terça-feira, 12 de abril de 2011

QUANDO TIVERDES ELEVADO O FILHO DO HOMEM, ENTÃO SABEREIS QUE EU SOU (Jo. 8,21-30)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! . "Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor". O Evangelista João dá continuidade ao discurso anterior. Agora, se volta ao RETORNO ao céu, em relação à FÉ e à Salvação. O início do texto prenuncia a morte dos judeus pelos seus próprios pecados, mal interpretada como sentido de uma atitude suicida. Entretanto, a intenção de JESUS é a de colocar que a Salvação está na sua pessoa, e ao se afastar DELE ocasionara a própria morte (pecado), em semelhança de Adão e Eva ao se afastarem de DEUS, promoveram que a morte entrasse no mundo (Gn. ). Posteriormente, vem a grande questão: "... QUEM ÉS TU? ...". A concreta ciência da natureza de CRISTO será revelada no momento da crucificação ("Quando levantardes o Filho do Homem, então SABEREIS que EU SOU ..."). Paralelamente JESUS revela sua Divindade e sua continua dependência do PAI na revelação (Ouvir) e na prática (é do seu agrado). É FILHO, Servo OBEDIENTE em tudo ao PAI. Possamos iniciar a nossa oração pessoal, da seguinte forma: "CONCEDEI-NOS, Ò DEUS, PERSEVERAR NO VOSSO SERVIÇO PARA QUE, EM NOSSOS DIAS, CRESÇA EM NÚMERO E SANTIDADE O POVO QUE VOS SERVE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.



Nesta passagem, ocorre a duplicidade de intenção: "EU VOU" e "EU SOU". A primeira logo remete a PAIXÃO e a GLORIFICAÇÃO (Ez. 3,14; Is. 43,11). Assemelha-se a um discurso de despedida. Primeiro ponto é o impedimento de seguir a JESUS, em relação aos judeus, toma por base o Livro de Ezequiel (cp. 18). Em que o Justo e o Arrependido salvam a vida, enquanto o pecador morre por seu pecado, que neste caso é a INCREDULIDADE. Sobrepõe o momento com NICODEMOS, que contextualiza dois planos. O homem, por si só, é incapaz de passar ao plano celeste, apenas na FÉ (DOM) conquistará tal intenção.
A segunda intenção, direciona-se a sua ESSÊNCIA DIVINA. 'EU SOU' ocupa o lugar de 'ANI YHWH' (AT). Traduz de forma direta que em JESUS DEUS SE FAZ DEFINITIVAMENTE PRESENTE. Fato comprovado na locução final, em que nem sequer na Cruz o PAI abandona o FILHO, que esta cumprindo a vontade do PAI. A morte de CRISTO é EXALTAÇÃO, nunca REJEIÇÃO.
REFLEXÃO: Estamos nos aproximando na GRANDE SEMANA. Percorremos um período de deserto, na busca de nos entendermos perfeitamente, precisamente para  CONHECER MELHOR A DEUS, e desta forma, AMAR O PRÓXIMO. O que no final rendemos nesta QUARESMA?  Se cada momento, palavra, orientação NÃO OBTEVE A PROFUNDIDADE NECESSÁRIA, ou seja, NÃO APROFUNDOU RAÍZES VERDADEIRAS, jamais a Árvore, que somos cada um de nós, poderá realmente desenvolver. Pois o HUMUS para o nosso CRESCIMENTO ESPIRITUAL, possui um NOME, JESUS CRISTO. E no seu retorno, desejar nos experimentar e não encontrar nenhum FRUTO!O que verdadeiramente acontecerá? Estamos na 5ª Semana da QUARESMA, estamos, ainda, no DESERTO! Te digo uma coisa: "... necessário, nos é, CONHECERMOS A NÓS MESMOS, e verdadeiramente, CONHECEREMOS À DEUS ...". Por isto, se CONFESSE, ainda há tempo, fora dado-nos mais algum tempo. diga sempre para DEUS: "EU PRECISO DE TI". Por isto renovo meu pequeno poema de AMOR`a DEUS.
Ò FORMOSURA INFINDÁVEL, GRANDEZ ÚNICA, JUSTO, FIEL, BELO e DIGNO, quão suaves vossas veredas permeadas de frutos do próprio AMOR. Com vosso olhar permeado de doçura e perdão. Coração que palpita de um sentimento inesgotável de AMOR PROFUNDO e SERENO. Nos aguarda, ALEGRE e CONFIANTE, a sua Esposa para a grande semana. Momento que todo o seu sentimento por nós sera DECLAMADO, neste escrito feito em sangue, para nos dizer abertamente: "... TE AMO ...". DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com