domingo, 20 de fevereiro de 2011

A ESSÊNCIA DE UM LÍDER (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, neste tópico finalizaremos o objetivo desta temática. Ser LÍDER vai além de muitos moldes colocados pelo mundo, em que a grande essência é buscar uma observância interior, raízes, objetivos, análises e questionamentos. Meditaremos sobre mais algumas características primordiais de um verdadeiro LÍDER: HUMILDADE, SERENIDADE, JUSTIÇA, CLAREZA, TEMENTE A DEUS e ser COMEDIDO. Todas, em conjunto, formam um ser que reflete a IMAGEM e SEMELHANÇA Divina. É um paralelo da existência de JESUS no meio de nós. É um transfigurar-se por uma luz suprema, que revela aos homens a essêncai de um verdadeiro AMOR. Por VOCÊ, por MIM, por TODOS. CONTINUEMOS.
1) HUMILDADE :


Nesta qualidade devemos analisar segundo a espiritualidade beneditina, que busca na visão da escada de Jacó o caminho até deus. Entendendo que o caminho espiritual de alcançar a deus passa em primeiro lugar pelo nosso rebaixamento, ou seja, encontrar nossa realidade . O Homem de deus descendo para dentro de sua condição terrena consegue um real contato com o céu, para tanto deve buscar uma verdadeira coragem de revelar as suas preciosas paixões, consegue, enfim, ser transportado até o pai.
Subtende-se que liderança pressupõe disposição para aprender, que gera automaticamente a noção de limitação própria. Do contrário ocorre quando almeja-se o céu com facilidade, e nesta situação apenas encontra-se com a imagem pessoal de deus e de nossas próprias projeções. Se nos é necessário descermos em nossa essência humana para realizarmos o céu em nossa vida, fica claro que quem lidera nunca poderá sentir-se um todo-poderoso, e evidentemente não deve e não pode menosprezar ninguém. Apenas o ser humilde possui a capacidade de abraçar suas fragilidades e inconstâncias, ou seja, sua humanidade.
É o se ver como ‘Humus’ (barro), nunca acima dos outros, ver-se no outro, sendo a característica mais manifesta de que um homem se tornou uma medida de deus . O contrário da Humildade é a falsa modéstia. C. S. Lewis advertiu: “a verdadeira humildade dispensa a modéstia”.
Na humildade todas as nossas realizações positivas são atribuídas ao Criador . Enquanto na falsa modéstia, embora possa aparenta que o sucesso é negado, ele é gerado no orgulho interior de saber que as ações foram produzidas pelo o ‘Eu’ do individuo, ou seja, o sucesso é todo meu.
Uma das formas de se observar como está a nossa humildade, é a avaliação de alguns fatores na minha conduta diária, como por exemplo: a) atribuição de qualidades especiais (ex.: infalibilidade da nossa avaliação dos outros); b) atribuição e pobreza intelectual, de inveja, de incapacidade, de toda proposta contrário ao nosso pensamento; c) Isolamento e tornar menor o círculo de confiança (sufocar opiniões). A arrogância faz parar o aprendizado, inflamando o ego, poder de tudo realizar o que quiser, ocorre à repressão da sombra ;

2) SERENIDADE :

É o que denominamos de tranqüilidade. O verdadeiro Líder possui paz interior, é equilibrado consigo e com deus, e, lógico, é também capaz de gerar tranqüilidade.
Ora, se a pessoa é em si mesma uma confusão, certamente não esta apta a ser um Líder, pois não alcança a tranqüilidade necessária, por ouvir várias vozes internas em seus pensamentos, que não é capaz de ser senhor de si mesmo.
Aqui não existe a figura da Autoridade, pois está submetida a Autoridade de outrem (paixões e emoções), e por esta falta de estabilidade, é que se forma um pântano de dispersão dos pensamentos e razões dos discípulos, que gera vários desgastes (físicos, tempo), na tentativa de buscas de soluções.

3) JUSTIÇA:

É a qualidade de não ocasionar prejuízos , não ser rude, nunca ser injusto. Observa-se na atitude anterior de contemplar seus próprios traumas do seu interior (cura interior), antes mesmo de afrontar alguém, acusando-a do que seja. Aquele que não efetiva esta análise correrá o risco de ferir os outros ou a si mesmo. Deve-se destrinchar toda a história de vida pessoal, mentalizando e redescobrindo alguns traumas de nossa vida. Não optando por esta análise da sua história de vida, favorecerá uma real confusão entre a tarefa real e a imaginária, passando a magoar outrem .
É o verdadeiro conhecer de seus subordinados, observando-lhes à liberdade, à dignidade, à atenção e o respeito. Existindo uma verdadeira justiça quando não se encontra o preconceito. Ser incorruptível nos julgamentos pressupõe que não existe preconceito (consciente e inconsciente), livrando daquilo que turva os pensamentos e que observa as pessoas corretamente. Traduzindo, tratar todos por igual, sem quaisquer preferências. O julgar os outros demonstra-nos que na verdade o individuo ainda não encontrou-se consigo, sua verdade, contrapondo-se com o sentimento de serenidade .

4) CLAREZA :

Denota-se a capacidade de ser ágil nas decisões, ser claro, sempre estar apto a ouvir a voz de deus. Quem possui atitudes hesitantes, desanimadas traduzem seus atos como lentidão . Esta hesitação é derivada do perfeccionismo, do medo de errar, e portanto, nada se decide, chega-se sempre tarde, objetivando nada mudar.
Sempre ocorre a espera de que outrem decida, busca-se não chamar a atenção e, lógico, não errar, como conseqüência nada de novo surge.

5) COMEDIDO :

É uma qualidade orientada ao cuidado com as coisas e as pessoas . É aquele orientado a CUIDAR, não simplesmente mandar. O contrário é o esbanjador , que demonstra pouca ou quase nenhuma auto-estima (caos interior). Este pseudo Líder simplesmente dissipa as riquezas para demonstrar ostentação, na busca de compensar sua inferioridade.

6) TEMENTE :

É a qualidade de visualizar em tudo o próprio deus e se deixar tocar e encontrar por Ele. É atenção, cuidado, respeito diante do Homem. É o olhar nos Homens a Imagem Divina, ligando-se somente a deus, libertando-se de qualquer medo humano, do relacionamento doentio de si, e do seu sucesso, liberta-se do medo da falha e do fracasso.

7) PATERNAL :

O Líder tem de apoiar, dar coragem para as aventuras e para o arriscar, em suma, significa encorajar os discípulos a atreverem-se, a correrem riscos de cometer erros, apoiar e incentivar os liderados.
Para o Pai, o mais importante do que o prestígio é o bem-estar da família. O Pai incentiva os filhos, concede coragem para ousar, protege a retaguarda, adianta a confiança. Daqui nasce Líderes que despertam a vida em seus liderados, os apóiam, encorajam a seguir novos caminhos e novas soluções.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com