quarta-feira, 5 de outubro de 2011

QUAL O PREÇO DE UMA LIDERANÇA?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje debruçaremos sobre a temática LIDERANÇA, no contexto acerca de que sabemos "QUAL É O PREÇO DE UMA LIDERANÇA?". Imaginemos uma corrida composta por muitos competidores, de várias estaturas e formas, compostas de uniformes de cores brilhantes e diferentes. Mas em QUAL O PÚBLICA RETERÁ SUA VISÃO? A resposta será direta. QUEM ESTIVER A FRENTE! Com base neste fator o preço de qualquer Liderança sempre será a "CRÍTICA". Existem pessoas que não são dadas a qualque rtipo de crítica, porque mantêm uma expectativa não correspondente a sua realidade. Jamais alguém estará apto a receber elogios, se não souber receber as críticas. Em qualquer situação que se esteja o correto será APRENDER A LIDAR COM A CRÍTICA, ou seja, deve-se parar, em vez de agitar-se emocionalmente, recepcionar o conteúdo, analisar os pontos positivos e negativos. Descartar estes e desenvolver aqueles. Na verdade uma crítica, mediante o ponto de reflexão ou visão, pode se tornar uma GRANDE OPORTUNIDADE de virada na vida. CONTINUA A FORMAÇÃO SOBRE LIDERANÇA
Algumas pessoas possuem tanta dificuldade de receber críticas, que como resposta, se cercam apenas de pessoas que possuam pensamentos semelhantes ao seu, NÃO QUEREM DESENVOLVIMENTO DE IDÉIAS, mas apenas a CONFIRMAÇÃO DAS SUAS. Já que toda a Lideranaç necessita lidar com a  NEGATIVIDADE e as CRÍTICAS, será importantíssimo aprender lidar com tais situações de modo construtivo. Já dizia o filósofo Aristóteles: "... A crítica é algo que você evita com facilidade; É SÓ NÃO FALAR NADA, NÃO FAZER NADA e NÃO SER NADA ...". Desta forma o filósofo já nos dá orientações de como proceder em relação a qualquer crítica percebida. Em primeiro lugar, será NECESSÁRIO ELABORAR UM CONHECIMENTO PESSOAL REALISTA, constituído de um levantamento acerca das qualidades positivas e negativas individuais, para proporcionar a construção de uma verdadeira base sólida. Disto, compreendemos o que dizia Sto AGOSTINHO: "... prefiro as críticas de meus inimigos, que me conduzem ao céu, do que as palavras enganadoras dos bajuladores, que me direcionam ao inferno ...", forte e profundo, mais inteiramente verdadeiro. Esta elaboração necessária irá auxiliar na identificação se a crítica é direcionada ao desempenho de função ou possui um tom pessoal. Em verdade fica um pressuposto: "O que MAIS PRECISO OUVIR é o que MENOS DESEJO ESCUTAR".
O passo seguinte a elaboração, será a MUDANÇA. Este aspecto ou ação representa uma característica primordial para a Liderança, que é a RESPONSABILIDADE DE AGIR. Se consigo efetivar uma análise honesta e humilde dos conteúdos dirigidos a minha pessoa, sempre terei condições de empreender mudanças positivas na vida. Para facilitar a a real percepção de uma crítica, perfaça o QUESTIONAMENTO 'QCQ': QUEM - COMO - QUAL. Poder-se-ia traduzir da seguinte forma: O DESENVOLVIMENTO DE MINHA LIDERANÇA DEPENDERÁ DE MINHA ATITUDE. Pessoas adstritas de comportamentos positivos sempre recusaram a assumir quaisquer RESPONSABILIDADES pela contribuição no problema, ao analisarem uma crítica. E mais, ainda, criam condições terríveis para as pessoas que partilham da mesma missão. É básico entender que somente acontecerá uma verdadeira mudança quando subsistir uma abertura para um aprimoramento pessoal.
O passo seguinte será a ACEITAÇÃO PRÓPRIA. Isto reflete um amadurecimento sócio-psíquico e espiritual também. Disse certa vez Jonas Salk (Vacina Salk - poliomielite): "... Primeiro, as pessoas lhe dirão que você está errado. Depois, dirão que você está certo, mas que suas realizações não são tão importantes assim. No final, admitirão que você está certo e o que fez é importante, mas que elas já sabiam disso todo o tempo ...". Portanto, o passo seguinte é o AUTO-CONHECIMENTO, ou seja, ACEITE-SE COMO VOCÊ É MESMO.
Medite sobre este aspecto: "... A coisa mais ácil de SER neste mundo É VOCÊ MESMO. A coisa mais difícil de SER neste mundo É AQUILO QUE OS OUTROS QUEREM QUE VOCÊ SEJA ..." (Leo Buscaglia). Possamos ir mais além: "... O paradoxo curioso é que, quando me aceito assim como sou, então POSSO MUDAR ..." (Psicologo Carl Rogers). Tais pensamentos nos direcionam para o fato que quanto mais nos aceitamos, mas firme e notório A nossa MATURIDADE. Se nos preocupamos com o que os outros pensam a nosso respeito, demonstramos DAR MAIS VALOR as opiniões alheias.
Por fim o último passo: ESQUEÇA DE VOCÊ, CONCENTRE-SE NO PRÓXIMO. Quando temos uma MATURIDADE firmada (sabemos quem somos) e nos concentramos no próximo, sempre originamos RELACIONAMENTOS POSITIVOS, que geram cada vez mais, outros realcionamentos no mesmo nível. Tal fato é tão concreto, que uma LIDERANÇA VERDADEIRA NUNCA PRECISARÁ SE DEFENDER, pois sempre existirão pessoas que promoveram sua defesa. Por fim, colocmos um provérbio chinês para meditar: "... Abençoados são aqueles que podem rir de si. A esses nunca faltará diversão ...". REFLITA PROFUNDAMENTE SOBRE TUA LIDERANÇA. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com