terça-feira, 29 de março de 2011

SE CADA UM NÃO PERDOAR A SEU IRMÃO, O PAI NÃO VOS PERDOARA (Mt. 18, 21-35)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Adentrando nesta semana, vamos buscar formação no Evangelho de MATEUS. Aqui, Mateus evidencia a culpa contra a Ordem Comunitária., ou as Ofensas pessoais contra os irmãos. Neste ponto subsiste uma determinação de como deve se comportar o Cristão, colocado em forma de parábola de JESUS. Esta é a mais Bela Exegese do que consta no PAI-NOSSO professado por CRISTO. Podemos, enfim, enfatizar que é completo o ensinamento de Mateus acerca do PERDÃOJESUS nos revela que temos que ultrapassar os limites da nossa realidade, e adentrar na esfera do infinito, se buscamos seguir o seu caminho. Não basta uma simples intensão, mas sim uma entrega total e descomprometida daquilo que possuimos e sentimos. Um valor sem definição, sem base ou alicerce, favorece-nos a verdadeiramente penetrar na realidade de DEUS. Então, REZEMOS da seguinte forma: "Ó DEUS, QUE A VOSSA GRAÇA NÃO NOS ABANDONE, MAS NOS FAÇA DEDICADOS AO VOSSO SERVIÇO E AUMENTE SEMPRE EM NÓS OS VOSSOS DONS. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.
Neste texto encontramos as palavras OFENSA e DÍVIDA. Elas são simbolos que expressam a situação negativa de todo o homem diante de DEUS. Tem-se conhecimento que 100 DENÁRIOS é o salário de 100 DIAS de trabalho. Enquanto, a conta de 10 mil talentos significaria valor superior a escala dos milhões, ou seja, 100 milhões de denários. Busca colocar amplo espaço de contradição. Observa-se que não existe a prerrogativa de não reconhecimento da dívida, mas o pedido prazo (paciência - Eclo. 29,1-13). A esta ação, responde a reação da Compaixão e subsequente PERDÃO. O intuito é que transcorra a multiplicação desta atitude para com os seus, no meio em que vive o devedor. O homem destinatário da imensa misericórida de DEUS (Sl. 86,5) DEVE APRENDER A EXERCER SUA PEQUENA MISERICORDIA COM O PRÓXIMO (Sl. 112; Sb. 12,18-19; Pr. 14,21; Sl. 37,21).REFLEXÃO: Por que será qeu Pedro efetivou este qeustionamento sobre o Perdão à JESUS? Muito se poderia afirmar que existia um desejo que CRISTO confirmasse sobre a existência de um limite no exercício da caridade cristã. Talvez Pedro se conhecendo sabia de sua limitação em efetivar plenamente a caridade para com o outrem. Poderíamos até citar o momento em que ele arranca a orelha de um servo do Sumo Sacerdote! Talvez, quisesse colocar uma meta, para poder ultrapassar e demonstrar aos outros que tinha alcançada seu objetivo! Quem sabe a real essência? É confortador saber quando e onde se pode, com tranquila consciência, ignorar as injunções da caridade cristã. Pois para nós seria muito importante saber quando se ACABA, do que onde COMEÇAM tais obrigações.
Mesmo sendo 'Homens' (fracos e limitados), é nossa OBRIGAÇÃO ser ECO daquilo que DEUS fez em nossas vidas. Ou será que DEUS nada fez por nós??? Ninguém é Homem pelo fato de apenas demonstra as emoções e sentimentos, mas pelo simples fato de poder desenvolver EM SI e transmitir aos outros aquilo que DEUS nos deu, ou seja, o puro AMOR. A Lei do PERDÃO é vinculante, NÃO FACULTATIVA.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com