quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

VOCÊ E AS ESCOLHAS DA VIDA!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Sobre LIDERANÇA pronucniou-se o Teologo inglês Liddon: "O que fazemos em determinadas situações importantes, provavelmente, dependerá do que já somos, e o que somos será resultado de anos anteriores de autodisciplina" (O LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA, MAXWELL, John C.). A escolha é algo fundamental em nosso desenvolvimento, está intimamente agregada a 'VONTADE'. Portanto, cada caminho estruturado, fora precedido por um ATO de ESCOLHA, e disto observa-se que esta decisão é o que DETERMINA QUEM VOCÊ É. Então, a AÇÃO de ESCOLHER sempre nos remeterá a acertos ou a erros, mas sempre nos definirão como pessoas. Disto retiramos a certeza de que NEM SEMPRE CONSEGUIMOS O QUE QUEREMOS, MAS SEMPRE CONSEGUIREMOS O QUE ESCOLHEMOS (O LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA, MAXWELL, John C.). Portanto, de forma concreta e realista as ESCOLHAS NOS DEFINEM como pessoa humana, sendo o caminho real de conhecer uma pessoa, bastando, apenas, verificarmos o teor de suas escolhas, pois elas próprias produzem impactos, no ser individual, como no coletivo (família, amigos, colegas de trabalho, etc.).


Analisando a Liderança em si mesma, podemos definí-la como COMPLEXA. Pois se pudessemos comparará-la com algo, utilizariamos a figura de uma estrada. Então, poderemos entender que quando construídas, as estradas demonstram suas qualidades e eficácia. Porém, a razão de sua existência sempre estará no momento de elaboração e construção. As decisões que foram tomadas é que darão a perfomace de sua transformação. (escolhas do percurso; qualidade do material; forma de preparação). Enfim, todas elas a definirão como BOA ou MÁ; SEGURA ou INSEGURA, assim por diante. Ora, na vida sempre existirão ESCOLHAS (ESPECÍFICAS ou GENÉRICAS; complexas ou simples; multplicas escolhas ou diretas). O que devemos perceber que não é importante a sua constituição. Mas sim, como entenderremos e aceitaremos as trasformações decorrentes destas Escolhas. Na verdade, as Escolhas sempre efetivarão, na vida, TRANSFORMAÇÕES, mas será a forma de como agregaremos em nossas vidas é o que é mais importante. Será a forma como nos responsabilizamos acerca destas transformações que acabarão nos definindo como pessoas.
Desta forma, as escolhas serão sempre mais eficientes, se desenvolvermos em nós, um processo CONTINUO de estabelecer objetivos elevados em nossas vidas. Seria a capacidade de buscar sempre fazer 'O MELHOR', e reavaliar se o que fora feito poderia ter sido desenvolvido de forma ainda mais eficiente. A pior condição de Liderança será a ACOMODAÇÃO. Achar o que foi produzido está 'BOM'. O ditame correto de uma Liderança será o questinamento diário: "SERÁ QUE PODERIA SER MELHOR?". Ou melhor, é o NÃO SE SATISFAZER COM OS NÍVEIS DE DESEMPENHO (cobrar-se mesmo). Assim definia PAT RILEY (Treinador NBA): "... A EXCELÊNCIA É O RESULTADO GRADUAL DO ESFORÇO CONTÍNUO POR BUSCAR O MELHOR ...". Imaginemos um exemplo, ZICO, um dos grandes ídolos do Clube de Regatas Flamengo. conhecido como exímio cobrador de faltas, em que todos que presenciaram seus jogos poderiam atestar tal fato. Mas para alcançar tal status, este jogador não se acostumava a fazer o comum dos demais. Para melhorar seu desempenho, ficava após o treino comum dos jogadores, e ficava batendo faltas, dos diversos locais possíveis, sempre buscando melhorar, se desenvolver. Desta forma, transformou-se no ídolo do clube, no grande jogador capaz de dar a vitória ao time cobrando faltas próximos a área adversária. Em suma, fica-nos a lição de que NÃO DEVEMOS PROCURAR SER MELHOR DOS QUE OS OUTROS. MAS DEVEMOS SER O MELHOR QUE PUDER SER.
Esta busca da excelência, de forma habitual, poderá desenvolver desconfortos em nosso meio (rivalidades, ciúmes, etc.). Mas firme em seu pensamento: "NÃO VIVEMOS NESTE MUNDO PARA AGRADAR AS PESSOAS, MAS PARA DESENVOLVÊ-LAS". É comum desanimarmos quando efetivamos escolhas que não agradam as pessoas com quem gostamos de conviver e trabalhar, e com isto, as ações providenciais param, se tornam ineficazes, e todo o projeto deixa de existir. Com isto, vem o peso na consciência, e acabamos disparando em todas as direções, buscando sempre 'CULPADOS'. Quando na verdade, o maior de todos os 'CULPADOS' fomos NÓS, que não agimos. Saiba, na verdade, as pessoas, as vezes, QUEREM O QUE NÃO NECESSITAM, E PRECISAM DO QUE NÃO QUEREM. Caberá a NÓS, verdadeiros LÍDERES, mostrar-lhes esta VERDADE ínfima (Impopularidade). Caberá ao Líder AJUDAR as pessoas muito mais do que AGRADÁ-LAS. Sempre existirá DESCONTENTAMENTO quando um Líder defender a missão, muito mais do que os desejos dos que nos rodeiam. Pior, quando dermos mais atenção a unse promovê-los, quando demonstram maior atividade ou desempenho, do que aos outros, íntimos nossos, mas que não coadunam com as idéias da missão. Ou ainda, quando colocarmos as pessoas para sair de sua 'ZONA DE CONFORTO', e pedir-lhes para que SACRIFIQUEM suas vidas em prol da equipe. Muitas situações desagradáveis acontecerão sempre quando se colocar os valores gerais, em detrimento dos pessoais, e, muito, muito mais, quando TOMARMOS DECISÕES com as quais as PESSOAS DISCORDAM.
Em suma, MINHAS ESCOLHAS SEMPRE PODERÃO AJUDAR PESSOAS, MAS, FREQUENTEMENTE, AS FARÃO INFELIZES. Mas lembre-se: "ISTO É FAZER O CERTO". Não é o que pensamos ou achamos, mas a PURA VERDADE.
Para finalizar, gostaria de enfatizar a figura de um Santo: 'SANTO EXPEDITO'. Sua figura é estimuladora, vestido como guerreiro, nos coloca na posição de batalha continua. Ao seus pés existe um corvo segurando uma peça escrita "KRAUS" (AMANHÃ) e em suas mãos, uma CRUZ e nela inscrita "HODIE" (HOJE). Esta grande figura nos remete que perdemos TEMPO PRECIOSO reciclando arrependimentos, direcionando o que há de melhor em nós naquilo que poderia ou deveria ter acontecido. O tempo pertence a DEUS, nós não o controlamos. Portanto, a melhor atitude de um LÍDER é efetivar todos os esforços para o presente, ou como diria Santo EXPEDITO: 'HOJE'. Os erros do passado serão sempre bons ensinamentos, quando sairmos de nós e efetivamos todo o processo novamente. Se for para rememorizar, se tornão um grande FARDO. VIVA O PRESENTE. Como um físico ou matemático, tenha a coragem de apagar da louça de sua vida as FÓRMULAS ERRADAS e comece a ESCREVÊ-LAS NOVAMENTE. Pois, 'NOVOS COMEÇOS SERÃO POSSÍVEIS DE POIS DE VELHOS FINAIS'. REFLITA. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com