quarta-feira, 13 de abril de 2011

SE O FILHO VOS LIBERTAR, SEREIS VERDADEIRAMENTE LIVRES (Jo. 8, 31-42)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! . Hoje a Igreja celebra S. MARTINHO I, Papa e Mártir (655). Nascido em Todi, Itália, Papa em 649, foi um intrépido defensor da FÉ contra os erros dos 'monotelitas', que negavam que CRISTO tinha uma vontade humana e livre, ou seja, negavam sua verdadeira humanidade e possibilidade de merecer, comprometendo o valor e à eficácia da Redenção. Exatamente por defender a sua FÉ, Martinho morreu em exílio na Criméia, por decisão do Imperador de Constantinopla. Por isto pedimos: " S. MARTINHO ROGAI POR NÓS". Desta forma possamos assim orar: "DEUS TODO-PODEROSO, QUE DESTE FORÇAS AO PAPA SÃO MARTINHO PARA ENFRENTAR AS AMEAÇAS E VENCER OS TORMENTOS, DAI-NOS TAMBÉM SUPORTAR AS ADVERSIDADES DESTA VIDA COM INABALÁVEL FORTALEZA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.

"A Vós louvor, honra e Glória eternamente". Continuamos na mesma essência do Evangelista João, em que JESUS declara abertamente 'QUEM ELE É'. Existe neste contexto um duplo TEMA: 1) A Liberdade (interior); 2) A Descendência de Abraão. No primeiro tema, debate-se a condição em que o escravo além de NÃO PERTENCER a Casa, pode ser expulso (Ex. 21,2; Dt. 15,12), e obtêm sua liberdade através de uma emancipação ou de uma herança (Ez. 16,3; Gn. 38,24). O contrário é o FILHO (JESUS), que pertence a casa e nela permanecerá sempre (Isaac), por ser a Verdade, é capaz de libertar de toda a escravidão (Gn. 18,19). No segundo tema, coloca-se de imediato um vale de separação entre o Cristianismo e o Judaismo (Lc. 3,7-9). O filho deve ser semelhante ao Pai, não basta a descedência fisica. Assim como afirmavam ser filhos de Abraão e livres por nascimento (Pr. 10,1; Eclo. 16,1-4). As atitudes de Abraão (Pai) eram a de sempre auxiliar e interceder pelo próximo, já os judeus (filhos) buscam matar o verdadeiro Filho de DEUS!!! (Jo. 5,18; 7,1). No debate observam-se três momentos: a) Os judeus, por serem filhos de Abraão e por nunca terem sido escravos, declaram que não necessitam ser libertos; b) JESUS nega que estes são Filhos de Abraão; c)  Os judeus afirmam ter DEUS como PAI. A resposta de CRISTO, assim consiste: a) Os judeus são ESCRAVOS do pecado, pois tentam matá-lo, porque no seu interior não reside a Palavra do Senhor (não possuem Fé profunda); b) A negação advêm da falta de obras de Abraão e por tentar tirar sua vida; c) CRISTO replica-lhes que se tivessem DEUS como PAI na verdade, deveriam amá-lo, assim como amam o PAI, pois aquele vem deste e irá retornar ao mesmo.
REFLEXÃO: Ser DISCÍPULO de JESUS não basta experimentar algum sentimento de simpatia por ELE e sua doutrina, ou inflamar-se por ELE em alguns momentos particulares, mas ADERIR INTEGRAL e CONTINUAMENTE, de forma que, a sua semelhança, tenhamos impregnados nas nossas atitudes e pensamentos a imagem do PAIMas poderíamos perguntar: COMO REFLETIR ESTA IMAGEM DO PAI?  ADERIR TODA A VERDADE DE DEUS; PROGREDIR SEMPRE NA LUZ de sua PALAVRA e RENUNCIAR AS SEDUÇÕES DO MAL, A VERDADE apregoada por JESUS sempre nos permitirá permancer na Casa do PAI, e é a mesma que lhe permitiu sair e retornar ao PAI. Sendo ELA (VERDADE) que o faz enfrentar os sacrifícios e que o faz FAZER e SER A VONTADE do PRÓPRIO PAI.
Quanto a NÓS, cabe-nos celebrar ativamente a EUCARISTIA, pois sendo Ela a NOSSA VERDADE, poderemos auferir a força necessária de viver conforme o DESEJO de DEUS em nossas vidas!. Todo o discurso de CRISTO nos faz meditar, em que VALE APENAS EXPRESSAR POR PALAVRAS e SLOGANS (... FOI DEUS QUE ME DEU ...; ... PERTENCE A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ..) A FÉ EM JESUS? Estamos terminando nossa QUARESMA. E, pergunto: "Como estamos interiormente? Estamos sentindo alguma mudança em nossa vida? As pessoas puderam ou podem notar alguma mudança?". Ora, sei plenamente que é dificil, mas sempre fiquei a meditar um ditado: "É PELOS FRUTOS QUE SE CONHECE A ÁRVORE!". MEDITEMOS, novamente, neste pequeno poema de AMOR`a DEUS.
Ò FORMOSURA INFINDÁVEL, GRANDEZ ÚNICA, JUSTO, FIEL, BELO e DIGNO, quão suaves vossas veredas permeadas de frutos do próprio AMOR. Com vosso olhar permeado de doçura e perdão. Coração que palpita de um sentimento inesgotável de AMOR PROFUNDO e SERENO. Nos aguarda, ALEGRE e CONFIANTE, a sua Esposa para a grande semana. Momento que todo o seu sentimento por nós sera DECLAMADO, neste escrito feito em sangue, para nos dizer abertamente: "... TE AMO ...". DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com