quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. 1º - conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade com o tema GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica). Colocaremos em pauta o entendimento acerca dos MINISTÉRIOS do Grupo de Oração (Pregação, Intercessão, Artes, Formação, Cura, etc.). O conceito basilar desta nomenclatura será SERVIÇO, sendo que de forma específica. É a forma de exercitar o nosso apostolado (crescer e amadrucer, dar fruto) do qual podemos e devemos nos desenvolver, afim de descobrir nossa real vocação e missão. Portanto, torna-se um bom trabalho para servir à comunidade cristã. Pelas palavras paulinas, começamos a entender o sentido dos Ministérios, que será estar submisso a JESUS e dentro de um contexto Eclesial: "... Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor ..." (1ª Cor. 12, 5; Ef. 4, 11-16). As suas constituições deverão acontecer mediante a NECESSIDADE e a REALIDADE do Grupo em questão. E como em tudo no Grupo de Oração, seus constituintes devem ser ESCOLHIDOS a partir da ORAÇÃO, e na constatação da ocorrência dos Dons respectivos a cada Ministério: "... Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade ..." (Rm 12, 6-8). CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!


"... A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas ..." (1ª Cor. 12, 7-10). Toda a constituição dos Ministérios deve ser efetivada com pessoas que tenham a ciência acerca da IDENTIDADE do MOVIMENTO RCC. Bem como já tenha tido alguma experiência dos Carismas e sejam disponíveis.
Como sabemos, cada ministério é sustentado por um carisma específico, e os seus ministros exercem seu serviço participando do ministério de Jesus. Portanto, ministério é um serviço prestado à comunidade com a capacitação dos carismas. "... Ministério é, antes de tudo, um carisma, ou seja, um dom do Alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades, serviços e ministérios em ordem à salvação ...".( CNBB, Missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas, n. 84).
Os Cristãos, por intermédio do nosso Batismo sacramental, recebemos os Carismas do ESPÍRITO SANTO, que serão constatados a medida das necessidades existentes. Mas no Ministério específico, apenas o Carisma para o Ministério correspondente será mais acentuado. Porém, fique claro que nenhum carisma existe ou pode ser exercido isoladamente. Como somos convocados e capacitados pelo Senhor, de Dons, talentos e aptidões específicas para o Ministério: "... Mas, só pode ser considerado ministério o carisma que, na comunidade e em vista da missão na Igreja e no mundo, assume a forma de serviço bem determinado ...". (Ibid. n. 85). Que fique-nos bem discernido que toda a autoridade advinda do ministro vem da autoridade de JESUS. Por isto, não se deve comparar tal chamado como uma simples delegação de poder, mas da própria missão de CRISTO (Jo. 15, 16). Entenda-se que devemos tomar ciência de que toda boa obra sempre será realizada por DEUS, pois somos e seremos sempre 'servos inúteis' (Lc. 17, 10). Então, um servo olha não para as obras de suas mãos, mas para seu Autor (DEUS).
Ora, a forma de comunicação da força de DEUS para om o ministro será o ESPÍRITO SANTO. Será ELE que comunica a força e  a capacitação para agir na comunidade (At. 2, 1-13); com os diáconos (At. 6, 1-7); e Paulo, após a imposição das mãos de Ananias (At. 9, 10-30).
Bem, desta forma, concluimos acerca do NÚCLEO do Grupo de Oração. em outro texto iniciaremos a segunda etapa do GO, que será a REUNIÃO dE ORAÇÃO. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com