quinta-feira, 10 de março de 2011

5ª Feira Pós cinzas (LC. 9,22-25)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Neste perído de Pré-Quaresma, já podemos iniciar nosso momento de busca de PURIFICAÇÃO. O Rhema pretendido será: "QUEM PERDER SUA VIDA POR CAUSA DE MIM, ESSE A SALVARÁ". AMÉM. As condições propostas por JESUS nesta passagem, a quem desejar seguí-lo, encontram-se sua contrapartida ideal na primeira profecia da Paixão, que as precede imediatamente. CRISTO não é um 'chefe' que dá diretrizes, é um Irmão que explora um caminho. Antes de pregar a RENÚNCIA, pratica-a; antes de oferecer a CRUZ, carrega-a. Ensina a salvar a própria vida, pondo-a em perigo sem reserva, como ELE o faz.
Lucas coloca-nos um discurso direto e concreto para todo que deseja seguir seu caminho. De início a orientação é para seu pequeno grupo de amigos, para que possam efetivar seus ensinamentos não por palavras, mas com a própria vida, com gestos concretos de doação, principalmente os seus multiplicadores (discípulos). Após, se apresenta três outros grupos, que formam o grande conselho, que deveria ser a representação e guia do povo. Este ato de reprovação possui contexto OFICIAL (Sl. 118,22; Is 53). Tem conotação de KERIGMA (Morte precede a Ressurreição). Lucas faz-se ampliar o círculo dos destinatários, em que designa-se que o SEGUIR, serve para qualquer cristão. A hermenêutica da palavra CRUZ, nos revela que é o madeiro tranversal (horizontal), que o 'criminoso' teria de carregar até o local de sua execução. Deve ser feito pelo seguidor de JESUS, em sua companhia. Quer demonstrar um ato de DISPOSIÇÃO ao MARTÍRIO (Hoje o Branco para nós). Mas, que fique claro que este último estágio, NÃO PODE ANULAR o RITMO de CADA DIA.
Devemos observar a composição das palavras de Lucas. GANHAR (SALVAR) - PERDER!!! Parece contradição. Não! Apenas direciona-nos ao MESSIAS, que nos revela o sentido da própria vida, em que se completa quando se perde-a. Ora, qualquer vida que se constroi apenas para PRESERVÁ-LA, não se possui sentido, arruína-se. Ficar na defensiva, estático, NÃO SE VIVE de fato, regride-se. Ressoa-se a intenção do maligno, que busca conceder, ao Messias, o domínio do mundo (Sl. 49), se este apenas defender sua vida, ou seja, deixar estático o Plano de Salvação do PAI. Traduzindo, buscar a AUTO-PRESERVAÇÃO.
REFLEXÃO: O caminho de todo CRISTÃO é seguir a JESUS. Ninguém pode ser seu Discípulo se NÃO COMPREENDE o estar disposto todo dia a PERDER sua VIDA por ELE (carregar a CRUZ). Aqui existe uma TOMADA DE DECISÃO. É OPTAR POR QUEM SE QUER SEGUIR, sem dúvidas, questionamentos. É O DESCOBRIR QUEM SOMOS REALMENTE ('EU SOU'). Neste período QUARESMAL, devemos renovar nossa decisão: "PARA QUEREMOS IR?"; "QUEM QUEREMOS SEGUIR"; "O QUE QUEREMOS SER NA REALIDADE?". Neste Tempo, devemos buscar a OPÇÃO BATISMAL. É ARRISCADO!!! Possivelmente, quem opta por JESUS enocntra oposições e perseguições. Mas porque? Nos é necessário, na verdade, RENUNCIAR AO PRÓPRIO 'EU' (afetos, desejos). O medo da morte subtende, de imediato, um sentimento de PERDA. Temos medo de perder, não a vida, mas pessoas e coisas que nos prendem de fato. Poderia alguém dizer: "É RENUNCIAR A VIVER!". Do contrário. É VIVER EM PURA LIBERDADE. NADA ME PRENDE. NINGUÉM ENCARCERA-ME. SOU LIVRE. SALVAR-SE, na verdade, é TORNAR-SE LIVRE. E VOCÊ? ESTA VERDADEIRAMENTE LIVRE? É CAPAZ DE SEGUIR A JESUS? MESMO PARA O CAMINHO QUE ELE VAI? MEDITE SOBRE ISTO. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com