terça-feira, 20 de setembro de 2011

APRENDER A CONTEMPLAR (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó PAI, QUE RESUMISTES TODA A LEI NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, FAZEI QUE, OBSERVANDO O VOSSO MANDAMENTO, CONSIGUAMOS CHEGAR UM DIA À VIDA ETERNA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". Hoje meditaremos sobre a CAPACIDADE DE CONTEMPLAR, dom Divino, atualmente inerte em nossas vidas. Que esta formação possa efetivar em nossas vidas uma perfeita conversão, à semelhança dos Discípulos de Emaús.
Mas o que é mais belo no Ser Humano? Como poderíamos contemplar esta beleza? Como saber se ela existe no Homem? O que significa ‘Belo’?
Estas questões deveriam já estar respondidas em nosso íntimo, porém, acho que não estão. Mas ter tanta certeza? Simples vivemos em um mundo caótico, onde a ansiedade e consumismo reinam. Onde devem existir experiências, SIM, de contexto rápido e fugaz. Pense bem, quantas vezes paramos em nós mesmos, e OBSERVAMOS o céu, suas nuvens, o sol, ou olhamos para o mar, observando suas ondas, cores e tudo que lhe contém. Ou ainda, a terra, árvores, pássaros, frutos, etc. Já observamos suas belezas e cores concretas, ou passamos ao seu lado e sequer olhamos tais belezas, ou somos atraídos(as) por outros tipos de ‘Belezas’?
Hoje, para nós, tudo é produzido e está pronto, nada, e também, ninguém, é contemplado, descoberto ou desafiado. Não existe mais a “Capacidade de Contemplar”. Atualmente a nossa juventude padece de um grande mal, onde somos culpados de gerarmos uma gama de jovens que vivem uma vida fácil e editável, pois tudo se encontra prontoOs jovens se cansam rapidamente, de tudo e de todos. Não querem e, pior, sequer desejam, conquistar, descobrir, pensar se torna difícil e cansativo, melhor é ter tudo PRONTINHO (Mcdonald’s).
Mas e daí! Quero saber como contemplar o Belo? Ora, a CONTEMPLAÇÃO é uma CONQUISTA, que necessita de um treinamento CONTÍNUO da sensibilidade. E como alcançar a SENSIBILIDADE? O inicio é o PARAR em si mesmo. Traduzindo é o esvaziar-se completamente, parar o seu próprio tempo, e observar os mínimos detalhes das coisas e pessoas, pois a verdadeira BELEZA está escondida.
Talvez alguém poderia dizer: “Estás louco! O que poderia existir de belo em um muro trincado?” A beleza não está em sua imagem aparente, mas em seu significado. Olhar em profundidade, observar, é analisar a quem o construiu? Qual a sua intenção na sua construção? Qual o pensamento durante a construção? E qual o plano no atual estado deste muro? A situação da rachadura no muro fala-nos de forma inaudível, apenas perceptível àqueles que verdadeiramente silenciam sua própria alma, desta forma se visualiza o AUTOR(A) da própria história. Contemplar o belo significa respirar, sentir o sabor, jamais seria ADMIRAR. Muitos admiram, mas NÃO CONTEMPLAM, pois não possuem TEMPO para isto ou aquilo, desejam tudo, tudo mesmo, PRONTINHO.
Segundo a Psicologia subexiste um fenômeno INCONSCIENTE chamado de ‘PSICOADAPTAÇÃO’, e que está intrinsecamente ligado as vertentes de nossa emoção (prazer de viver, sensibilidade, criatividade, ansiedade), que podem dar sentido positivo ou negativo a nossa vida. Então, o conceito simples da PSICOADAPTAÇÃO é a INCAPACIDADE da emoção humana em sentir PRAZER ou DOR diante de um mesmo estímulo.
No aspecto positivo, é um fenômeno que se gera novas descobertas, criações e experimentos, é o que se pode falar de ‘Explosão criativa’. É o que estimula cientistas, artistas, escritores a perfazerem seus achados, obras e experimentos através de uma ansiedade vital, inconsciente e positiva que os impulsionaram a curiosidade, criatividade e a procura do novo.
Já no lado negativo, pode este fenômeno gerar uma reação de insensibilidade e de inocorrência de culpa, perfazendo com que em determinados locais violentos se perde a capacidade de se colocar no lugar do próximo, que promove o ciclo da violência. Este aspecto é extremamente visível nas áreas da política, trabalho e da intelectualidade, que geram, tão somente, um ativismo desenfreado. Onde o excesso de estímulos estressantes gerou na emoção um terreno árido.
Desta forma, temos a capacidade de observar o entardecer, as estrelas, o aroma do mar, a pessoa do seu lado, ou estamos sempre OCUPADOS(AS)? DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com