segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DECRETO APOSTOLICAM ACTUOSITATEM (Conclusão)



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS, QUISESTES QUE SÃO JOÃO BATISTA FOSSE O PRECURSOR DO NASCIMENTO E DA MORTE DO VOSSO FILHO; COMO ELE TOMBOU NA LUTA PELA JUSTIÇA E A VERDADE, FAZEI-NOS TAMBÉM LUTAR CORAJOSAMENTE PARA TESTEMUNHAR A VOSSA PALAVRA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
"... Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. (...)". Neste Dia a ECLESIA MATER celebra o 'MARTÍRIO de S. JOÃO BATISTA': "... maior dentre os nascidos de mulher ...". Eis a verdadeira carta de recomendação proferida pelo próprio JESUS acerca deste Santo Homem. Ele que morreu vítima de sua FÉ nos valores de conversão messiânica que havia pregado (pregou o que viveu. Viveu o que pregou!!! COMO FAZ FALTA ESTA ATITUDE HOJE???).  Esta tradição remonta ao Século I, e recorda a dedicação da antiga basílica em honra ao Precursor do MESSIAS, erguida em Sebaste, na Samaria. Sua morte fora por decapitação, devidamente narrada no Evangelho de S. Marcos (6, 17-29). Este grande Profeta, será o último, e em paralelo, podemos escutar sua voz altiva nas palavras de outro grande Profeta do AT, Jeremias (1, 17-19): "(...) Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes TUDO O QUE EU TE MANDAR DIZER: NÃO TENHAS MEDO, se não, EU te farei tremer na presença deles (...)". Será esta uma proclamação ousada e substanciada no SOPRO DIVINO, FOGO ETERNO, O ESPÍRITO DO SENHOR PARA OS JOVENS desta Arquidiocese (João Pessoa): "... EU TE TRANSFORMAREI HOJE, NUMA CIDADE FORTIFICADA, NUMA COLUNA DE FERRO, NUM MURO DE BRONZE ..." (Mt. 25, 13). Estas palavras são direcionadas a todos VOCÊS JOVENS, que se LEVANTEM E PROCLAMEM A VERDADE PELOS QUATRO CANTOS desta Arquidiocese (João Pessoa). Associe-se comigo, neste instante. Ore com fervor esta oração em tua vida, tua missão e vocação de PROFETA/PROFETIZA, clame com força e vigor no ESPÍRITO: "... Ó DEUS, DAI-NOS AQUELA RETIDÃO DOS VOSSOS CAMINHOS QUE S. JOÃO BATISTA, VOZ QUE CLAMA NO DESERTO, ENSINOU E CONFIRMOU COM SEU SANGUE. POR CRISTO, NOSSO SENHOR. AMÉM ..." ASSIM SEJA. Agora, partiremos para concluir o conteúdo sobre o DECRETO "APOSTOLICAM ACTUOSITATEM" (Apostolado dos Leigos). Neste tópico declinaremos acerca dos Campos de Apostolado. CONTINUE LENDO A FORMAÇÃO.




Assim se expressa o conteúdo deste Decreto importantíssimo para nós leigos:


Os leigos exercem seu apostolado múltiplo tanto na Igreja quanto no mundo. Em ambas esferas abrem- se campos diversos de atividades apostólica. Dentre eles queremos lembrar aqui os mais importantes, quais sejam: as comunidades da Igreja, a família, os jovens, o ambiente social e a esfera nacional e internacional. Uma vez, porém, que em nossos dias as mulheres cada vez mais tomam parte ativa em toda a vida da sociedade, é de grande importância sua participação mais ampla também nos vários campos de apostolado da Igreja. ..." (AA 9).
E continua:
“... Todos os agrupamentos de apostolado merecem estima; (...). Entre eles, porém, merece figurar, hoje em dia, sobretudo, as organizações e grupos internacionais de católicos ...” (AA 21).
Mediante este grau de importância elevado, debruça-nos uma urgente e necessária ação para uma ampla e concreta Formação para o Apostolado. Possamos averiguar no texto do Decreto:
“... O apostolado não pode atingir eficácia plena, senão por meio da formação múltipla e integral ...” (AA 28).
A formação para o apostolado supõe certa formação humana integral, sempre colocando de acordo com a capacidade e as condições de cada pessoa. Pois o leigo, conhecendo bem o mundo de seu tempo, deve ser membro de sua sociedade e ajustado à formação cultural dela.
Além da formação espiritual, exige-se sólida instrução na doutrina (teologia, ética,filosófia), tudo em conformidade com as condições de cada grupo social (idade, condição e talento).
“... Para cultivar as boas relações humanas é preciso que se fomentem os valores verdadeiramente humanos, em primeiro lugar a arte de conviver e cooperar como irmãos e a de manter o diálogo ...” (AA 29).
“... Também os grupos ou associações de leigos, quer visem o apostolado, quer outros fins sobrenaturais, de acordo com seu fim e suas modalidades, hão de fomentar com insistência e persistência a formação para o apostolado ..." (AA 30).
"... Os diversos tipos de apostolado ainda reclamam de modo especial formação coerente ...” (AA 31).
Assim observamos o espectro do interesse da Eclesia em orientar a Hierarquia e os leigos a tomar consciência da necessidade de compartilhar a missão de todo o povo de DEUS na Igreja e no mundo e assumir sua responsabilidade na Evangelização da própria Igreja e de todos os povos.
Fica como ponto central a necessidade de conhecer amplamente (ouvir, rezar e estudar) a Palavra Divina, os documentos e orientações da Igreja. em suma, o texto é um chamamento para que possamos conhecer muito mais, para podermos, verdadeiramente, SERVIR MELHOR. Rogando ao ESPÍRITO SANTO, este sopro de força e coragem. Muita ousadia para irmos, em caminho, juntos com a ECLESIA MATER, edificarmos a conclamação do nosso MESTRE e SENHOR: "... IDE PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, ... PREGAI O EVANGELHO ...". Pela intercessão de S. JOÃO BATISTA, possamos ser esta VOZ QUE CLAMA NO DESERTO. Que este texto possa te auxiliar na caminhada. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com