segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. VI - 1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! Novamente, dar-nos continuidade nos trabalhos de Evangelização, cuja base será o teor do Documento de APARECIDA. Iniciaremos o 6º Capítulo: "O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS". Este primeiro artigo deste Capítulo, é fundamental para o MOVIMENTO ECLESIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, no seu conteúdo, amplamente instrutivo, nos direciona sobre a importância da FORMAÇÃO para aqueles que são chamados ao aspecto Missionário, e deste modo, ser-nos-á produtivo abeirarmos em seu conteúdo com um fiel cuidado pedagógico. Iniciando o conteúdo deste capítulo importantíssimo, obervamos que uam autêntica proposta de encontro com JESUS deve ser estabelecida sobre um sólido fundamento da TRINDADE-AMOR. Desta forma, vislumbra-ae que a EXPERIÊNCIA BATISMAL é o ponto inicial de toda a nossa espiritualidade. O que observamos nesta experiência é a demonstraçaõ de um AMOR, de caráter de ESVAZIAMENTO RADICAL (KENÓSIS - Fl. 2,8). O discípulo (sujeito novo) é assim cosntituído: "... Não se começa a ser Cristão por uma decisão ética ... mas através de um encontro ... com uma pessoa ... encontro de FÉ com a pessoa de JESUS ..." (Jo. 1,35-39). Portanto, o Cristianismo consiste em RECONHECER A PRESENÇA DE JESUS CRISTO e SEGUÍ-LO. Questiona-se: MESTRE AONDE VIVES? (Jo. 1,38). Seria o perguntar onde TE encontramos para "abrir um autêntico processo de CONVERSÃO, COMUNHÃO e SOLIDARIEDADE?" (Exortação Apostólica 'Eclesia in America', n.º 8). CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Quais serão os lugares, as pessoas, dons que nos falam do Senhor JESUS, que nos impulsionam e nos configura como discípulos e Missionários teus? O verdadeiro encontro com CRISTO sempre será efetivado através do ESPÍRITO SANTO, realizada na FÉ recebida e vivida na Igreja (SAGRADA ESCRITURA e TRADIÇÃO). É fundamental reeducar o povo na meditação da PALAVRA. Se torna um desejo único do Discípulo de JESUS alimentar-se do PÃO da PALAVRA, por isto a necessidade de uma estruturada 'Pastoral Bíblica', escola de interpretação ou conhecimento da Palavra. Desta forma, EXIGE-SE dos Bispos e demais componenentes da Hierarquia da Igreja, e muito mais dos leigos, uma MAIOR APROXIMAÇÃO da PALAVRA de DEUS, não apenas de cunho intelectual ou instrumental, mas de cunho ESPIRITUAL. Eis a importância da 'LECTIO DIVINA', pois uma leitura orante perfeita nos conduz sempre no caminho de JESUS. Constituída de suas fases singulares (leitrua, meditação, oração e contemplação) sempre nos favorecerá um real encontro com o Mestre.
Outro perfeito local, a EUCARISTIA. Será nela que conecta as áreas da VOCAÇÃO CRISTÃ: CRER, CELEBRAR e o VIVER o MISTÉRIO de JESUS CRISTO. Será na EUCARISTIA que se vive, realmente, a centralidade do MISTÉRIO de JESUS. Sendo a EUCARISTIA fonte inesgotável da VOCAÇÃO CRISTÃ, é fonte inextinguível do impulso Missionário, pela ação profunda do ESPÍRITO SANTO, que fortalece a IDENTIDADE e desperta a vontade decidida de ANUNCIAR. Para ser um verdadeiro Discípulo Missionário deve, frequentemente, participar, de forma ativa e viva, da celebração Eucarística. fica a improtância da elaboração de uma 'Pastoral do Domingo'.
Outro local de encontro com o Senhor visualiza-se no SACRAMENTO da RECONCILIAÇÃO. encontro do pecador com DEUS, que se compadece e concede a este o Dom do Perdão misericordioso, em que se sente que o AMOR é maior do que o pecado.
Outro momento será a ORAÇÃO PESSOAL e COMUNITÁRIA. Bem como, de modo esepcial, o encontro com JESUS, se pode através dos pobres, aflitos e enfermos (Mt. 25,37-40), que exigem de nós um compromisso e nos concede um testemunho de FÉ, paciência e cosntatne luta.
Também poder-nos-ia dizer, que encontramos CRISTO nas piedades populares, mas sempre como ponto de partida para um AMADURECIMENTO e fecundidade, não é o sentido em si própria, mas como aliada, nunca como fonte. Desta forma deve ser desenvolvida e aprimorada, e direcionada ao que realmente alavanca a FÉ.
E como forma única, vislumbramos em MARIA, a realização do viver TRINITÁRIO, por sua FÉ e OBEDIÊNCIA (Lc. 1,45). É a DISCÍPULA PERFEITA. Interlocutora do PAI no seu projeto. É o primeiro membro da Comunidade a ser gerada e constante colaboradora no renascimento espiritual dos Apostólos. Mulher LIVRE e FORTE, orientada ao seguimento de JESUS, vivendo como PEREGRINA da FÉ e como MÃE de CRISTO e depois dos Discípulos. Disto visualizamos o teor de sua ampla MISSÃO na HISTÓRIA da SALVAÇÃO, concebendo, educando e acompanhando seu FILHO, e perseverando junto aos Apostólos. Cooperou com o Nascimento da Igreja Missionária, na figura de MÃE, fortalecendo os vinculos fraternos e estimulando a reconciliação e o perdão, ajudando na experiência de FAMÍLIA, ou seja, a IGREJA-FAMÍLIA é gerada ao redor de uma MÃE, MARIA artífice de COMUNHÃO. NOSSA MÃE é missionária, continuadora da missão de seu FILHO JESUS, e formadora de missionários também: "... MARIA SANTÍSSIMA ... É PARA NÓS ESCOLA DE FÉ ..." (Papa Bento XVI). MARIA ajuda a manter vivas as atitudes de ATENÇÃO, SERVIÇO, ENTREGA e de GRATUIDADE. Indica a pedagogia para que os pobres 'sintam-se em casa'. Cria COMUNHÃO e EDUCA para um estilo de vida COMPARTILHADA e SOLIDÁRIA. ELA nos ensina o primado da ESCUTA DA PALAVRA, pois se mostra como SEDE PERENE desta PALAVRA. Em suma, os pensamentos de MARIA estão sempre em sintonia com os pensamentos de DEUS. Que sejemos assim também. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE;

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com