE.
Sabemos que a dor, derrotas, lágrimas deveram ser evitadas, mas são inevitáveis por si só. Então, nossa real atitude positiva seria e será, usá-las como forma de expandir nossa maturidade resiliente. Como?

1) Saber utilizar das derrotas, como propulsora das vitórias, ou seja, aprender a saber ganhar;
2) Utilizar de suas incoerências como suporte da maturidade, ou seja, observar a falha e trabalhar na alteração da mesma;
3) Saber verificar as crises, destilá-las para se fortalecer e continuar a caminhada;
4) Saber dar valor ao sucesso, através das derrotas, vexames;
5) Efetivar analise da situação, manter a integridade, debater a situação, questionar o pessimismo e estabelecer regras de superação
6) Ser uma pessoa teimosa, determinada, para não desistir dos sonhos.

Nada e ninguém é totalmente seguro. Nisto podemos ver que a humilhação hoje, pode ser convertida em glória futura, igualmente o reverso também. Portanto, devemos valorizar a VIDA mais do que o sucesso. Quem quer ver o brilho do sol, tem que ter a capacidade de superar as tempestades.
Viver é conquistar, ter experiências. Viver é também perder, você sabia? Viver é encantar os outros e ter expectativas correspondidas. Igualmente, é se desencantar e ter tudo esfacelado. A pessoa vida, mesmo nas dificuldades, sabe criar mais janelas light do que as killer, ou seja, mesmo que se perca a vitalidade física, se preservara a vitalidade psíquica, pois mesmo que os aplausos cessem, o show do anonimato continuara em nossa vida.
Infelizmente fomos treinados para ganhar, não para a frustração. Tenha a ciência de que não é a quantidade de tempo que determina a profundidade de uma relação. Veja o caso daquelas pessoas terminais, não possuem muito tempo de vida, mas quando decidem viver, sabem realmente experimentá-la. Cada segundo para elas são preciosos. E você, esta aproveitando sua vida hoje?
Tenha sempre em mente, pessoas que sonham, mas não treinam para realizá-las, tornam-se pessoas frustradas e conformistas. Mas, aquelas que treinam sem sonhos produzem apenas escravos de um sistema. Entenda que todas as escolhas conduzem a algum tipo de perda. Se a pessoa só quer ganhar estar despreparada para viver de verdade. Pois é necessário perder algo importante, para conquistar algo ESSENCIAL.
Aprenda a trabalhar as crises para julgar menos e se entregar mais. Pois veja, produzir idéias tem um preço, ser diferente também tem um preço, concorda? Nem sempre será fácil pagar, mas é necessário saldar o débito com o nosso próprio EU.
Veja, sempre que sofremos menos quando crianças, nos tornamos adultos mais susceptíveis aos traumas presentes que promovem, cada vez mais, quadros de psicoses doentias. Ou seja, quanto maior o tombo, maior se adquire capacidade de levantar novamente e encarar o obstáculo. Aprende-se a não destruir simplesmente, e nem auto-destruir quando feridos, mas lutar pela reabilitação.
Para finalizar, apenas uma pessoa altamente resiliente será capaz de dar plena liberdade aos outros de o abandonarem. Quem não dá liberdade para os outros jamais encontrara sua liberdade. Quem controla os outros, sempre será escravo de sua insegurança.
EIS OS EXERCÍCIOS DIÁRIOS QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA REFORÇAR SUA RESILIÊNCIA:

1) Comece a avaliar sua vida como um ciclo, nada será perene. Trabalhe esta idéia, e comece a viver melhor.
2) Treinar diariamente a enfrentar os obstáculos, NÃO DESISTIR, mas trabalhar com flexibilidade.
3) Use as situações negativas a seu favor, como estímulos para crescer.
4) Faça um quadro avaliativo de suas ‘derrotas’. Analise bem elas, e perfaça um planejamento para vencer estas situações.

Um comentário:

Rafaelly (: disse...

Tive a oportunidade de participar de uma discussão na universidade sobre "resiliência", na disciplina de Sociologia. Apesar de a professora não ter enfatizado a versão cristã da palavra, acho que é exatamente esse o desafio de todos nós, especialmente dos jovens cristão e católicos! Sentimos nas costas o peso da responsabilidade, na pele a dor das críticas, mas no corção a certeza de que vale a pena continuar. Lutar um pouco mais, servir um pouco mais, amar um pouco mais. Por Jesus! Sejamos, então, resilientes.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com