sexta-feira, 15 de julho de 2011

LIDERANÇA, FATOR DE VIDA ESPIRITUAL

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje a ECLESIA MATER celebra a vida de S. BOA VENTURA. outro Grande Santo, Bispo e Doutor, sendo da ordem franciscana, fora eleito superior, que a organizou com afinco, sendo-lhe outorgado o título de 'segundo fundador e Pai'. Possui uma teologia Agostiniana (já gostei dele) Cristocêntrica. Um Santo bastante contemplativo e místico, disto recebeu o título de DOUTOR SERÁFICO. S. BOAVENTURA, ROGAI POR NÓS! OREMOS: "CONCEDEI-NOS, PAI, TODO-PODEROSO, QUE CELEBRANDO A FESTA DE S. BOAVENTURA, APROVEITEMOS SEUS PRECLAROS ENSINAMENTOS E IMITEMOS SUA ARDENTE CARIDADE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!
Na leitura de hoje, JESUS se apresenta como PARÁCLITUS, vem na defesa dos seus Discípulos, como um BOM PASTOR que recolhe suas ovelhas e as protege dos lobos, fato tão incomum praticado pelos nossos pastores atuais. Exige que a MISERICORDIA esteja acima de qualquer SACRIFÍCIO, e que a JUSTIÇA seja verdadeiramente SALVÍFICA. Neste ponto, coloca em cheque a essência verdadeira de nosso RELACIONAMENTO COM DEUS. O dia (repouso) tem que se originar e ter ação fecunda como um ENCONTRO, ou seja, uma festa, uma alegria, uma presença viva e ativa. Expõe, categoricamente que se somos verdadeiramente CRISTÃOS, e se consagramos nossa vida sinceramente a DEUS e do próximo, NÃO NECESSITAREMOS DA LEI, em si, para sentir a alegria do ENCONTRO com DEUS, qualquer seja o 'dia' (CONTINUA).




Neste artigo declinaremos acerca da temática LIDERANÇA, algo em voga ultimamente. A base será a REGRA DE SÃO BENTO. Norma bem estruturada, e um dos grandes dons deixados para nós por este Santo. Em um dos seus artigos, Bento coloca a necessidade de SABER ESCOLHER quem ficará a frente, e esta era e será uma das minhas maiores lutas. Sabermos escolher os nossos líderes. Para Bento a liderança deve ser pautada em NÃO AFLIGIR OS IRMÃOS, ou seja, NÃO MAGOAR ou FERIR ALGUÉM. Nisto, observando a nossa realidade de Movimento e Igreja, como nos falta uma verdadeira reflexão. Traduz-se no respeito da pessoa, pois nos relacionamos com PESSOAS, jamais com as coisas. Por isto, o tratar deve ser baseado na mesma equinânime, ou seja, devemos perceber que nos relacionamos com PESSOAS, não com coisas ou objetos de posse. A sabedoria dos monges, agrega o pensamento que no íntimo de qualquer pessoa, por ser esta imagem e semelhança de DEUS, sempre possuíra uma BOA SEMENTE plantada em sua interior. Caberá ao LÍDER saber desenterrá-la e fazê-la brotar desta terra. Na regra, Bento exige que todos devem ser RESPEITADOS do jeito que o são. LIDERAR, para o Santo, não significa DIMINUIR ninguém. É uma exigência ao LÍDER possuir uma visão ESPIRITUAL, para poder enxergar o CRISTO em todos os homens. Nisto, já trazemos uma primeira caracteristica de LIDERANÇA: "VISÃO ESPIRITUAL", hoje Dom em falta em muitos que estão à frente. Este fato não é repressor, em que não devo enxergar as falhas do ser humano, mas é o entendimento de NÃO SE FIXAR NELAS. O Líder deve visualizar a boa semente através das fraquezas e dos pontos obscuros do caráter da ovelha. Desta forma, também torno possível ao outro acreditar, também, na semente boa que existe em si mesmo.
Qualquer imagem pessimista da humanidade, perfaz com que a Liderança deseje CONTROLAR todos os seus colaboradores. Disto, neste desejo de controlar, proporcionará uma OPOSIÇÃO concreta destes mesmos colaboradores. Daí, se perde todo o controle de gestão e de ação também. Segundo a Psicologia, quem sempre deseja estar sob controle de tudo e de todos, ou seja, se deseja a tudo controlar, acabará por sair do controle. Se esta for a fonte de Liderança, a criatividade e a fantasia serão prenamente reprimidas, que originarão no déficit da vontade e da alegria no trabalho a ser desempenhado.
Na realidade não se poderia admitir que nenhum comportamento possa minar a auto-estima alheia, sua esperança, sua individualidade e dignidade. Devemos entender que todos são especiais no desenvolvimento de qualquer projeto e podem trazer o sucesso para o empreendimento. Deve-se evitar que alguém seja obrigado a desempenhar qualquer função que ultrapasse seuas próprias expectativas. Portanto, LIDERAR significa MOTIVAR AS PESSOAS. Fica óbvio que o OCUPAR CARGOS NÃO TRAZ QUALQUER SIGNIFICADO DE LIDERANÇA. Segundo S. Bento, liderança significaria levar em consideração as pessoas que estão conosco e incentivá-las, e que devemos ajustar as tarefas às pessoas e não o contrário.
Neste ponto, não estamos dizendo que devemos satisfazer todos os desejos, sendo capaz a liderança o de dizer um 'NÃO' ou chamar alguém a atenção. Mas o centro é a forma de se efetivar tais ações, nunca diminuindo o outro. Sabemos que quem lidera sempre sera confrontado com desejos e reivindicações, que podem ser até irracionais. Não se pode ignorar, mas ter a coragem de falar sobre elas, e conotá-las como negativas e irracionais. é o que denominamos de CONVERSA de ADVERTÊNCIA, em que o seu objetivo é o de MOTIVAR, NUNCA, e apenas, REPREENDER a PESSOA, mas SIM, O SEU COMPORTAMENTO INADEQUADO.
Segundo Bento, a regra mais importante será: "Apresente a verdade ao outro como uma capa que ele possa vestir, não bata com ela em seus ouvidos como se fosse uma toalha molhada". Quem quiser conversar com alguém que trouxe prejuízo, deve primeiro reparar na pessoa, inicialmente. Toda a abordagem do que é descabido e ruim deve ser permeado na dignidade do outrem, devendo ser constituída pela justiça, sem identificações com o próprio desejo. Se o Líder tiver que dizer um 'não', este deve ser pautado pela racionalidade, nunca pela emoção. Portanto, o líder deve ser uma pessoa SENSATA e PONDERADA, pessoas que denotam emoções em todos os níveis devem ser impedidas de ficar a frente de certas situações, pois são despreparadas para a liderança.
ESPERO QUE TENHA AJUDADO O TEOR DESTE ARTIGO PARA UMA PREPARAÇÃO MELHOR DA LIDERNÇA EM NOSSO MOVIMENTO. DEUS VOS ABENÇOE. 

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com