domingo, 28 de agosto de 2011

AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS!!!



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA!!! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "DEUS DO UNIVERSO, FONTE DE TODO O BEM, DERRAMAI EM NOSSOS CORAÇÕES VOSSO AMOR E ESTREITAI OS LAÇOS QUE NOS UNEM CONVOSCO PARA ALIMENTAR EM NÓS O QUE É BOM E GUARDAR COM SOLICITUDE O QUE NOS DESTES. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
"(...) Sois VÓS, ò Senhor, o MEU DEUS! Desde a aurora ansioso vos busco! A minha alma tem sede de VÓS, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água! (...)". São estas a essência de nosso grito de FÉ. Nos Seminários de Vida (particpei de um recentemente ...) inicia-se a caminhada com a Temática do SEMEADOR. Assim como o refrão inicial do salmo responsorial, a semente quando acolhida em uma terra SEDENTA de conhecer e experimentar o AMOR VERDADEIRO, se compraz, na mesma forma que explana o Profeta JEREMIAS (Jr. 20,7): "(...) Seduziste-me, Senhor, e deixei-me SEDUZIR (...)". Sobrevêm, inicialmente, um aspecto de rebeldia, como se estivesse sendo enganado: "... Seduziste-me Senhor ...". Porém,  o que deve-se enfatizar que a AÇÃO PROFÉTICA jamais fora colocada por JESUS como uma VOCAÇÃO à TRANQUILIDADE (escutai Jovens), pois existe uma convicção que tal atitude despreende um sentimento incômodo para quem fala e para quem escuta, ou seja, uma via de mão dupla. Quem realmente se sente e compreende que é o ESCOLHIDO(A), CHAMADO(A), apesar de toda uma situação contrária, sente que a PALAVRA queima-o(a) por dentro, com uma veemência completa, do qual inexiste contenção: "... e deixei-me seduzir, fostes mais forte, tiveste mais poder. ...". Anuncia diretamente a existência de um CAMPO DE BATALHA (VONTADE DE DEUS vs. vontade do mundo). São forças antagônicas, que nunca serão conciliáveis. Ao Profeta resta apenas uma coisa: deixar-se seduzir pelo Senhor. CONTINUA A REFLEXÃO.

Já o Evangelho, nos orienta a um caminho: a da CRUZ (rejeitado por muitos). JESUS busca, em relação aos discípulos, e atualmente, para cada um de nós, iluminar nosso PARADIGMAS, favorecendo a formulação de um novo ponto de vista, em que o SOFRIMENTO, DOR e a MORTE não se contextualizam como escandâlos. mas, contrariamente, são momentos especiais e determinantes para colocar em relevo o profundo valor do ser humano (amadurecimento). Desta forma, produz-se duas concepções de VIDA: A) A que raciocina segundo 'a carne e o sangue'; B) A que enxerga as coisas e acontecimentos com olhos fitos em DEUS.
A primeira concepção, subtende uma espera de salvação no sucesso terreno (ganhar o mundo), e apoiado neste fator organiza sua vida e sentido nesta direção. Já o que seguem a segunda concepção, buscam, incansavelmente, viver na fidelidade da PALAVRA de DEUS e ao seu chamado, mesmo que aos outros denote uma visão de PERDA e/ou FRACASSO. Contextualmente, verbera-se uma palavra de um tom forte e tenebroso: 'satanás'. A essencia desta palavra, que muitas vezes associamos àquela entidade maléovola, neste contexto, situa-se diferentemente ao que poderíamos pensar. O sentido correto da prenunciação: "... vai para longe, satanás ...", não é perjorativo ou desqualitativo. Devemos perceber que no período anterior, o próprio JESUS dignificou a figura petrina, colocando-a como base da IGREJA nascente. Mas qual o significado da expressão de JESUS? Bem, o sentido da palavra satanás é o DIVISOR, SEPARADOR, DESARMÔNICO, DESFRAGMENTADOR, etc. Não o conceitua como aquela figura perfídia que perfez o mal habitar em nosso meio. Mas apenas equaciona de que o fora predito de seus lábios, intenta um pensamento humano individualista e egocênctrico, que contaminará toda a semente lançada nos corações dos discípulos e demais seguidores . É o afastar JESUS da vontade do PAI. É o que se assemelha, atualmente, de muitos pedros que aceitam a PALAVRA de CRISTO e a VONTADE de DEUS, apenas no plano teórico ou na simples afirmação verbal, desmentindo-a, com certa frequência, no testemunho cotidiano de sua vida. Traduzindo-se que a intenção é que JESUS atenda as suas expectativas próprias.
"... afasta-te, satanás ...", toma sentido de que NÃO É JESUS QUE DEVE SEGUIR OS DISCÍPULOS, mas estes é que devem seguir o seu MESTRE, CRISTO NOSSO SENHOR. Querer que JESUS siga a nossa maneira de pensar (humano) é o tornar-se 'satanás' ou inimigo de DEUS. O pensamento de DEUS ´TOMAR A CRUZ', é o de seguir um caminho em que o ganho da vida é o DOAR-SE PLENAMENTE em prol do próximo. Pois JESUS fora o primeiro a APAIXONAR-SE por nossa humanidade e se queremos ser seus discípulos, devemos ter a mesma atitude. TOMAR A CRUZ possui, desta forma, o significado de SOFRER as consequências de ter assumido, com RESPONSABILIDADE, a MISSÃO de JESUS, no serviço e na entrega pela vida. Fica a questão: QUERES SER DISCÍPULO DE JESUS? VÁS E FAZES O MESMO! DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com